Feira de Santana

Passageiros reclamam de atraso e superlotação dos ônibus em Feira de Santana

O Acorda Cidade ouviu alguns passageiros que aguardavam ônibus no Terminal Central na tarde de ontem (22) e eles confirmaram sobre as dificuldades com o serviço de transporte público.

23/06/2020 às 12h37, Por Rachel Pinto

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Rachel Pinto

Diariamente chegam até o Acorda Cidade inúmeras reclamações de passageiros sobre o serviço de transporte público de Feira de Santana. Com a pandemia da covid-19 e a redução da frota de ônibus para evitar a aglomeração de pessoas, as queixas da população aumentaram ainda mais e estão em sua maioria relacionadas a superlotação dos transportes e também do atraso.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Acorda Cidade ouviu alguns passageiros que aguardavam ônibus no Terminal Central na tarde de ontem (22) e eles confirmaram sobre as dificuldades com o serviço de transporte público.

Uma passageira que se identificou como Emanuele informou que chega e esperar o ônibus para o bairro Pampalona por mais de uma hora. De acordo com ela, pela manhã a situação ainda é pior e ela tem chegado atrasada no trabalho todos os dias.

“A média de espera é de 1h, 1h30 e todo dia é isso. Eu vou pro ponto 6h da manhã e o ônibus só passa 7h30. Tenho que ter muita paciência e quando eu chego atrasada ao trabalho meu patrão reclama. Ele diz que não é culpa dele e que a gente tem que chegar no horário certo”, lamentou.

A passageira Flávia Alves relatou que além o atraso, a superlotação nos ônibus a deixa com medo de ser infectada pela covid-19. Ela disse que tem dias que os veículos ficam tão lotados que as pessoas ficam parecendo que estão espremidas em uma ‘lata de sardinha’.

“Eu vou para o George Américo. Cheguei no ponto umas 16h e já tenho mais de uma hora esperando. Isso sempre aconteceu e com a pandemia piorou. O ônibus só sai lotado. Igual a uma sardinha em lata. Algumas pessoas até usam máscaras. No domingo eu pego o ônibus para trabalhar, acordo 5h e no último domingo não teve nem o de 5h nem o de 5h30. Tive que pegar o motoboy para o transbordo. A frota reduziu muito. Não está tendo ônibus e está muito difícil. Coitados de nós trabalhadores que temos que chegar todos os dias atrasados ao trabalho”, observou.

Pedro Fonseca da Paz, informou que enfrenta as mesmas dificuldades com o ônibus do distrito da Matinha. Ele contou que houve um dia que o ônibus estava com 115 passageiros e a própria cobradora disse que iria reclamar com o fiscal sobre a situação.

“Os ônibus começam a circular 6h30 e passaram no ponto que eu pego por volta das 7h15. Tiraram o ônibus da Cidade Nova, do Conjunto Feira VI e do Novo Horizonte. Aí todas as pessoas que estão no ponto vão pegando o mesmo ônibus. Está uma situação precária com a redução da frota. Antes eu esperava cerca de meia hora e hoje chego a esperar 2h. Ficam superlotados. Tem que ter mais fiscalização por causa da doença que não está brincadeira. Está uma coisa muito grave e fica difícil manter o distanciamento social”, concluiu.

Em nota enviada ao Acorda Cidade, a SMTT informou que atendimento ao usuário, neste período de pandemia, vem sendo feito com 50% da frota de ônibus coletivos visando a atender a baixa de demanda de passageiros aferida diariamente. Leia na íntegra:

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que o atendimento ao usuário, neste período de pandemia, vem sendo feito com 50% da frota de ônibus coletivos visando a atender a baixa de demanda de passageiros aferida diariamente.

Quanto à reclamação de uma moradora do bairro Pampalona, a SMTT informa que o atendimento é feito por 03 ônibus convencionais, um destes modelo padron (de maior capacidade), através das linhas 056 – São José via Pampalona, 061 – Asa Branca via Pampalona e 084 – Pedra Ferrada via Caldeirão. Ainda, pela manhã, no horário de pico, os usuários têm a opção de ônibus às 5h30, 6h20 e 6h30.

Já a região do distrito da Matinha é atendida por um ônibus modelo padron pela linha 055 – Matinha via Terminal Central, com saída da sede do distrito às 6h, bem como dois ônibus do tipo padron atendem o bairro George Américo com a linha 071 – George Américo via Rodoviária.

A SMTT também esclarece que não foram retirados os ônibus de circulação dos bairros Cidade Nova, do Conjunto Feira VI tampouco do Novo Horizonte conforme afirma um morador na matéria. A região é atendida por 9 linhas distribuídas entre 9 ônibus convencionais e 2 micro-ônibus. As linhas são: 064 – Campo Limpo/Novo Horizonte via Baraúnas; 082 – Novo Horizonte/ Campo Limpo via Feira VI; 087 – UEFS/ Maria Quitéria via Feira VI; 054 – Km 13 via Terminal Central; 055 – Matinha via Terminal Central; 010 – Cidade Nova via Terminal Central; 002 – Cidade Nova via João Durval; 050 – São José via Carro Quebrado e 052 – Candeia Grossa via Jacu.

Ainda, a Prefeitura e a SMTT têm intensificado ações de combate ao Covid-19, como distribuição de máscaras e panfletos educativos para usuários e operadores de transporte, bem como orientado as concessionárias Rosa e São João a higienizarem e desinfectarem os veículos diariamente.

A Prefeitura também reforça que, durante a pandemia, como forma de evitar aglomerações, os usuários busquem horários alternativos. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

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