Feira de Santana

Veterinário orienta como proteger seu pet do barulho dos fogos e evitar acidentes

Por serem uma população mais numerosa, os cães acabam sendo os mais afetados pelo barulho dos fogos.

24/06/2023 às 14h40, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Secom

Durante os festejos juninos, a queima de fogos de artifícios está entre as tradições mais esperadas por pessoas de todas as idades. A diversão, no entanto, pode trazer diversos riscos para os animais de estimação, sobretudo os cães.

De acordo com o médico veterinário Tiago Zatti Nunes, em entrevista ao Acorda Cidade, por terem um ouvido sensível, o barulho dos fogos assusta os cães, e a reação dos pets muitas vezes elevam o risco de acidentes ou problemas graves de saúde.

Veterinário
Foto: Arquivo Pessoal

“Na época junina é bem cultural no Nordeste a questão dos fogos, que além da beleza tem o barulho, que é uma coisa que incomoda muito nossos pets, pois têm uma audição muito sensível e eles não entendem que aquilo é uma diversão. Então eles têm uma resposta de medo, com tremores, pulos, e a gente pede muita atenção aos tutores neste momento para deixá-los em um ambiente mais calmo, mais tranquilo, para tentar minimizar esses desesperos com esse barulho, esses sustos”, orientou o especialista.

O profissional ressaltou que os ‘pais de pets’ também devem ter alguns cuidados com relação aos cães mais ‘destemidos’, os quais avançam para abocanhar os fogos.

“Por outro lado, existem pets que são mais destemidos e ao verem aquele barulho vão para cima. Então a gente vê acidentes muitas vezes de animais que pegam bombas que explodem na boca e têm que vir fazer a cirurgia reconstrutiva quando dá, e quando não dá correm até risco de ir a óbito, pelo fato de não entenderem que aquilo representam riscos para eles, partirem para cima e acabar abocanhando aqueles fogos”, destacou.

Por serem uma população mais numerosa, os cães acabam sendo os mais afetados pelo barulho dos fogos.

“A gente vê acidentes com animais que pulam de uma janela, pois se assustam, animais que vão para baixo de móveis ou pulam de cima de uma cama e machucam as patas. Tudo isso é uma resposta muito rápida, que ele não prevê o risco e acabam causando acidentes. Isso acontece tanto em junho como no período do Ano Novo, que também tem muitos fogos. Há um tempo peguei um animal que abocanhou uma bomba e esfacelou toda a mandíbula, e a gente teve que fazer a correção, infelizmente o cão ficou com a anatomia modificada, pois perdeu uma parte do queixo, e teve toda uma dificuldade para se alimentar depois, fora a estética que fica bem estranha”, relatou o médico Tiago Zatti.

Veterinário
Foto: Arquivo Pessoal

Para prevenir situações adversas envolvendo os cães neste período do ano, o médico veterinário deu algumas orientações.

“O que a gente pode falar de prevenção é que se vai ter fogos, deixa o animal em um quarto que não dê para ele pular e não se acidentar. Se puder, coloca um tampão feito com uma bolinha de algodão dentro do ouvido para abafar o barulho. Quando você vê o animal com muito medo, a resposta do tutor é ir lá, pegar e abraçar ele, então o cão vai entender que está tendo um conforto e dá a impressão de que ele realmente precisa de um cuidado se ouvir um barulho, o que acaba aumentando o medo. Muitas vezes a gente acaba positivando o medo, por querer acalentar. Evitar também os alimentos, e no primeiro sintoma trazer ao veterinário”, informou.

O profissional salientou ainda que devido ao medo trazido pelo barulho dos fogos, os cães podem sofrer alterações neurológicas e até a morte.

“Devido ao medo, muitos animais têm alteração respiratória, infarto, distúrbios como crises de convulsão, elevação da temperatura e até algum quadro de síncope, desmaios, entre outras situações”, destacou.

Comidas típicas

Outra situação que traz riscos à saúde canina são os alimentos típicos da mesa de São João, que muitas vezes são ofertados aos pets por falta de entendimento ou eles comem por acidente.

“Os alimentos típicos dessa época, que o animalzinho pode comer por engano, como amendoim, bolo, canjica, mugunzá, podem levar às vezes a alguma infecção intestinal por eles não terem o costume de comer esses alimentos, que são gordurosos. Todos esses alimentos que têm muita manteiga, óleo, que contém muita gordura podem levar ao risco de desordens intestinais, e os animais podem precisar ficar internados, tomarem soro, antibiótico e causar preocupações no tutor. O bichinho também tem o estresse, pois precisam ficar no acompanhamento por causa do vômito e da diarreia”, alertou Tiago Zatti.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

eventos-camaforro

São João

São João de Camaçari: prefeitura divulga programação para o Camaforró 2024

A grade completa, com demais artistas confirmados, que irão se apresentar no palco principal, por dia, já pode ser conferida....

26/04/2024 às 07h21

Festas juninas

Bahia

Nota técnica conjunta do MP e Tribunais de Contas orienta sobre contratações nos festejos juninos

O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia e pelos presidentes do TCE, Marcus Presídio e TCM, Francisco...

16/04/2024 às 23h16

Lançamento do São João de Santo Estevão ft Ney Silva acorda

São João na Bahia

São João de Santo Estevão é lançado; Calcinha Preta, Mastruz com Leite e Flávio José são algumas atrações 

O São João de Santo Estevão, com a Vila Junina, vai ocorrer nos dias 20 a 24 de junho e...

12/04/2024 às 22h38

Xand, maiara e maraisa e safadão

Confira a programação

Programação do São João de Santo Antônio de Jesus 2024 tem Xand Avião, Safadão, Maiara e Maraisa e outras grande atrações

Leo Santana, Calcinha Preta, Flávio José, Dorgival Dantas,Toque Dez, Estakazero, Cavaleiros do Forró também estão entre as atrações.

11/04/2024 às 16h02

João gomes

São João da Bahia

Divulgada programação completa do São João de Cruz das Almas 2024

As atrações confirmadas incluem Wesley Safadão, Mari Fernandez, João Gomes, Solange Almeida, Flávio José e muito mais. Confira:

22/03/2024 às 15h45

Festival de Forró

Riachão do Jacuípe

Dorgival, Falamansa, Adelmario Coelho e Del Feliz são algumas das atrações do II Festival de Forró

Mais de 25 atrações nacionais e regionais, foram divulgadas, durante a Coletiva de Imprensa.

01/03/2024 às 15h12

image

Rádio acorda cidade