Operação Hera

Chacinas de ciganos em Feira de Santana e Jequié estavam interligadas, aponta investigação

Em uma das chacinas, ocorrida em 2023, uma gestante e uma criança de cinco anos de idade estavam entre as vítimas.

05/03/2024 às 16h30, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Operação Hera - armas apreendidas
Foto: Polícia Civil

Chacinas e homicídios ocorridos em 2023 contra pessoas da comunidade cigana em Feira de Santana, Jequié e Rafael Jambeiro estavam interligados. É o que apontou a investigação que resultou na Operação Hera, deflagrada na manhã desta terça-feira (5). Três homens foram presos, sendo que uma das prisões ocorreu em Feira de Santana.

Segundo o delegado Yves Correia, coordenador da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), exames de microcomparação balística apontaram a relação entre os crimes. Ao Acorda Cidade, ele informou que um dos mandados de prisão foi cumprido no Conjunto Penal de Feira de Santana.

Yves Correia
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Mais uma prisão importante. Desta vez, através da Operação Hera, que investigou chacinas de ciganos que ocorreram em Jequié e também aqui em Feira de Santana, o quádruplo homicídio, que ocorreu no ano passado, e o homicídio de Rafael Jambeiro. A investigação apontou, com o exame de microcomparação balística das armas, que todos tiveram ligação entre si. Houve nexo de causalidade entre eles, razão pela qual se conseguiram os mandados cautelares de busca e apreensão e mandado de prisão. Alguns foram cumpridos aqui em Feira, inclusive aqui no Conjunto Penal de Feira, outros em Alagoinhas e em outras cidades. Até o momento, já são três presos”, informou.

O delegado informou também que há outros mandados de prisão a serem cumpridos.

“Esses indivíduos estarão à disposição da justiça, vão responder pelo crime de homicídio qualificado e vão ser provavelmente condenados pelo tribunal do júri. Até o momento, já são três presos, mas a gente tem outros mandados. As equipes continuam nas ruas buscando esses outros indivíduos que têm mandados de prisão abertos para podermos também efetivar o cumprimento destes”, afirmou.

Na chacina que ocorreu no município de Jequié, em outubro de 2023, uma mulher grávida e uma criança de cinco anos estavam entre as vítimas. Quase dois meses antes, em Feira de Santana, quatro homens foram assassinados enquanto almoçavam em um restaurante, no dia 14 de agosto.

A Operação Hera

Polícia Civil prende três acusados de chacina de ciganos em Jequié
Foto: Ascom/Polícia Civil

Conforme informado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), mais de 50 policiais civis participam da Operação Hera, deflagrada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin), por meio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), na manhã desta terça-feira (5), nas cidades de Alagoinhas, Camaçari, Maetinga e Feira de Santana.

Ainda conforme a SSP, “desde o início das investigações, cinco armas foram apreendidas no cumprimento de mandados de busca – e, conforme apurado, uma delas foi utilizada na chacina. Nesta terça, as incursões contam com o apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP)”.

Também participam das ações equipes das Coordenações de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Sede-Depin, Norte, Central e Sudoeste). A Operação Hera também tem o apoio da Polícia Militar.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também:

Polícia cumpre mandados em Feira de Santana, Alagoinhas, Camaçari e Maetinga de suspeitos de envolvimento em chacina de ciganos

Polícia Civil prende três acusados de chacina de ciganos em Jequié

6 pessoas mortas em chacina contra família de ciganos em Jequié

Ciganos baleados dentro de bar no centro de Feira de Santana; 4 pessoas morreram

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. QUERIA FAZER UM DENUNCIA NA ESQUINA DO COLEGIO JO’AO DURVAL CARNEIRO DEPOIS DA MEIA NOITE ESTA TENDO DOIS CARA DE MOTO FAZENDO ASSALTO EM BAIXO DO VIADULTO PRECENCIEI UMA TENTATIVA MAS AS PESSOAS CONSEGUIU VER ATITUDES DOS LADROES E CONSEGUIRAN VOLTA NA CONTRA MAO

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade