El Patron

Operação El Patron: delegado diz que policiais militares atuavam como braço armado de organização criminosa

Além da prisão, a Operação Hybris cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, bloqueio de aproximadamente R$ 4 milhões das contas bancárias dos investigados.

09/04/2024 às 12h26, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Operação El Patron
Foto: Polícia Federal

A Operação Hybris, um desdobramento da El Patron, deflagrada na manhã desta terça-feira (9), em Feira de Santana, cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, bloqueio de aproximadamente R$ 4 milhões das contas bancárias dos investigados, além da suspensão de funções públicas de cinco policiais militares, bem como o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, contra a esposa do deputado estadual Binho Galinha (Patriotas), Maiana Cerqueira.

A operação desarticulou uma estruturada e sofisticada organização criminosa especializada na lavagem de capitais advindos de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais.

Durante entrevista coletiva, o delegado da Polícia Federal, Geraldo Almeida, informou que a esposa do deputado, mesmo após as primeiras investigações, continuou praticando ações criminosas.

“Hoje a Polícia Federal, a Receita Federal, o Ministério Público Federal e a Force deflagraram a Operação Hybris, a qual é o desdobramento da operação El Patron deflagrada em dezembro do ano de 2023. Hoje tivemos a oportunidade de fazer a prisão de uma investigada que, durante as investigações, ficou comprovado que ela, mesmo após a deflagração da operação, continuou perpetrando ações criminosas, motivo pelo qual foi decretada a prisão preventiva em face dessa investigada. Na mesma ocasião, no cumprimento dessas diligências, cumprimos o mandado de busca e apreensão, afastamento cautelar de alguns policiais militares, bem como a apreensão de valores e bens em nome desses investigados”, pontuou.

Participação de policiais militares

Operação El Patron
Foto: Polícia Federal

De acordo com o delegado, os policiais militares atuavam como braço armado da organização criminosa.

“Esses policiais militares exerciam a função de braço armado dessa organização criminosa, eles ficavam ali fazendo a segurança das atividades ilícitas desenvolvida por este grupo. Eles atuam na região de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, então não há uma delimitação territorial. As investigações estão em andamento, as instituições das agências estatais darão continuidade às investigações para que se for o caso, identificar novos alvos”, informou ao Acorda Cidade.

Questionado se os policiais militares são de Feira de Santana, o delegado informou que não poderia confirmar, para não atrapalhar as investigações.

“As investigações estão em andamento, não podemos passar informações específicas a respeito dos alvos para não atrapalhar as investigações. Precisamos levantar novas informações para poder se for o caso, deflagrar novas etapas”, concluiu.

Leonardo Moreira, auditor fiscal da Receita Federal também esteve presente na coletiva de imprensa. Segundo ele, o órgão atuou no levantamento de informações que foram solicitadas pela Justiça.

Operação El Patron
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A Receita Federal atuou em conjunto com a Polícia Federal fornecendo informações produzindo relatórios e basicamente atendendo a pedidos da Justiça que foram solicitadas, e atua também auxiliando nas buscas no cumprimento dos mandados de busca e apreensão para fins de identificação de documentos”, disse.

Ainda de acordo com o auditor fiscal, há indícios de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

“Há indícios da prática de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, porém isso vai ser apurado com mais detalhes e também com os elementos que vão ser coletados hoje”, afirmou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Após prisão da esposa, Binho Galinha diz que está à disposição da Justiça para esclarecer os fatos

Desdobramento da Operação El Patron, com novo nome: PF cumpre novos mandados em Feira de Santana

Policiais militares presos na ‘Operação El Patron’ são transferidos para presídio federal

Advogado de esposa e filho de Binho Galinha, alvos de operação, diz que processo ocorre em sigilo

Binho Galinha diz que todos os questionamentos sobre Operação serão esclarecidos

Trio de PMs envolvidos com grupo criminoso do ‘Jogo do Bicho’ é preso durante ação da SSP, PF, MP e Receita Federal

6 pessoas já foram presas em operação contra grupo miliciano e envolvimento no jogo do bicho

Deputado estadual é alvo de operação da Polícia Federal em Feira de Santana

Polícia Federal deflagra operação contra grupo miliciano, jogo do bicho, agiotagem e receptação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Revoltante! Minha princesa e muito pequena para tantos Vermes, mais veja bem… Têm explicação, temos altos índices de criminalidade que são aceitos e permitidos, pois estão dentro do limite da tolerância e permissividade desses poderosos ao comandar suas polícias, assim feira de santana e como uma grande fazenda, onde quem trás segurança, são espantalhos eficazes em afastar ameaças, para cometerem crimes “daquele lado… De lá” onde não há segurança! Claramente Comensalismo e Mutualismo de políticos e policiais ****, tudo facilitado por um corporativismo e coletivismo ***.
    Mais deixa pra lá no micareta a gente esquece do mundo real.

  2. Quando alguém tiver dúvidas do porque a violência só cresce e o crime organizado cada vez estará mais organizado a resposta tá acima. Pois se todas as instituições de segurança pública os seus componentes fizessem o que a lei manda , SERIA IMPOSSÍVEL os bandidos terem o poder que tem, mas infelizmente as infiltrações de quem não deveria são constantes e a consequência é o que vemos em Feira de Santana na Bahia e no Brasil 😥😥😥 Precisamos de um basta URGENTEMENTE, e digo mais : Servidores públicos que se misturam com bandidos a pena deveria ser dobrada ou até mesmo triplicada , a população não aguenta mais viver esses fatos e nada muda 😥😥😥 Quem é de Feira de Santana e não é tapado sabe da existência desse grupo desde que nasceu , que a JUSTIÇA SEJA FEITA.

  3. Por isso a violência NUNCA ACABA , só não enxerga quem não quer. Homens respeitados pela sociedade , sendo pego de cueca 6 horas da manhã pra ser preso.

  4. Já vi gente perde tudo que tinha e ainda ter que sair da cidade escondido por conta dessa gente aí, esses PMs aí não brincam em serviço.

  5. A corregedoria da PM precisa ser mais efetiva, porque esses maus policiais mancham a corporação, e são muito que estão aí fazendo esse tipo de serviço amedrontando as pessoas, fazendo cobranças e outros coisas mais, o comandante assim como o secretário de segurança pública tem que dar explicações urgente, isso é muito sério todo mundo sabe disso menos eles?

  6. Morar em Feira não tem monotonia, a cada dia novas surpresas e novas emoções.
    Uma pena que a cidade não oferece opções de lazer familiar.
    Mas fazer o que? Não se pode ter tudo mesmo.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade