BA x SP

Polícia Federal deflagra operação em combate à mineração ilegal de ouro em dois estados

Na atual fase da investigação, foram identificados comerciantes que adquirem o ouro extraído ilegalmente na região.

17/04/2024 às 10h25, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Polícia federal
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagra, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Serra Dourada, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa à mineração ilegal de ouro, no município de Santa Luz.

Cerca de 30 policiais federais estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Santa Luz, Tucano e São Paulo, expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Bahia.

A ação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, deflagrada em 6 de junho de 2023, quando se identificou que os investigados, há anos, praticavam a extração ilegal de ouro na região de Santa Luz, na Bahia, tendo evoluído no crime para a construção de laboratórios, onde recebem e refinam “rejeitos” de moagens executadas por garimpeiros ilegais, com processo químico industrial. O ouro é extraído do “rejeito” por meio do procedimento da lixiviação, com a utilização de grande quantidade de cianeto de sódio.

Observa-se que a utilização ilícita de cianeto de potássio ou cianeto de sódio, substâncias altamente tóxicas e cuja compra e uso são controlados pelo Ministério do Exército, pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local.

Na atual fase da investigação, foram identificados comerciantes que adquirem o ouro extraído ilegalmente na região para revenda em outros estados da Federação, em forma de barra ou já transformados em joias.

Os investigados irão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, podem chegar a 29 anos de reclusão.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ministério do Exército? Como assim? Não seria Comando do Exército? Os ministérios militares (incluindo Marinha e Aeronáutica) foram extintos em 1999, e deram lugar ao Ministério da Defesa, que passou a ser o responsável pelas atividades das três forças.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade