Saúde

Pré-natal de alto risco reduz chances de parto prematuro

Somente entre janeiro e fevereiro deste ano foram 382 mulheres com gestações de alto risco acompanhadas pelo Hospital da Mulher em Feira

10/03/2021 às 15h48, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O acompanhamento da gestação durante nove meses, o chamado pré-natal, pode evitar complicações no parto e a prematuridade. Principalmente, em uma gravidez de alto risco. É o que afirma o ginecologista obstétrico do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Francisco Mota.

Somente entre janeiro e fevereiro deste ano foram 382 mulheres com gestações de alto risco acompanhadas pelo hospital. No ano passado, foram 1.779 mulheres assistidas por esse serviço.

De acordo Francisco Mota, que é também coordenador da Residência Médica do HIPS, o acompanhamento do pré-natal no início da gravidez dá mais segurança e garante a qualidade da gestação.

“Com o pré-natal é possível identificar algumas patologias na mãe que poderá ser controlada. São fatores de risco a hipertensão, diabetes gestacional e outros, que se a gestante não tiver um boa assistência poderá causar riscos para a mãe e para o bebê na hora do parto”.

Francisco Mota destaca que a rede municipal de saúde oferece o acompanhamento adequado às gestantes através da Atenção Primária à Saúde. “Quando a gravidez é de alto risco elas são encaminhadas para o ambulatório de especialidades do Hospital da Mulher”.

É o caso de Edilene Nascimento. Aos 38 anos, a moradora do bairro Rua Nova apresentou complicações na gestação. E foi no Hospital da Mulher onde recebeu assistência e realizou exames específicos. “Estou sendo acompanhada pelo serviço de Planejamento Familiar. Mesmo após o parto, vou continuar obtendo os serviços daqui”, diz.

As informações são da Secom de Feira de Santana.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade