Feira de Santana

Ministério da Educação autoriza curso de medicina para faculdade de Feira de Santana

A definição sobre a identificação da instituição que receberá o curso deve ser publicada em portaria do MEC.

09/02/2022 às 21h46, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O ministro da educação Milton Ribeiro anunciou na noite desta quarta-feira (9) no Programa Voz do Brasil, que autorizou vagas para o curso de medicina para uma faculdade de Feira de Santana. Ele não informou qual era faculdade. No entanto, a UniFTC foi uma das instituições que se credenciou a receber o curso. Ano passado, a instituição recebeu uma comissão do Ministério da Educação (MEC) e foi avaliada como conceito máximo, recebendo nota 5.

A definição sobre a identificação da instituição que receberá o curso deve ser publicada em portaria do MEC nos próximos dias.

O reitor e vice-presidente de Operações da Rede UniFTC, o professor Cristiano Lôbo comemorou o anúncio feito pelo ministro e considera que este é um presente para Feira de Santana.

“Temos a expectativa, porque a instituição cumpriu todos os requisitos, desde o processo inicial da solicitação de credenciamento do curso, e a visita foi feita in loco, conseguimos o conceito máximo com nota 5. A publicação foi feita e estamos no aguardo da referida portaria. O ministro não anunciou qual é a instituição, mas o conhecimento que nós temos é que somos a única instituição que se submeteu a esse processo de apreciação e que recebeu a visita in loco com conceito máximo. Então não podemos afirmar enquanto não tivermos a portaria publicada, mas a nossa expectativa é que isso saia logo e possamos anunciar esse presente para a Princesa do Sertão”, afirmou o professor.

De acordo com ele, a UniFTC cumpriu todos os requisitos com vários profissionais envolvidos neste processo, os quais foram contratados. “Uma comissão é designada pelo Inep para visita no local, com profissionais credenciados, que visitam a instituição, fazem um relatório, encaminham para o Inep e dali outras etapas são avaliadas, com outros órgãos, outros profissionais, até chegar à etapa final de autorização. Depois de tudo feito, a equipe emite um parecer para que o ministro possa assinar, com as informações de que a instituição cumpriu todos os requisitos, tem estrutura suficiente, um quadro docente qualificado, que está dentro desse projeto pedagógico”, explicou.

Ele destacou que a UniFTC possui um excelente projeto pedagógico, um quadro docente de qualidade, estrutura física muito boa e garantia de que o estudante tenha acesso a todo o conhecimento não só internamente, mas nos campos de prática.

“A UniFTC vem construindo ao longo da história tudo isso, com convênio firmado com o governo do estado, com o município, que é um grande parceiro, que vem trabalhando com os cursos de saúde. Esse projeto é da Bahia, da região de Feira. Temos uma região com 128 municípios, conversei com diversos prefeitos. E Feira de Santana por si só tem sua importância, quantidade de leitos, que são pontos fundamentais para a aprovação de um curso de medicina além do que já tem contribuído muito que é o da Uefs. Quando um curso de medicina é aprovado em uma cidade, isso é capaz de mudar todo o contexto, porque pessoas de várias regiões, outros estados, vêm para fazer esse curso”, disse.

A quantidade de vagas, conforme o reitor Cristiano Lôbo, é solicitada pela instituição, mas na portaria é que estará autorizado quantas vagas poderão ser ofertadas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade