Segurança Pública

10ª fase da Operação Unum Corpus garante prejuízo ao tráfico de drogas e cumpre mandados de prisões e apreensões

Em todas as edições já foram presos mais de 1.500 acusados de diversos crimes, e cumpridos mais de 1.800 mandados de busca.

31/10/2023 às 23h24, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Apreensão durante a 10ª fase da Operação Unum Corpus
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nesta terça-feira (31), uma extensa operação policial foi deflagrada na região pela Polícia Civil, culminando na prisão de diversos suspeitos, apreensão de drogas e armas, bem como o desmantelamento de um laboratório de drogas. A 10ª fase da Unum Corpus, realizada em mais de 400 municípios da Bahia, realizou 211 prisões até o fim da tarde.

A operação envolveu todas as unidades da Polícia Civil da 1ª Coordenadoria Regional do Interior (1ª Coorpin) e teve um saldo expressivo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, no estado, somente nesta terça-feira, mais de 40 armas de fogo também foram apreendidas, além de equipamentos eletrônicos e valores em dinheiro, possivelmente relacionados a diversos crimes. Pessoas acusadas de associação criminosa, tráfico de drogas e crimes contra a vida foram alvos de 266 mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos durante as ações.

No âmbito da 1ª Coorpin, 13 prisões foram efetuadas, juntamente com duas apreensões de menores. Além disso, um laboratório de drogas foi descoberto, resultando na apreensão de substâncias ilícitas e uma arma de fogo.

Em uma entrevista ao Acorda Cidade, o delegado Yves Correia, responsável pela operação na região de Feira, forneceu detalhes sobre o impacto dessa operação.

“No total, até o momento a gente já tem 266 mandados de busca e apreensão cumpridos, 119 mandados de prisão cumpridos, 40 prisões em flagrantes, 10 menores apreendidos, 9 mandados de prisão civil também, já cumpridos. Já são mais de 180 presos, ao todo, e 33 armas de fogo apreendidas. Um laboratório de drogas foi descoberto hoje em Santo Estêvão, em uma dessas buscas e apreensões. No local onde foram encontrados, 20 kg de pasta base de cocaína”, informou.

Unum Corpus
Laboratório de refino de cocaína | Foto: Reprodução/SSP-BA

Segundo o delegado, a manipulação da pasta base de cocaína daria um lucro em torno de um milhão de reais para os traficantes.

“Após o refino ela se transforma em muito dinheiro para traficantes. Então houve um prejuízo de praticamente um milhão de reais para esse grupo de traficantes. Um dos indivíduos foi preso, também, nessa situação no laboratório. Então, foi uma grande operação, um grande êxito para a região.”

O delegado destacou a importância da operação para a região, afirmando que Feira de Santana e região merecem uma resposta eficaz para enfrentar o crime.

Apreensão durante a 10ª fase da Operação Unum Corpus
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Atuação da DTE Feira

Apreensão durante a 10ª fase da Operação Unum Corpus
Foto: Polícia Civil

O delegado Devid Lopes, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Feira de Santana (DTE/Feira), destacou em entrevista ao Acorda Cidade, duas prisões independentes, sendo que uma delas resultou na apreensão de 15 quilos de maconha, durante a operação.

“Foram duas prisões efetuadas na manhã de hoje pelos investigadores da agência de entorpecentes no momento da operação Unum Corpus coordenada pelo doutor Yves Correia. A primeira prisão foi de uma mulher na Rua Nova que foi encontrada com arma de fogo e uma pistola. A segunda prisão foi um indivíduo do conjunto George Américo, ele já vinha sendo monitorado pelo pelos investigadores e na manhã de hoje foi identificado o momento em que ele comercializava entorpecentes. Foi realizada essa apreensão e aproximadamente 15 quilos de maconha além de uma porção de cocaína e uma balança de precisão, que também seriam utilizadas para atividade de tráfico do mesmo homem que foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante. Agora ele está à disposição da justiça”, informou.

Resultado da operação hoje pela 1ª Coorpin Feira de Santana

-02 mandados de busca e apreensão de menor cumpridos pela DAI
-01 APF por tráfico de drogas e associação para o tráfico
-01 APF por porte de arma de fogo pela DTE
-01 APF por tráfico de drogas pela DTE
-02 mandados de prisão cumpridos pela 2 DT
-01 mandado de prisão cumprido pela DAI
-02 mandados de prisão cumprido pela DH
-01 mandado de Prisão de violência doméstica pela equipe da 1ªDT
-04 mandados de prisão cumpridos pela DTE;
-Laboratório de drogas descoberto e desativado pela equipe da Polícia Civil na busca com apreensão de 20 kg de pasta base de cocaína.
-Apreensão de prensa hidráulica avaliada em R$ 20.000,00.
-Prejuízo de 1 milhão de reais ao tráfico de drogas.
-10kg de maconha apreendida.
-01 pistola apreendida.
-01 veículo (motocicleta) recuperada pela DRFR;
-01 veículo (motocicleta) recuperada pela 1 DT;
-03 mandados de busca e apreensão cumpridos pela Coordenadoria.
-20 levantamentos e diligências.

A Unum Corpus

Foto: Ascom/PC
Foto: Ascom/PC

Conforme destaca a SSP, a Operação Unum Corpus, realizada desde 2021, chegou a sua décima fase com números totais vultosos. Em todas as edições já foram presos mais de 1.500 acusados de diversos crimes, cumpridos mais de 1.800 mandados de busca, apreendidas mais de meia tonelada de drogas e 267 armas de fogo foram retiradas de circulação. Além disso, mais de 70 veículos, utilizados em crimes ou com restrição de furto e roubo foram apreendidos.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Unum Corpus desarticula laboratório de entorpecentes em Santo Estêvão

Operação Unum Corpus chega a 10ª fase com foco em grupos criminosos

Cinco PMs são presos acusados de matar rifeiro na região de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade