Cuidados com a coluna

5 hábitos comuns que prejudicam a sua coluna vertebral

Existem hábitos bastante comuns que a maioria das pessoas não faz ideia que sejam perigosos para a sua coluna, afirma o ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho.

25/07/2023 às 20h55, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Dores na coluna
Foto: Arpit/Pixabay

A coluna vertebral é uma estrutura fundamental para o nosso corpo, sendo responsável por fornecer suporte e proteção à medula espinhal, por isso, mantê-la saudável é essencial, no entanto, muitos hábitos comuns do dia a dia podem comprometer a saúde da sua coluna e levar a diversos problemas.

De acordo com o médico Luiz Felipe Carvalho, manter uma má postura sentado é algo que todos têm consciência de que faz mal à saúde da coluna, mas existem outros hábitos que muitos acreditam serem inofensivos e, por isso, continua fazendo, o que é muito mais perigoso.

Dores na coluna
Foto: Divulgação

5 hábitos comuns que podem prejudicar a sua coluna vertebral:

1. Dirigir por longos períodos: “Permanecer sentado em uma posição estática com uma aparelho motor causando trepidação por um tempo prolongado pode exercer pressão excessiva sobre os discos intervertebrais e causar dores nas costas, para minimizar esse problema, faça pausas regulares durante viagens longas, estique-se e faça alguns exercícios de alongamento” Explica Dr. Luiz Felipe.

2. Uso excessivo de salto alto: O uso frequente de sapatos de salto alto pode alterar a curvatura natural da coluna, colocando pressão adicional sobre as articulações e os discos, dê sempre preferência a sapatos mais confortáveis e com saltos mais baixos para reduzir o impacto na coluna” principalmente pensando a longo prazo, pois muitas vezes o impacto não se dará imediatamente, mas sim ao longo do tempo” Indica.

3. Bolsas e mochilas pesadas: “Carregar bolsas ou mochilas pesadas em um ombro só pode causar desequilíbrio e tensão nos músculos das costas. Opte por distribuir o peso igualmente entre os dois ombros ou utilize mochilas com alças largas e acolchoadas para melhor suporte, ou mais inteligente ainda é carregar a mochila sobre rodas sem pressão para a coluna”.

4. Dormir na rede: “Embora seja relaxante, dormir em uma rede pode levar a uma postura inadequada da coluna durante o sono, causando desconforto e dores nas costas, está longe de ser proibido, mas deve ser um hábito a se ter moderação, especialmente para pessoas com condições anteriores” Explica Dr. Luiz Felipe.

5. Mau uso do celular: Passar longos períodos curvado sobre o celular ou tablet pode resultar em má postura e sobrecarga na coluna cervical em especial para crianças e adolescentes, mantenha a tela do dispositivo ao nível dos olhos e faça pausas frequentes para alongar o pescoço e as costas”.

BÔNUS: Cruzar as pernas: Cruzar as pernas é um hábito absolutamente natural para muitos, mas se mantido por longos períodos pode afetar o alinhamento da coluna, causando tensão e desequilíbrio muscular, por isso, evite essa posição e procure manter os pés apoiados no chão ou em um suporte adequado para manter a postura correta” Afirmar Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Dores na coluna
Foto: Divulgação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade