Feira de Santana

Samu completa 11 anos de implantação nesta terça-feira

De acordo com a coordenadora, atualmente 173 profissionais atuam no Samu

29/09/2015 às 14h46, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) comemorou na manhã de hoje (29) 11 anos de implantação em Feira de Santana. A coordenadora do órgão, Maisa Macedo, afirmou que o serviço tem muito que comemorar, pelo período de lutas, de conquistas e sucesso.

“Quando a gente trabalha salvando vidas e transformando a vida das pessoas, isso é muito importante. Você pegar uma pessoa e tirá-la de uma parada cardíaca transforma aquele indivíduo e a sua família. Então nós temos sim o que comemorar e agradecer por estamos aqui sendo esse ponto de luz em Feira de Santana”, afirmou Maisa Macedo.

Ela destacou que o trabalho na rua só faz aquele que tem Deus no coração e muito amor para se dedicar e ajudar o próximo. “Você pode ter o melhor conhecimento científico do mundo, a melhor técnica, mas se não estiver motivado, não consegue transformar aquele momento. E o Samu é isso: vida, motivação, é a vontade de fazer diferente”, disse.

De acordo com a coordenadora, atualmente 173 profissionais atuam no Samu. Ela explicou também como é feito o atendimento na central, através do telefone 192. “A regulação de urgência ocorre a partir da necessidade do paciente, como infartos, acidentes de moto, carro, mas a pessoa que ligar para o 192 deve estar do lado da vítima e responder a algumas perguntas feitas pelo médico, para que ele decida se irá apenas orientar a pessoa ou encaminhar um veículo.”

Regionalização

Sobre a regionalização do Samu, Maisa Macedo informou que para ela ocorrer é necessário haver um alinhamento entre todos os municípios da microrregional, que são 28, envolvendo Feira de Santana, que é a base central. “Todos esses componentes já se assentaram em diversas reuniões e estão alinhando para que de fato essa operacionalização aconteça. Com isso, Feira de Santana terá 12 ambulâncias e mais 13 distribuídas nos outros municípios”.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

Reforma e decoração da casa de Hendyohara ft - Ed Santos - Acorda Cidade

Participe!

Designers de Feira de Santana decoram casa de mãe solo em homenagem do Dia das Mães; veja como colaborar

O grupo DI resolveu usar a história de Hendy como reflexo de uma bela homenagem a todas as mães que...

07/05/2024 às 16h25

Parque do Saber

Apoio ao Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese instalam ponto de arrecadação para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (8) no Parque do Saber.

07/05/2024 às 16h14

Batatinha

Feira de Santana

Apesar de aumento no pimentão, batatinha tem redução de preço no quilo em Feira de Santana

Além do preço da batatinha, outros alimentos também sofreram uma redução, como a banana prata.

07/05/2024 às 10h13

coelba

Feira de Santana

Coelba informa desligamentos programados a partir deste sábado (11) em Feira de Santana

A Coelba também destaca que os serviços podem ser concluídos antes do horário previsto, ou podem não ser realizados devido...

07/05/2024 às 07h25

Canta Feira

Evento Gospel Gratuito

Canta Feira acontece nesta sexta-feira (10); Eli Soares e Sandro Nazireu estão na programação 

A proposta é levar adoração, fé e alegria de forma totalmente gratuita aos evangélicos. 10 atrações vão animar o público evangélico...

06/05/2024 às 22h10

image

Rádio acorda cidade