Feira de Santana

Prefeitura cancela licitação para contratação de empresa para desenvolvimento de projeto do centro comercial

Segundo Carlito do Peixe, somente duas empresas participaram da licitação atendendo as exigências do edital. Das duas empresas, uma não apresentou a documentação necessária e foi desclassificada.

12/03/2019 às 16h31, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Foi anunciado pelo vice-líder do governo, vereador Carlito do Peixe, na Câmara Municipal na manhã desta terça (12), o cancelamento da licitação para contratação de uma empresa para desenvolvimento do projeto de requalificação do centro comercial de Feira de Santana. Segundo Carlito do Peixe, somente duas empresas participaram da licitação atendendo as exigências do edital. Das duas empresas, uma não apresentou a documentação necessária e foi desclassificada.

Com apenas uma empresa habilitada, do estado do Paraná, o vice-líder do governo afirmou que o prefeito Colbert Martins Filho decidiu cancelar a licitação, considerando também as críticas feitas por vereadores da oposição, com relação ao valor que seria pago para essa empresa, sendo aproximadamente 7 milhões de reais.

“A Câmara tinha enviado um projeto, através do poder executivo, para que se discutisse e aprovasse um empréstimo no valor de 100 milhões de reais junto a Caixa Econômica, que seria destinado para revitalizar o centro da cidade e fazer o viaduto que liga a Getúlio Vargas a Nóide Cerqueira, e mais 30 milhões de reais junto ao Banco do Brasil, destinado para compras de equipamentos. São obras importantes e a empresa que ganhou a licitação tinha um preço superior a 6 milhões de reais. Houve reclamação por parte da oposição e o prefeito avaliou e achou por bem cancelar a licitação para que mais empresas venham a participar do processo”, explicou.

Em meio a licitação para a contratação da empresa, surgiu uma inquietação por parte dos engenheiros e arquitetos contratados pela prefeitura de Feira de Santana. A associação, que representa a categoria, afirmou que os profissionais se sentiram desvalorizados por não participarem do projeto. Houve também comentários de que eles não seriam capazes de desenvolver esse projeto, fato negado pelo secretário de Planejamento Carlos Brito, que em entrevista ao Acorda Cidade informou que os motivos para não participação deles no projeto seria a falta de especialistas em algumas áreas. Carlito do Peixe reiteirou a explicação do secretário.

“Eles são capazes de fazer qualquer projeto, mas não tem engenheiro elétrico e nem engenheiro hidráulico na equipe da prefeitura. essas especialidades são necessárias em todo esse projeto. Mas eles são capazes, desenvolvem vários projetos para a cidade e os que não são desenvolvidos por eles, são supervisionados”, explicou.

O vereador Carlito do Peixe informou ainda que em breve o prefeito Colbert Martins deve definir uma nova data para a licitação e refazer o edital para que novas empresas possam participar.

O vereador Alberto Nery, que fez duras críticas ao governo pela contratação de uma empresa terceirizada para desenvolver o projeto de requalificação, afirmou que a oposição colaborou com o cancelamento da licitação.

“O poder público teve uma decisão assertiva ao ouvir as denúncias trazidas por mim e pelo vereador Roberto Tourinho. Não poderíamos deixar jogar pelo ralo aproximadamente 7 milhões de reais, que pode ser investido na revitalização do Centro de Abastecimento. Feira tem nos quadros da prefeitura, entre engenheiros e arquitetos, 40 funcionários que conhecem o ordenamento e o desenvolvimento de Feira de Santana e tem toda capacidade técnica de elaborar esse projeto”, afirmou.

Leia também

Empréstimo de R$ 130 milhões será para requalificação do centro da cidade, mobilidade e saneamento

Engenheiros e arquitetos da prefeitura se dizem desvalorizados por não participarem de projeto para requalificação do centro da cidade

Secretário explica por que profissionais da prefeitura não foram convocados para as obras de requalificação do centro da cidade

Tourinho critica prefeitura pagar R$ 7 milhões por projeto de requalificação

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade