Bahia

Três suspeitos do assassinato de Bernadete Pacífico são presos; quarto homem é procurado

O secretário Marcelo Werner declarou que as investigações estão em pleno andamento.

04/09/2023 às 14h59, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Mãe Bernadete
Foto: Redes Sociais

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) anunciou, nesta segunda-feira (4), em uma coletiva de imprensa realizada em Salvador, a prisão de três suspeitos de participarem do assassinato de Bernadete Pacífico, ialorixá, liderança quilombola e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq). Mãe Bernadete, como era conhecida, foi assassinada a tiros dentro da associação do Quilombo Pitanga dos Palmares no dia 17 de agosto.

A coletiva de imprensa contou com a presença do titular da SSP, Marcelo Werner, da Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e da Diretora-Geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), perita criminal Ana Cecília Bandeira. Durante a conferência, as autoridades compartilharam detalhes importantes sobre o progresso das investigações e o comprometimento das forças de segurança na resolução do caso.

Coletiva de Imprensa
Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

O secretário Marcelo Werner declarou que as investigações estão em pleno andamento. “As forças de segurança estão agindo com todo o rigor na apuração dos fatos. Não mediremos esforços para que a justiça seja feita neste caso tão triste”. Ainda conforme ele, o quarto suspeito identificado está sendo procurado e as equipes de investigação continuam em campo na missão de identificar outras pessoas diretamente envolvidas no caso. A suposta motivação da execução foi alegada por um dos suspeitos presos, mas essa esta informação continua sob investigação. “Temos que fazer o confronto com outras provas colhidas na investigação. Então, é precipitado a gente falar em motivação”, declarou.

As identidades dos suspeitos do crime, não foram reveladas na coletiva para não comprometer as investigações. Para a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, o trabalho conjunto com outras instituições é determinante para a celeridade de todo o processo investigativo.

“Já realizamos 64 oitivas, foram 21 aparelhos telefônicos apreendidos, 19 medidas cautelares foram solicitadas, nós conseguimos avançar bem numa articulação com todos os departamentos da Polícia Civil e principalmente uma parceria com o poder judiciário e com o Ministério Público através do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco)”, detalhou. De acordo com Heloísa, um dos suspeitos confessou o delito e outro estava de posse de armas de calibre compatível a usada no crime.

A morte de Bernadete Pacífico, uma voz ativa na luta pela preservação da cultura quilombola e dos direitos das comunidades afrodescendentes, provocou indignação e comoção em todo o país. Seu legado como defensora dos quilombos e de seus habitantes continua a ecoar, e sua execução é vista como um triste episódio na história da luta pela justiça social.

Leia também:

Governador afirma que novidades sobre o caso Mãe Bernadete devem ser anunciadas nesta semana

Grupos quilombolas se reúnem na Câmara de Vereadores em busca de justiça pelas mortes de Bernadete Pacífico e do filho Binho

Incra notifica ocupantes de terras do quilombo de Bernadete Pacífico

“O samba de roda da Bahia também está de luto”, declara Guda da Quixabeira da Matinha após morte da Bernadete Pacífico

Governador da Bahia se reúne com órgãos estaduais envolvidos na investigação do caso Mãe Bernadete

Corpo de Mãe Bernadete é enterrado no cemitério onde foi sepultado seu filho

“Nós estamos em uma guerra e não abro mão de afirmar o papel do estado”, dispara governador sobre violência na Bahia

“A gente não pode deixar passar em branco”, declara governador da Bahia em relação a morte de Bernadete Pacífico

Lula liga para Jerônimo e manifesta solidariedade à família de Bernadete Pacífico

Bernadete Pacífico, líder quilombola baiana, é assassinada

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade