Podcast

Dos sítios arqueológicos à preservação científica: conheça a história da museóloga do Observatório Antares

Durante a entrevista, a museóloga contou a historia da criação do Antares, na década de 1971, e como se tornou parte da Uefs.

29/01/2024 às 09h16, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo pessoal

Neste episódio, as jornalistas Iasmim Santos e Andrea Trindade conversaram com Lise Marcelino Souza, uma museóloga com 13 anos de experiência no Observatório Astronômico Antares (OAA) em Feira de Santana. O bate-papo revelou um universo inspirador com histórias e experiências fascinantes pelo olhar de uma grande profissional.

Lise Marcelino compartilhou sua trajetória, destacando como sua paixão pelas humanidades a conduziu a um caminho inesperado na museologia. Em 2006, diante das possibilidades, ela escolheu seguir esse novo rumo, abrindo mão do desejo de ser professora e de cursar história.

A influência de sua família foi importante em sua jornada. Seus pais sempre foram seu alicerce, e seu pai, em particular, desempenhou o papel de grande incentivador. Durante a entrevista, Lise reconheceu a importância desse apoio ao longo de sua carreira.

Amante da arqueologia, ela participou ativamente de mapeamentos e escavações arqueológicas, e compartilhou a emocionante experiência de passar um ano na Universidade Federal da Bahia (Ufba), contribuindo para o mapeamento de um sítio arqueológico na Chapada Diamantina. Em seguida, foi convocada pelo concurso da Uefs, para o cargo de museologia, consolidando sua trajetória.

Entrando mais a fundo em sua formação, Lise destacou a riqueza da grade curricular de museologia. O curso não apenas forneceu conhecimentos práticos sobre conservação e documentação de objetos, mas também instigou uma percepção única sobre artefatos, considerando suas funções e contextos.

Durante a entrevista, a museóloga revelou detalhes sobre a criação do Antares, um projeto que remonta à década de 1971 e que se tornou parte da Uefs em 1992. Sua narrativa destaca não apenas a evolução do Observatório, mas também a importância do trabalho contínuo na preservação e divulgação do patrimônio científico.

Ao longo do nosso podcast, Lise também compartilhou dicas valiosas para aqueles que desejam se familiarizar com a área, destacando a importância de buscar informações e explorar oportunidades.

Confira este episódio completo:

O podcast Cá Entre Nós está disponível também no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e  Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Professor e radialista

Micareta de Feira 2024

Chora Bananeira, Arrastão do Carro da Pitú e Bell Marques: saiba curiosidades da Micareta de Feira com o professor Edilson Veloso

Veloso, como carinhosamente é conhecido, possui uma conexão com a Micareta desde que nasceu.

15/04/2024 às 19h08

promotor Audo Rodrigues

Podcast

O papel do promotor de justiça na sociedade: Audo Rodrigues traz experiências e reflexões sobre o trabalho do MP

O promotor revelou detalhes da sua história, assim como, falou sobre o seu amor pela família e os legados que...

09/04/2024 às 06h28

Cantor e bombeiro militar João Lucas

Podcast

Dos palcos aos resgates: conheça a história do bombeiro militar, músico e artista João Lucas "Nagô"

O bombeiro compartilhou várias experiências marcantes, incluindo sua primeira ocorrência, um fato marcante envolvendo cinco adolescentes.

01/04/2024 às 07h26

Cantora Gabi Maraes

Podcast

Gabi Moraes: conheça a advogada e cantora feirense que compõe a partir de experiências do cotidiano

Gabi Moraes conta além da sua história, a experiência de participar do maior carnaval fora de época do Brasil, a...

25/03/2024 às 11h22

Jairo Carneiro Filho

Micareta de Feira 2024

Mudanças, programação diurna e espaço para crianças e pets: secretário lista novidades para a Micareta de Feira 2024

Jairo Carneiro Filho falou sobre as principais novidades do evento momesco que será realizado nos dias 18 a 21 de...

22/03/2024 às 17h50

Influenciadora Hendyohara

Podcast

Maternidade solo e mudança de vida com mais de 2 milhões de seguidores: conheça a influenciadora Hendyohara, de Feira de Santana

Hendy contou como decidiu vencer a timidez e aparecer na internet e assim usar as suas habilidades com vídeo e...

18/03/2024 às 22h14

image

Rádio acorda cidade