Brasil

Quatro nutrientes potencializadores de produtividade para o cérebro

Especialista ressalta os benefícios e quais são os nutrientes necessários para manter a saúde do cérebro em equilíbrio.

24/11/2021 às 15h24, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Não é novidade que levar uma rotina saudável é fundamental para elevar a qualidade de vida, ter maior bem-estar, além de garantir uma saúde mental em perfeito estado. Mas, você sabe quais são as vitaminas necessárias e que podem ser verdadeiras potencializadoras de produtividade para manter seu cérebro saudável?

A médica Roberta Genaro, atuante em nutrologia, medicina integrativa, palestrante e Biohacker, listou 4 nutrientes essenciais para a saúde mental.

1 – Ômega – 3

"Além de reduzir inflamações, o ômega-3 melhora a neurocognição (é capacidade de entendimento e raciocínio cerebral). É conhecido por ser uma fonte de gordura “boa"para o cérebro, sendo encontrado em uma variedade de peixes, como salmão selvagem, anchova e sardinha. O ideal é consumir pelo menos 2 a 3 vezes na semana. Outra dica é buscar outros alimentos ricos em ácidos graxos saudáveis, como a linhaça, nozes e chia para completar o consumo total de ômegas” da necessidade diária, explica.

2 – Magnésio

Segundo Roberta, o magnésio tem poder de melhorar o sono, a memória e aprendizagem. "Este nutriente melhora e muito o funcionamento do cérebro porque é fundamental na transmissão dos impulsos nervosos que formam as sequências de pensamento, levando a um aumento da capacidade da memorização e também da aprendizagem. Através da alimentação, é possível encontrar esse mineral em sementes de abóbora, amêndoas, avelãs e castanha-do-pará, por exemplo", destaca a profissional.

3 – Vitaminas do complexo B

Segundo a médica, seja B1, B6, B9 e B12, todas são importantíssimas para o bom funcionamento cerebral. Além de proteger todo o sistema nervoso, esse complexo de vitaminas otimiza a saúde mental, tendo em vista que atuam diretamente em vias associadas à síntese neuroquímica, ou seja, aos combustíveis necessários para ativação do cérebro. Os alimentos que possuem essas vitaminas sem sua composição são peixes no geral, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre.

4 – Vitamina D ou colecalciferol

A médica ainda destaca que a vitamina D também é primordial para manter uma boa função cognitiva do cérebro. Com as quantidades necessárias desse hormônio que tem o nome de “vitamina", há uma melhora significativa no metabolismo geral do organismo além do fortalecimento da imunidade. Peixes em geral, ovos, cogumelo e iogurtes, são os alimentos indicados para suprir a necessidade dessa vitamina no organismo.

Roberta Genaro (CRM/SP 152811) é Biohacker e Médica atuante na área de nutrologia e medicina integrativa. Graduada em medicina pela Universidade Severino Sombra, em Vassouras, interior do Rio de Janeiro, e nutróloga pela Associação Brasileira de Nutrologia, Dra. Roberta se destaca ajudando profissionais da saúde a atingirem sua performance máxima na vida profissional e pessoal através do Biohacking e, além disso, é fundadora da MAP, primeiro Master Mind de Saúde do Brasil.

Em seu currículo, a médica também coleciona especializações pelo mundo, como o treinamento DVD em Miami com Tony Robbins, o treinamento internacional Unleash The Power Within, baseado em medicina japonesa, Biohacker Summit na Finlândia e o Neuro Psico Imuno Endócrino Fisiopatologia Adaptativa e Otimização Neuro Psico Física, pelo Instituto Rinaldi & Fontana na Itália.

Dentre suas especializações, Roberta é pós graduada em biofísica quântica e terapia ortobiomolecular e Master Health Coach em em Saúde Integrativa Sistêmica. A profissional também foca na metabologia do esporte e obesidade e em seu instagram @drarobertagenaro, compartilha dicas e informações sobre esta área da medicina.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade