Podcast

Dos sítios arqueológicos à preservação científica: conheça a história da museóloga do Observatório Antares

Durante a entrevista, a museóloga contou a historia da criação do Antares, na década de 1971, e como se tornou parte da Uefs.

29/01/2024 às 09h16, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo pessoal

Neste episódio, as jornalistas Iasmim Santos e Andrea Trindade conversaram com Lise Marcelino Souza, uma museóloga com 13 anos de experiência no Observatório Astronômico Antares (OAA) em Feira de Santana. O bate-papo revelou um universo inspirador com histórias e experiências fascinantes pelo olhar de uma grande profissional.

Lise Marcelino compartilhou sua trajetória, destacando como sua paixão pelas humanidades a conduziu a um caminho inesperado na museologia. Em 2006, diante das possibilidades, ela escolheu seguir esse novo rumo, abrindo mão do desejo de ser professora e de cursar história.

A influência de sua família foi importante em sua jornada. Seus pais sempre foram seu alicerce, e seu pai, em particular, desempenhou o papel de grande incentivador. Durante a entrevista, Lise reconheceu a importância desse apoio ao longo de sua carreira.

Amante da arqueologia, ela participou ativamente de mapeamentos e escavações arqueológicas, e compartilhou a emocionante experiência de passar um ano na Universidade Federal da Bahia (Ufba), contribuindo para o mapeamento de um sítio arqueológico na Chapada Diamantina. Em seguida, foi convocada pelo concurso da Uefs, para o cargo de museologia, consolidando sua trajetória.

Entrando mais a fundo em sua formação, Lise destacou a riqueza da grade curricular de museologia. O curso não apenas forneceu conhecimentos práticos sobre conservação e documentação de objetos, mas também instigou uma percepção única sobre artefatos, considerando suas funções e contextos.

Durante a entrevista, a museóloga revelou detalhes sobre a criação do Antares, um projeto que remonta à década de 1971 e que se tornou parte da Uefs em 1992. Sua narrativa destaca não apenas a evolução do Observatório, mas também a importância do trabalho contínuo na preservação e divulgação do patrimônio científico.

Ao longo do nosso podcast, Lise também compartilhou dicas valiosas para aqueles que desejam se familiarizar com a área, destacando a importância de buscar informações e explorar oportunidades.

Confira este episódio completo:

O podcast Cá Entre Nós está disponível também no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e  Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Di e lalis

Podcast

Di e Lalis: influenciadoras de Feira de Santana ganham destaque nacional por conteúdos autênticos e engraçados nas redes sociais

Tudo começou de maneira discreta, com postagens que revelavam o dia a dia carismático da querida Di com sua patroa....

26/02/2024 às 08h45

Pró-reitora da PROPAAE da Uefs, Sandra Nívea Soares

Podcast

O que é heteroidentificação? Professora da Uefs explica

Para falar sobre o tema, conversamos com Sandra Nívea, que atua na Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae)...

19/02/2024 às 08h19

Gilsam, Feira de Santana

Podcast

Gilsam: o Reggaeman das cartas de amor, da música e da universidade

Artista muito envolvido com a cultura e os movimentos afro, Gilsam é referência em Feira de Santana através da música...

05/02/2024 às 09h09

Paulo Lessa - ator de terra e paixão - ft reprodução intagram

Podcast

Conheça a ligação entre Feira de Santana e o ator Paulo Lessa, o Jonathas de Terra e Paixão

Em um bate-papo descontraído, Paulinho, como é carinhosamente chamado pela família, contou sobre vida, carreira e o sucesso do peão...

23/01/2024 às 17h43

Advogado Gil Fernandes

Podcast

Pets em condomínios: como manter o bom convívio? Advogado orienta

O advogado Gil Fernandes deu dicas de como facilitar o convívio em grupos e principalmente, dos direitos dos bichinhos em...

23/01/2024 às 08h04

professor robson torre

Podcast

Saiba quem é o professor que dedica o tempo livre a pesquisa sobre história de Feira de Santana e revela fatos curiosos

O entrevistado deste episódio não apenas compartilha sua história de vida, mas também revela informações surpreendentes sobre a cidade.

15/01/2024 às 09h24

image

Rádio acorda cidade