Desdobramento El Patron

Polícia Federal deflagra operação contra grupo de milicianos em Feira de Santana; cinco policiais foram afastados

Participaram da operação cerca de 200 policiais federais e estaduais, além de 13 Auditores-Fiscais e Analistas Tributários da Receita Federal.

09/04/2024 às 10h33, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Delegacia Polícia Federal
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

A Polícia Federal, a Receita Federal, o Ministério Público Estadual e a Força Correcional Integrada FORCE/COGER/SSP/BA e a Corregedoria da Polícia Militar – CORREG, deflagraram, nesta terça-feira (9), a Operação Hybris, cujo objetivo é desarticular uma estruturada e sofisticada organização criminosa especializada na lavagem de capitais advindos de jogos de azar, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, atuante em Feira de Santana/BA e cidades circunvizinhas.

Na ocasião, foram cumpridos um mandado prisão preventiva, dezessete mandados de busca e apreensão, bloqueio de aproximadamente R$ 4 milhões das contas bancárias dos investigados, além da suspensão de funções públicas de cinco policiais militares e a suspensão de atividades econômicas de uma empresa, em cumprimento à decisão expedida pelo Juízo da 1º Vara Criminal de Feira de Santana.

Participaram da operação cerca de 200 policiais federais e estaduais, além de 13 Auditores-Fiscais e Analistas Tributários da Receita Federal.

O caso em investigação é um desdobramento da operação El Patrón deflagrada no dia 7/12/2023, a qual efetuou dez mandados de prisão preventiva, trinta e três mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas.

Outrossim, é importante frisar que uma das pessoas investigadas foi beneficiada, em dezembro, com a prisão domiciliar, e, com o aprofundamento das investigações, evidenciou-se a imprescindibilidade do seu retorno à prisão, o que foi acatado pelo Poder Judiciário.

Segundo foi apurado, o chefe da Orcrim atualmente é detentor de foro por prerrogativa de função e, assim, malgrado tal circunstância, faz-se necessário esclarecer que, desde 2018, o Supremo Tribunal Federal vem entendendo que parlamentares serão processados e julgados pela justiça de primeiro grau em caso cometimento de crimes antes da diplomação do cargo e desconexo a ele.

A Receita Federal, em cumprimento à ordem judicial, produziu relatórios apontando inconsistências fiscais dos investigados, movimentação financeira incompatível, assim como a propriedade de bens móveis e imóveis não declarados e indícios de lavagem de dinheiro.

Nessa nova fase da operação, verificou-se a participação de outros cinco policiais militares do estado da Bahia, inclusive de um tenente-coronel, os quais integrariam o braço armado do grupo miliciano, cujas atribuições seriam de fazer a segurança das variadas atividades ilícitas desenvolvidas pela Orcrim, além de ocultarem a propriedade de bens e dissimularem valores angariados em decorrência de infrações penais.

A deflagração da operação contou com o apoio do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual (Gaeco).

A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos. Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados se sujeitarão a penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 50 anos de reclusão.

O nome da operação faz alusão ao conceito grego Hybris, o qual significa tudo que passa da medida, aludindo a uma confiança excessiva, orgulho exagerado, arrogância ou insolência que com frequência termina sendo punida.

Sendo assim, tal conceito aplica-se, perfeitamente, ao contexto da operação, em razão do comportamento contumaz dos investigados de perpetrar ações criminosas, de modo que eles se sentiam os intocáveis.

Ademais, a audácia em transgredir as normas jurídicas e a ganância de obter ilicitamente elevados ganhos financeiros causaram a ruína da Orcrim.

Leia também:

Desdobramento da Operação El Patron, com novo nome: PF cumpre novos mandados em Feira de Santana

Policiais militares presos na ‘Operação El Patron’ são transferidos para presídio federal

Advogado de esposa e filho de Binho Galinha, alvos de operação, diz que processo ocorre em sigilo

Binho Galinha diz que todos os questionamentos sobre Operação serão esclarecidos

Trio de PMs envolvidos com grupo criminoso do ‘Jogo do Bicho’ é preso durante ação da SSP, PF, MP e Receita Federal

6 pessoas já foram presas em operação contra grupo miliciano e envolvimento no jogo do bicho

Deputado estadual é alvo de operação da Polícia Federal em Feira de Santana

Polícia Federal deflagra operação contra grupo miliciano, jogo do bicho, agiotagem e receptação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A corregedoria da PM tem que agir, com mais rigor tem muitos PMs que está aterrorizando as pessoas, isso é muito grave vários homicídios relacionado a isso, feira de Santana está sendo tomada por esses milicianos agiotagem e cobrança todo mundo sabe disso é na cidade toda.

  2. A PF botando pra torar nos criminosos de feira ,A PF é o orgulho de todo brasileiro e a tristeza de todos os bandidos

  3. Todos os “questionamentos” serão esclarecidos. Querem dinheiro e poder sem importar os meios empregados para isto, agora querem “esclarecer” os questionamentos. SE justiça houvesse no Brasil contra os “poderosos”, a Lei seria pra todos más….. São intocáveis e inimputáveis. O povo quer os nomes……

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade