Polícia

Comissão cobra da Polícia Civil investigação sobre morte de cachorro a pauladas no Conjunto Feira VII

Vídeo do caso de maus-tratos foi compartilhado nas redes sociais.

07/03/2023 às 17h40, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Polícia Civil_ Complexo Sobradinho_ Foto Ed Santos_Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Defensores da causa animal em Feira de Santana estiveram no Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, nesta terça-feira (7), para cobrar da Polícia Civil a investigação e punição dos homens envolvidos na morte de um cachorro a pauladas no Conjunto Feira VII.

O crime foi filmado e, na manhã de segunda-feira (6), o vídeo foi compartilhado nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver um homem agredindo o animal com um pedaço de madeira, ao lado de outra pessoa.

O agressor segue dando pauladas no cachorro, mesmo ele estando ferido e caído ao chão. Uma mulher, que filmou toda a ação, chegou a repreender o acusado, mas ele não se importou e entrou em uma residência, enquanto o outro homem verifica com o pedaço de madeira se o cão ainda está vivo. As cenas chocaram e causaram indignação à população.

De acordo com o empresário Anderson de Azevedo, que faz parte de um grupo de pessoas que buscam assistência em prol da causa animal, maus-tratos a animais em Feira de Santana são uma prática recorrente.

Empresário Anderson de Azevedo_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Temos uma cidade que tem, em sua totalidade, alguns bairros mais periféricos, e isso traz uma mazela, que são os animais abandonados. É muito comum encontrarmos cavalos, gatos, cachorros e vimos através das redes sociais o vídeo que chocou a cidade, de um cachorro morto a pauladas em frente a uma câmera de celular. Então essa prática é comum. A ideia dessa visita aqui ao Complexo de Delegacias, para conversar com o coordenador-geral, é justamente para que se cobre esse posicionamento da Polícia Civil em relação a esse tipo de crime”, informou o empresário.

Ele lembrou que atualmente existe uma lei federal, que foi sancionada em 2020, criada em 2019, a qual pune de 2 a 5 anos os criminosos que praticam esse ato e aumenta em um terço a pena, se o animal vier a óbito e for gato ou cachorro.

“A gente sabe que todo crime tem que ser investigado pela Polícia Civil e viemos ao Complexo para cobrar uma resposta à população e o agressor tem que ser punido. A gente recebe diariamente várias denúncias, mensagens e gostaríamos de ter os recursos para solucionar o problema da cidade, o que é praticamente impossível, mas a gente recebe muita demanda, através do Whatsapp, das redes sociais, e se encaminha até o local. Dentro das possibilidades, a gente aciona os órgãos competentes da cidade, a exemplo do Centro de Zoonoses, mas quando não há essa possibilidade, a gente tenta fazer o tratamento particular”, explicou Anderson de Azevedo.

O empresário do ramo de fast-food revelou que o grupo irá inaugurar em breve uma casa de acolhimento para animais que vivem soltos nas ruas, com parceria da prefeitura de Feira.

“Nasceu uma ideia em parceria com o poder público da cidade e em breve vamos divulgar isso para criarmos um centro de acolhimento de cães e gatos em Feira de Santana, no Conjunto Feira VII, para que a gente possa dar uma assistência maior. Hoje eu sou empresário do ramo de fast-food e a gente busca também fazer essa ação social, que acaba sendo uma profissão não remunerada e a gente fica muito feliz em realizar”, informou.

Vereador Galeguinho SPA_ Foto Ed Santos_Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade | Vereador Galeguinho (à esquerda) e o advogado Rafael Espiridião

O vereador Galeguinho explicou que já vem tentando manter contato com o coordenador de Polícia Civil, Roberto Leal, para tratar dos maus-tratos a animais no município.

“Eu gostaria que ele pudesse disponibilizar para nós um canal direto, uma atenção maior dos órgãos fiscalizadores para que a gente consiga minimizar esses maus-tratos em nossa cidade e lei seja cumprida rigorosamente. A lei existe, mas ela não é cumprida, e nós queremos fortalecer, corroborar para ter um retorno mais enérgico pela Polícia Civil. A gente veio para que não só esse, mas como outros problemas que aconteceram em nossa cidade não voltem a acontecer. Nem todo ser humano tem a sensibilidade de se colocar no lugar dos animais, que sentem frio, fome, calor, e a única diferença é que somos seres pensantes e temos que cuidar de tudo ao nosso redor”, afirmou o vereador.

Ele informou ainda que no próximo mês irá disponibilizar uma cota para castrações de animais.

“Existem muitos maus-tratos em Feira, tenho dois anos na política e sempre simpatizei com a causa animal. Estarei abrindo uma cota de 20 a 30 castrações mensais através do mandato, justamente para tentar minimizar essa situação, e também porque é questão de saúde pública”, anunciou.

Delegado Roberto Leal_ Foto Ed Santos_Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o delegado Roberto Leal informou que a Polícia Civil já tomou conhecimento do vídeo e irá investigar a autoria do fato.

“Nós recebemos aqui uma comissão, referente a um vídeo que circulou e outras demandas envolvendo a situação dos animais em Feira de Santana. Estamos a par destas informações, e nós já tínhamos inclusive acesso ao vídeo que circula nas redes sociais sobre este fato, em que um indivíduo utiliza um pedaço de madeira para golpear brutalmente um animal. Por isso, estamos aqui agora com essas investigações, através da 1ª DT (Delegacia Territorial) para identificar essas pessoas, posto que já há, inclusive, uma indicação de autoria.”

Os acusados deverão, segundo o delegado, responder pelo crime de maus-tratos contra animais, e a punição pode ser de 2 a 5 anos de reclusão.

“Houve uma alteração legislativa em relação a esse crime, principalmente quando envolve animais de estimação, como cães e gatos. A imagem do vídeo é bastante elucidativa, mas vamos colher outras provas, inclusive ver se há câmeras ali no circuito e testemunhas que presenciaram esse fato. O relato que nos foi repassado é que algumas pessoas presenciaram esse crime. Quem filmou, se tiver gravado o vídeo como forma de denúncia, não deverá ser punido. É diferente da pessoa que vai para uma rinha de galo ou briga entre cachorros e participa, filma, estando ali deliberadamente com a intenção de estar ali”, explicou Roberto Leal.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Leia também: Cachorro é morto a pauladas em Feira de Santana e Comissão de Defesa Animal da OAB diz que ato que deve ser penalizado

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É cada comentário sem nexo que deveriam era lavar os pratos que tem na pia de casa, essa Viviane deve ser alguma mal amada que não gosta nem de si mesmo imagina do que estar a sua volta, o fato de um animal atacar( instinto de defesa) não quer dizer que ele mereça tamanha crueldade não sua mostra, vc deve ser da mesma laia desse marginal.

  2. Caro amigo, vejo sua indignação! E vejo também que este pessoal quer somar em algo que eu respeito a evolução da cidade . Faça sua parte ! Que tal denunciar o pessoal da sigla ?? Tem coragem ? Imaginei…

  3. É revoltante mesmo mas meio dia vocês vão comer o animal que foi morto pelo homem , boi ,porco ,galinha, o povo tá matando gente a paulada imagina o resto.

  4. Galeguinho veio pra fazer a diferença na política de feira.
    Crimes como esse chocam a população. É o mais claro exemplo de covardia.
    Animais e crianças deveriam estar fora do alvo da violência, são as formas mais puras de inocência.

  5. Esse criminoso além de cometer esse crime bárbaro, ainda está ameaçando os vizinhos que denunciaram. Quer dizer, ele está achando que a cidade não tem polícia. Que a lei é ele.

  6. Vamos para cima autoridades, uma barbaridade dessa não pode ficar em puni, se a justiça aqui de baixo não fazer a de cima não falha

  7. Me poupe viu , tem 9 anos que um cachorro de rua mordeu a entrada de minha vizinha foi uma sangria terrível , ponto da canela até o tornozelo , maior dificuldade para conseguir a vacina anti raiva que não tinha teve gasto com vacina no são Matheus, gasto por cima de gasto com anti inflamatório , curativos cuidados especiais , cachorro de rua pessoal é selvagem talvez nesse caso ai alguém resolveu o problema de alguma fera solta que atormentava a região e quem prejudicar o coitado pra ganhar mídia , isso aí se fosse com um dos seus entenderia melhor , coitado foi o vendedor de lanche que perdeu sua vida e país de família que morrem em latrocinio

  8. Parabéns Vereador Galeguinho. Estava mais que na hora dessa câmera de vereadores ter um defensor de causas animais. Espero que não seja apenas um momento, mas que suas ações sejam constantes.

  9. Kkkkkk inúmeros homicídios sem solução, as siglas do xxxx sendo picada em diversos lugares na cidade, kkkk ,do jeito q vai daqui uns dias quem vai ter êxito e decidir paralelamente essas serão os criminosos tipo RJ ,

    1. Caro amigo, vejo sua indignação! E vejo também que este pessoal quer somar em algo que eu respeito a evolução da cidade . Faça sua parte ! Que tal denunciar o pessoal da sigla ?? Tem coragem ? Imaginei…

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade