Bahia

Reservatórios estão em situação crítica

Seca

20/03/2017 às 15h57, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

O outono começou nesta segunda-feira, 20, mais precisamente às 7h29, o que no Nordeste sempre foi época de aumento de chuvas. Na capital da Bahia, São Pedro já deu o ar da graça desde a semana passada, mas a situação dos mananciais que abastecem Salvador e Região Metropolitana não está 100%. – Estamos com o sinal de alerta aceso e a situação é crítica. Como toda situação desse tipo, o risco de uma crise existe. Mas estamos investindo em ações nas barragens a fim de agregar vazão para Salvador – diz Rogério Cedraz, presidente da Embasa.

Captação – A RMS é abastecida por seis barragens. O volume útil das barragens é calculado entre o nível máximo e o mínimo de captação da água. Os percentuais a seguir têm a ver com quanto se consegue captar de água hoje: Pedra do Cavalo (24,12%), Joanes I (61,09%), Joanes II (12,64%), Ipitanga I (0,09%), Ipitanga II (28,45%) e Santa Helena (10,11%). Economia é a palavra.

Zona rural – Semana que passou, em 106 municípios foi decretada a emergência em razão de estiagem, mas ao todo são 221 municípios nessa situação no estado. O foco do problema está nas zonas rurais dos municípios. A Embasa atende 366 dos 417 municípios baianos. – Existe já uma crise hídrica. Na maioria dos estados os mananciais estão baixos. Só fazer investimento em infraestrutura não adianta se não tiver de onde tirar água. Nesse momento é importante que chova. As informações são da coluna Tempo Presente, do A Tarde. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade