Feira de Santana

Programação do VI Novembro Negro do Candeal II retorna neste sábado (27)

De acordo com Francisca Fonseca, integrante do Grupo das Marias da Comunidade Quilombola do Candeal II, a avaliação dos dois primeiros dias do evento, no último fim de semana, foi muito positiva.

25/11/2021 às 15h42, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O VI Novembro Negro do Candeal II: Roda de Versos, Cultura e Resistência, realizado no último final de semana, nos dias 20 e 21, atraiu um público de aproximadamente 500 pessoas durante todo o dia do evento.

Segundo os organizadores, o ponto mais alto da programação foi a exibição do Documentário Roda de Versos na Boca da Noite.

Foto: Divulgação

De acordo com Francisca Fonseca, integrante do Grupo das Marias da Comunidade Quilombola do Candeal II, a avaliação dos dois primeiros dias do evento foi muito positiva.

“No sábado pela manhã, tivemos uma oficina sobre o uso de novas tecnologias. À tarde tivemos a terceira Feira das Marias, que foi muito boa. Tivemos circulação de uma média de 500 pessoas por dia. Durante a exibição do documentário foi uma média de 250 pessoas assistindo, na praça da Capela da Associação. Conseguimos garantir um certo distanciamento e acolhemos as pessoas da comunidade que vieram apreciar o evento”, afirmou Francisca Fonseca.

Ela destacou ainda a importância de um evento como este para a valorização do povo e da cultura da comunidade do Candeal.

Foto: Divulgação

“Para nós foi um momento que inspirou muita gente, um momento de realização, de celebrar a memória e a ancestralidade do povo preto. Houve o encontro geracional dos mais jovens com os idosos. E durante o domingo tivemos várias atividades culturais, com danças, poesias, grupos, e a feira.”

A programação será retomada, então no dia 27, com a roda de diálogo sobre o papel das instituições locais no combate ao racismo estrutural. “Vamos ter a participação de Fábio Santana, da Sepromi, o pastor Jorge Nery, da Faculdade Católica de Feira de Santana, o diácono Imbraim Muinde, que é um queniano que está fazendo um trabalho na Igreja Católica em Feira, a diretora da escola local e o líder comunitário de Candeal II, Roberto Ferreira”, contou.

No dia 28, ocorrerá um mostra de cultura e arte, com o que é produzido no quilombo, desde produção de alimentos a produção artística, que se encerra às 15h30.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade