Feira de Santana

Por falta de energia elétrica, Centro de Tratamento Pós-Covid suspende atendimentos em Feira de Santana

De acordo com uma das pacientes, o problema já tem cerca de três semanas.

31/01/2022 às 15h56, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Inaugurado no mês de agosto do ano passado, o Centro de Treinamento Pós-Covid instalado no Centro Social Urbano (CSU), em Feira de Santana, está com os atendimentos suspensos por falta de energia elétrica.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a paciente Jocivane Sicupira de Jesus informou que realiza tratamento na unidade, mas há cerca de três semanas todos os atendimentos foram suspensos.

"Eu moro aqui próximo ao CSU, no bairro Parque Ipê, e realizo tratamento aqui no Centro Pós-Covid, porque fui acometida pela doença. Passei 66 dias na UTI do Hospital Couto Maia, em Salvador, 18 dias entubada, 15 dias na ventilação mecânica, usei também traqueostomia, meus rins pararam, tive que fazer hemodiálise, saturei 15%, tive 89% do meu pulmão comprometido. Tudo isso aconteceu no final do ano de 2020, meados do mês de novembro. Tivemos essa oportunidade de realizar tratamento aqui em Feira de Santana, mas agora não está funcionando, porque não tem energia no setor", disse.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com a paciente, mesmo sem energia elétrica, os atendimentos permaneceram, mas depois foi preciso suspender.

"Toda a equipe médica aqui está de parabéns, porque são excelentes profissionais, o atendimento também é muito bacana, tanto que no início, os médicos continuaram atendendo os pacientes mesmo sem energia, mas aí com o calor, sem ventilador, a covid-19 com os números de casos aumentando, foi preciso suspender os atendimentos e até hoje não retornou. Infelizmente quem está sofrendo é a população que precisa. Eu mesmo preciso ter acompanhamento com psicólogo, com o fonoaudiólogo, há cerca de 40 dias, eu tive um leve derrame cerebral, então eu necessito ter esse acompanhamento. Hoje eu digo que vi a morte de perto no período que eu estava no Couto Maia, inclusive, com quatro dias que estava internada, perdi minha mãe para a Covid, então por isso que, como cidadã, venho pedir esta ajuda, para que o Centro de Tratamento possa retomar com os atendimentos. Hoje eu louvo e agradeço pela minha saúde, mas não é fácil, eu tive que aprender a andar novamente, voltar a comer, porque só quem usa traqueostomia sabe do que estou falando, como é difícil. Temos este Centro, mas está impossibilitado de ser usado", lamentou.

Ao Acorda Cidade, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, informou que a previsão do retorno dos atendimentos é na próxima quarta-feira (2).

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Há cerca de três semanas tivemos aqui em Feira de Santana também uma espécie de tromba d'água, eu inclusive estava na unidade neste dia e o que aconteceu foi que tivemos uma falta de energia e, logo depois, um alagamento. Provavelmente isso atingiu os disjuntores. Aquela unidade pertence ao Governo do Estado e à Universidade Estadual de Feira de Santana, mas a expectativa é que até a próxima quarta-feira, a unidade já esteja funcionando com o atendimento regular", afirmou.

 

Com informações do repórteres Ney Silva e Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade