Feira de Santana

Não Desista da Vida: caminhada faz alerta contra depressão e automutilação

O objetivo da passeata é mostrar a importância da vida.

11/05/2019 às 20h17, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Várias pessoas participaram de uma caminhada, na tarde deste sábado (11), no bairro Tomba em Feira de Santana. Com muita animação, eles percorreram diversas ruas levando mensagens de otimismo e demonstrando que vale a pena viver.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 30% da população mundial sofrerá algum caso de depressão durante vida, sendo que aproximadamente 50% dos adultos com a doença, relataram ter os primeiros sintomas antes dos 18 anos.

Com o tema “Não Desista da Vida”, o ato contra a depressão, automutilação e o suicídio alertou a população sobre a importância de conversar sobre o que está sentindo e também de disponibilizar sempre um tempo para ouvir um amigo ou um parente que possa está precisando de ajuda.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O coordenador da caminhada, Danilo Guerra, informou que o objetivo da passeata é mostrar a importância da vida.

“A vida é o nosso bem mais precioso e não devemos abrir mão dela, por mais adversa que seja a circunstância ainda é possível dizer que vale a pena viver. Desistir da vida é cometer uma atrocidade contra si mesmo e ninguém merece morte, todos merecem vier”, afirmou.

Segundo ele o tema foi motivado pelo número alto de casos de depressão e que vêm crescendo cada vez mais entre os jovens.

“O tema foi motivado pelo contexto de que nunca se viu falar tanto em depressão como agora. Temos noticias quase que contidamente de jovens que se automutilando, até mesmo pastores, recentemente teve um caso de um pastor que se matou por não suportar a dor que estava dentro de si e não se abriu pra falar do assunto. Viemos trazer esse alertar para que pessoas abram seu coração e entendam que viver é sempre a melhor solução”, declarou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Danilo informou que as pessoas que precisam de ajuda ou seus familiares podem procurar ajuda psicológica na rede privada e também na rede pública, através dos Caps. Além disso, existe o CVV (Centro de Valorização da Vida), que através do número de telefone 188 dá apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. A ligação é gratuita.

A caminhada teve realização conjunta da União de Jovens das Assembleias de Deus, além de ONG’s e outras instituições sociais e religiosas interessadas no tema.
 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade