Feira de Santana

Prática de atividade física pode reduzir índice de internamento de pacientes com covid, diz personal

Para o profissional, a permanência do funcionamento das academias na cidade não só pode contribuir para esta redução de internamentos, como também minimiza a taxa de depressão causada nas pessoas.

10/03/2021 às 16h22, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

No último domingo (7), foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, o decreto proibindo o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas até o dia 15 de março.

Em Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins da Silva decidiu não seguir a proibição. Em entrevista ao Acorda Cidade, o personal trainer Toquinho explicou que a prática das atividades físicas pode diminuir o risco de internação das pessoas que forem acometidas pela Covid-19.

"As atividades aqui não foram suspensas e o prefeito, em um ato nobre, permitiu que continuássemos praticando nossas atividades, até mesmo prevenindo que as pessoas possam ficar hospitalizadas. Os estudos já comprovaram que 150 minutos de atividade física durante a semana diminui cerca de 34% o risco de internação, e quando essa pessoa possui uma prática mais intensa, pode diminuir em até 44% esse risco", explicou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Para Toquinho, a permanência do funcionamento das academias na cidade não só pode contribuir para esta redução de internamentos, como também minimiza a taxa de depressão causada nas pessoas.

"Uma atividade física hoje é de extrema necessidade para o ser humano. Essa prática, além de diminuir a lotação nos hospitais, traz outros fatores envolvidos, como a depressão. Uma pessoa que está naquele determinado momento ocupando a mente, praticando uma atividade física, está livre da ansiedade, está livre de uma depressão, então somos mais do que essenciais, pois contribuímos para o bloqueio de todo desespero emocional das pessoas", disse ao Acorda Cidade.

De acordo com o personal, para quem pratica atividades físicas com bastante frequência, o ideal é que possa realizar até 300 minutos de exercícios por semana.

"De acordo com os estudos, 150 minutos por semana é o ideal, no mínimo. Esse tempo pode variar até 75 minutos. Para aquelas pessoas que praticam as atividades de forma mais intensa, esse tempo pode chegar até 300 minutos por semana e, repito, existe o risco menor dessa pessoa, caso seja infectada pela covid-19, precisar ser hospitalizada", destacou.

Por conta dos protocolos de segurança contra o vírus, toda área interna da academia é monitorada. Segundo Toquinho, a área de musculação, onde existem mais aparelhos, é controlada para que não haja nenhum tipo de contaminação.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Aqui na sala de musculação, mantemos todo respeito aos protocolos, evitando com que as pessoas possam ter contato, um próximo do outro, obedecem às regras, utilizam as máscaras, e o índice de contaminação é muito baixo justamente por conta desses cuidados que são redobrados. Infelizmente, muitas pessoas ainda estão com medo de voltar a praticar as atividades físicas diárias, mas aqui não permitimos que atinja a capacidade máxima, porque a gente sabe que um dos maiores riscos de contágio é o contato de uma pessoa com a outra. Destaco também que ainda não há relatos que a doença possa ser transmitida em academias, através das atividades", concluiu.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Decreto Municipal Nº 12.038, publicado no dia 8 de março de 2021, diz que, "Fica autorizado o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, desde que se cumpram todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação do coronavírus".

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade