Dia do Psicólogo

Pandemia evidenciou papel e importância do profissional de psicologia

Psicóloga ressalta que, geralmente, as pessoas buscam por atendimento psicológico quando já estão com a situação mental comprometida, e que é preciso trabalhar a prevenção.

27/08/2021 às 06h46, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Dia do Psicólogo é comemorado nesta sexta-feira (27), em um momento em que cada vez mais se discutem temas ligados à saúde mental, como o saber lidar com as emoções, controlar a ansiedade e a busca pelo autoconhecimento. Nesse contexto, o papel e a importância do profissional de psicologia ganham maior importância, sobretudo com o aumento da procura por tratamentos psicoterapêuticos, em virtude do período pandêmico.

Para a psicóloga Amanda Brito, que atua desde 2015 na área, as datas auxiliam a dar visibilidade para coisas que são importantes, que estão inseridas no nosso dia a dia, mas que de repente passam despercebidas, a exemplo da importância da psicologia para a sociedade.

“A psicologia ainda passa por muitos tabus, é vista com muito preconceito, e a data do Dia do Psicólogo ajuda a elevar a importância dela para a população. A OMS aponta que o número de pessoas com agravamentos dentro do seus quadros de saúde mental cresceu na pandemia e outras pessoas também vieram a desenvolver quadros como ansiedade e depressão. Eu vejo isso todos os dias. Houve sim um aumento e um agravamento em quem já tinha algum comprometimento mental, em decorrência das restrições, da imprevisibilidade, da pressão, e tiveram uma piora”, afirmou a psicóloga.

Ela ressalta que, geralmente, as pessoas buscam por atendimento psicológico quando já estão com a situação mental comprometida, e que é preciso trabalhar a prevenção.

“A saúde de maneira geral, e a psicologia não foge disso, esquece de atuar de uma forma preventiva, e geralmente quando as pessoas vêm até nós é porque elas estão passando por algum problema que elas já não estão conseguindo resolver por conta própria. Embora o papel do psicólogo não seja necessariamente trazer essa resolução. Mas as pessoas já chegam ou quando já estão no limite ou quando já ultrapassaram e estão com situações mais crônicas.”

Os sinais, segundo Amanda Brito, podem ser a irritabilidade e sentimentos que começam a interferir na funcionalidade do dia a dia dos pacientes.

A maneira como você executa a sua rotina normal já pode ser um sinalizador, quando aquele sentimento permanece por tempo demais ou traz algum prejuízo. Mas é preciso experimentar, perceber que a identificação com o profissional é uma coisa muito importante, que não existem soluções mágicas e a psicoterapia é um processo. A psicoterapia ainda é vista como um tabu, há muitas coisas que se fala, de que quem procura psicólogo está doido. Mas eu penso que isso está melhorando muito, hoje as pessoas estão procurando o psicólogo com maior frequência e a psicologia já está inserida em diversos campos.”

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O psicólogo Alfredo Morais, que já atua há 11 anos e possui uma clínica, ressaltou a importância de se pensar sobre o valor do psicólogo.

“Trabalhei em hospitais, em clínicas e fui fazendo minha carreira, e é muito importante celebrar o dia do psicólogo, em meio aos tabus e preconceitos sobre quem trata da saúde mental. A nossa comemoração marca exatamente o dia 27 de agosto de 1962, quando começou através da lei 4.119 a história da Psicologia em regulamentação no Brasil.”

Para ele, nessa época pandêmica é interessante ressaltar que o atendimento psicológico se tornou absolutamente necessário por conta do que a pandemia trouxe para a saúde mental das pessoas, sentimentos como o medo, o pânico, a dor de perder um ente querido, além da compreensão do que está acontecendo.

“Tudo isso mexe com o comportamento nesse período. Na minha clínica, nós sempre trabalhamos com muito cuidado. Lá eu trabalho muito com invisibilidade e com o horário absolutamente marcado. Nós não temos fila de espera, mesmo antes da pandemia, isso favoreceu o aumento da chegada de mais clientes sabendo que a gente já estava com todos os cuidados possíveis. Então realmente houve um aumento e também houve aumento em atendimentos online”, afirmou.

Alfredo Morais esclarece que a psicologia promove o autoconhecimento e um tratamento sistêmico. “Vai atuar exatamente como local neutro do seu conhecimento, do que está acontecendo em nível da sua cabeça, para que a gente possa lhe direcionar e possa fazer com que você compreenda a sua história. O dia 27 de agosto traz entendimento da profissão e da importância da Psicologia. Nós estamos num momento excelente para a psicologia, porque é o momento onde a saúde mental foi afetada, em um momento onde só esse profissional conhece os caminhos da psique.”

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade