Polícia

Em Feira de Santana, Secretário de Segurança Pública destaca implementação de nova Cipe para reforçar policiamento

Em resposta aos índices elevados de homicídios na cidade, Jerônimo Rodrigues autorizou a implementação da nova Cipe Leste em Feira.

22/01/2024 às 15h30, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

CIPE-Leste
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, esteve em Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (22). Ele acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante entregas e autorizações nas áreas de saúde, infraestrutura e segurança pública.

Jerônimo Rodrigues autorizou a implementação, no município, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Leste), que já passa a atuar a partir de 1º de fevereiro sob o comando do Major Neves. A nova Cipe vai reforçar a segurança também em 35 cidades da região. 

Somente do último sábado (20), até esta segunda, foram registrados nove homicídios em Feira de Santana.

Ao Acorda Cidade o secretário de Segurança Pública destacou as novas medidas implementadas pelo governo para fortalecer a segurança na região, e comentou sobre o número de homicídio

Secretário de Segurança Pública - Marcelo Werner ft Ed santos acorda cidade
Marcelo Werner | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós estamos realizando ações conjuntas também com o sistema prisional, ações conjuntas com a Polícia Civil, Polícia Militar e também através da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) com a Polícia Federal aqui na região”, disse o secretário.

Segundo Marcelo Werner, através das ações interligadas das forças de segurança do estado foi possível realizar apreensões recordes e desarticular o crime organizado. Foram 6.006 armas apreendidas, delas 54 fuzis. Na madrugada desta segunda (22), mais um fuzil foi apreendido em Feira de Santana, somando o quarto deste ano na Bahia. 

“Desarticulamos laboratórios, foram 19 no ano passado, foram 33 lideranças que a gente apreendeu, quase 19.000 pessoas presas, um número muito maior em relação ao mesmo período de 2022, a partir daí nós conseguimos diminuir os principais índices e Feira não poderia ser diferente. Nós estamos trabalhando para que a gente possa ainda esse ano ter números bem melhores para a cidade e para a região”, declarou ao Acorda Cidade.

Fazendo uma avaliação do combate ao crime na Bahia, o secretário apresentou algumas ações realizadas no ano passado que colaboraram com a queda de 6% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como a criação de 60 novas unidades em todo o estado, compra de novas viaturas, o número de prisões e apreensões citadas acima. 

Em um ano da gestão do novo governo, o secretário fez um balanço sobre os objetivos cumpridos no ano anterior e pontuou a força que a Cipe deve trazer para a região. 

“Esse último ano foi de reestruturação das forças, essa que fez com que a gente pudesse criar uma Cipe Leste, que vai ser fundamental para Feira de Santana, que é comumente conhecida como Caatinga, ou seja, nós estamos passo a passo cada vez mais trabalhando para melhora da segurança pública, não só do nosso estado, mas de Feira de Santana, e a gente espera que o mais rápido possível, com o sistema também de justiça criminal, a gente consiga fortalecer e diminuir cada vez mais nossos índices”, finalizou.

Leia também: Feira de Santana registra 9 homicídios entre sábado e madrugada desta segunda (22)

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Esses dai não fazem blitz não, então se você anda com documento atrasado, não de fuga! se não você vai sentar é no colo do capeta.
      E outra coisa quando for comprar um carro veja se tem condições de pagar os encargos e para de chorar.

      1. Rapaz o q está falando aí é q pedem tempo e polícias fazendo britz sedo q o pobrema da cidade não é esse meu filho inteligente e prova o quanto estão preocupados com a segurança do cidadão eles só estão preocupados com o bolso isso sim sr:inteligente e rico de condomínio mas se lembre q vc tem q sair de casa também noiz não estamos livres de nada, só pedimos pra as autoridades dar prioridade em fazer segurança e não blitz

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade