Feira de Santana

Prefeitura de Feira diz que abriu vaga para médicos especialistas, mas nenhum apareceu

A prefeitura destacou também o esforço do município em a atender a demanda, ao anunciar, a realização de um mutirão com atendimento de consultas voltado para pacientes de especialidades com maior escassez de médicos.

16/03/2018 às 16h59, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Atualizada às 20:45

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou por meio de nota nesta sexta-feira (16), que o município vem empreendendo esforços para “viabilizar a contratação de médicos especialistas, não apenas em angiologia (que atua em problema vascular), mas em diversas outras áreas, tendo buscado, inclusive, em caráter emergencial”.

A informação é em resposta a publicação feita pelo Acorda Cidade na última quarta-feira (14), sobre a decisão judicial determinando que a prefeitura, no prazo de dez dias, disponibilize "consultas com médico com especialidade de cirurgia vascular"

De acordo com a nota, “mesmo enfrentando o problema da escassez de profissionais e o baixo investimento do Governo Federal para a especialidade em questão, a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou, no ano passado, 5.279 consultas com especialistas na área vascular”.

A secretaria destacou também o esforço do município em a atender a demanda, ao anunciar, a realização de um mutirão com atendimento de consultas voltado para pacientes de especialidades com maior escassez de médicos.

Leia a nota na íntegra:

SOBRE DECISÃO JUDICIAL

Secretaria de Saúde publicou contratação emergencial de médicos especialistas, mas não apareceu um sequer

A propósito de veiculação, na imprensa local, acerca de decisão judicial determinando que a Prefeitura de Feira de Santana disponibilize "consultas com médico com especialidade de cirurgia vascular", a Secretaria Municipal de Saúde tem a informar o seguinte:

1. A Prefeitura de Feira de Santana vem empreendendo esforços, continuamente, para viabilizar a contratação de médicos especialistas, não apenas em angiologia (que atua em problema vascular), mas em diversas outras áreas, tendo buscado, inclusive, em caráter emergencial, como pode ser comprovado em publicação no Diário Oficial Eletrônico do Município datado de 20 de outubro de 2017 (veja fac simile do documento), Diário Oficial do Estado e jornal Folha do Estado. Nenhum profissional se apresentou ao chamamento público, interessado em prestar o serviço através do SUS.

2. Mesmo enfrentando o problema da escassez de profissionais e o baixo investimento do Governo Federal para a especialidade em questão, a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou, no ano passado, 5.279 consultas com especialistas na área vascular.

3. Lembramos ainda que os pacientes atendidos pelos angiologista que necessitam de avaliação com cirurgião vascular são encaminhados para a regulação do Hospital Geral Clériston Andrade, a única unidade do município a possuir habilitação em alta complexidade pelo SUS.

4. A Procuradoria Geral do Município vai avaliar a decisão judicial e orientar como a Prefeitura deverá proceder, após notificação, que ainda não ocorreu.

5. A Prefeitura de Feira de Santana se solidariza com os cidadãos que enfrentam essas dificuldades. E reafirma o seu esforço por a atender a esta demanda, ao anunciar, recentemente, a realização, a partir do dia 20 de março, de um mutirão com atendimento de consultas no terceiro turno (à noite), voltado exclusivamente para os pacientes das especialidades com maior escassez de médicos.

Denise Mascarenhas
Secretária Municipal de Saúde


Leia também:
Justiça determina que prefeitura disponibilize médico especialista em cirurgia vascular

Mutirão vai atender, à noite, pacientes que estão na fila por consulta médica 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade