Crime

Cachorro é morto a pauladas em Feira de Santana e Comissão de Defesa Animal da OAB diz que ato que deve ser penalizado

A vice-presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB orientou que as pessoas que possuam mais informações sobre o caso se dirijam à delegacia para que o caso seja apurado e penalizado.

06/03/2023 às 21h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (6), um vídeo gravado no Conjunto Feira VII em Feira de Santana, de agressões a um cachorro começou a ser compartilhado nas redes sociais.

Nas imagens é possível ver um homem segurando um pedaço de madeira na mão, ao lado de outro homem. O agressor dá um golpe em um cachorro que conforme as imagens já está no chão. Enquanto a situação acontece, uma mulher que está realizando a filmagem do crime repreende o agressor que parece não se importar e depois entra em uma residência. Enquanto isso, o outro homem que estava ao lado do agressor com o pedaço de madeira verifica se o cachorro está vivo.

A filmagem causou indignação a muitas pessoas. Em entrevista ao Acorda Cidade, a vice-presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB de Feira de Santana, Ticiana Sampaio informou que a Comissão ainda não teve acesso oficialmente ao ocorrido, e ficou sabendo apenas por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais.

“Ficamos sabendo através das redes sociais e alguns contatos que nos enviaram, porém a gente não tem ainda mais informações e nem a identificação dos infratores”, disse.

Maus-tratos contra animais é crime

A Comissão de Proteção e Defesa Animal de Feira de Santana repudia qualquer ato criminoso cometido contra os animais. A vice-presidente alertou que foi sancionada, em 2020, uma lei que aumenta a penalidade para aqueles que cometem crimes de maus-tratos contra os animais.

“Antes o que era tratado como uma contravenção hoje é tratado como crime. Não é só fazer um boletim de ocorrência, a pessoa é encaminhada imediatamente para a prisão”, apontou.

Ticiana orientou a pessoa que realizou a filmagem do vídeo a realizar um boletim de ocorrência.

“Deixamos aqui a solicitação para quem filmou, ou para quem tem detalhes sobre o fato, que, por favor, se dirija até à delegacia, realize um boletim de ocorrência e encaminhe para a Comissão para que a gente possa acompanhar a apuração do fato e que a gente possa acompanhar a penalidade que vai ser aplicada a esse infrator, a esse criminoso”, destacou.

O objetivo da Comissão é fazer um trabalho de apoio jurídico e institucional que visa resguardar os direitos dos animais.

“O nosso trabalho é de orientação, apoio, suporte, acompanhamento. A gente não funciona como uma Ong, por exemplo, que resgata animais como protetores independentes, mas funcionamos com esse apoio jurídico e institucional que visa resguardar os direitos desses animais”, explicou.

Independente de um animal ser de rua, a lei não traz essa diferenciação, abordou Ticiana Sampaio.

“Esses animais são fruto do abandono, e a lei não traz a diferenciação se eles são animais abandonados, se são criados dentro de um lar. A lei fala de penalidade contra as espécies. Então, uma vez que houve um crime contra uma espécie animal que está tipificada na lei essa pessoa será penalizada, reitero, independente de ser uma animal que vive na rua ou se é um animal que possui um tutor, uma família, ou um lar”, frisou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem palavras. Ele matou e tirou uma vida. Coitado dele, as consequências serão imediatas e, e ele vai gemer pior do que o cachorro. A lei do retorno acerca do mal que se faz na terra é, implacável.

  2. Selvagem são certos seres (des)humanos (exemplo desse assassino endemoniado do vídeo e “gente” que tem teu tipo de pensamento).. que deveriam passar a vida enjaulados pelo bem da sociedade.. porque se pensa em fazer ou faz isso com um serzinho INDEFESO (de rua ou não) imagino o que faz também com as pessoas.. melhore fii..

  3. Os humanos estão praticando selvageria com outros humanos, que chance têm os pobres animais? Se não há punição adequada para quem mata pessoas, como acreditar que assassinos de animais serão punidos? Um mundo de gente psicopata é onde vivemos hoje, e, ninguém se engane: essa criatura perversa está apenas ensaiando para fazer o mesmo com um de sua própria espécie.

  4. Quem fez essa filmagem tem que ser pressa também, por omissão, porque era pra ter ligado pra polícia na hora, faz um filmagem, não mostra o rosto do cara, tudo pela metade AFF

  5. Esse cara é bandido, talvez até foragido da polícia, um homem de bem não consegue fazer isso, POR FAVOR quem viu vá a delegacia, não seja cúmplice

  6. Não era cachorro de rua tinha tutor era de minha filha, ele fugiu sábado a noite quando abrir o portão ao receber a visita de minha irmã esperei ele voltar procurei o domingo todo sem encontrar e fico sabendo através do vídeo o que esse monstro fez com ele

  7. Que Deus me perdoe, cada vez mais eu desprezo o ser humano e acolho os animais, amor mais sincero verdadeiro que tem um cachorro enquanto uns lixos psicopata como esse SER aí que falou que tem que matar cachorro de rua mesmo, isso aí que não é ser humano imagine o que ele não faz não só com animais mais com pessoas, estrume que não podia tá vivendo na civilização.leis fracas que não existe só no papel fala que é crime ninguém nunca é punido e essa comissão de mentira da OAB pra que??

  8. Até quando vai acontecer este tipo de atrocidades e os agressores vão continuar impunes?? Independente de serem de rua ou não é um ser Vivo. Cadê as autoridades, os órgãos responsáveis de defesa aos animais?? Tem que prender os responsáveis por tal brutalidade.

  9. Quero ver é a lei ser realmente efetiva. Quero ver todas as pessoas que mal tratam os animais sendo presas e ficando lá. E não prestar depoimento e sair pela porta de frente. A certeza da impunidade é que gera os criminosos no Brasil.

  10. A ONG Patinhas de Rua de Feira de Santana levou esse vídeo as mídias sociais como denuncia desse homem que mata o cachorro. Parabéns ao trabalho feito por eles, e que justiça seja feita! No vídeo em questão a vizinha ainda chama ele pelo apelido e pergunta se ele vai mesmo matar o cachorro porque ela está filmando, e nem assim ele decide voltar atrás.

  11. O que vc define como animal de rua ? nunca vi essa classificação, e o google ta ai se vc pelo menos tirar um pouco do seu tempo ir estudar a diferença entre animal selvagem e animal domestico verás a diferença e conseguirá sair da ignorância que esta enraizada em vc, ou então vc pensa como esses agressores e esta apenas procurando uma desculpa para o ato.

  12. Esse tem que morrer do mesmo jeito. Tomara que alguém se vingue e faça com ele… esse verme nojento. Se fosse aqui perto iria ser EU ou ELE, com certeza ELE iria se dar mal.

  13. Aqui na santa mônica, toda semana aparece um ou dois cachorros de rua por espaçamento e ninguém faz nada . KD uma tal de Patrícia que saiu candidata aparece aqui

  14. Afinal, ate quando trataremos animal de rua como domestico? animal de rua é animal selvagem. nesse caso ai nao sei se o animal atacou alguém ou o histórico de problemas gerado pelo animal selvagem. Infelizmente o senhor matou o animal, mas é de extrema importância a Policia investigar a motivação.

    1. Animais de rua não são selvagens, são muito dóceis em busca de uma migalha. Selvagens mesmo são os humanos que além de atacar sua própria espécie, ainda atacam serem indefesos.
      De coração, eu espero que a justiça resolva isso, e se não resolver, que os “donos do Feira VII” resolvam .

  15. Esse cachorro não é de rua era de minha filha ele fugiu quando abri o portão e ele correu não conseguir pegar procurei e só hoje a tarde fiquei sabendo que mataram ele

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade