Esporte

'Mais um avanço para o esporte brasileiro', diz João Roma sobre sanção da 'Lei do Clube-Empresa'

Outro grande avanço da lei, segundo ele, é a criação do Programa de Desenvolvimento Educacional e Social (PDE), que tem um caráter social muito importante.

12/08/2021 às 17h24, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou que a sanção, pelo presidente Jair Bolsonaro, da chamada ‘Lei do Clube-Empresa’ é mais um avanço para o esporte brasileiro. A lei cria a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e, na prática, garante condições para que clubes profissionais de futebol feminino e masculino se tornem empresas.

O dispositivo altera a caracterização dos clubes de futebol, que hoje são considerados como associações civis sem fins lucrativos. “Agora, a legislação permite que as sociedades anônimas do futebol possam pedir recuperação judicial ou extrajudicial, além de buscar recursos por meio de emissão de debêntures, ações ou investidores. Com a nova lei, há uma expectativa ainda de que haja um avanço em relação à gestão profissional dos clubes, uma vez que terão mecanismo para avançar em modelos de governança mais sustentáveis”, disse Roma.

Outro grande avanço da lei, segundo ele, é a criação do Programa de Desenvolvimento Educacional e Social (PDE), que tem um caráter social muito importante. “A iniciativa visa promover medidas em favor do desenvolvimento da educação e do futebol a partir de convênio com instituição pública de ensino. No governo Bolsonaro defendemos que o esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social e esta medida vai neste sentido”, frisou.

De acordo com a lei, a Sociedade Anônima do Futebol sucederá o clube ou pessoa jurídica original nas relações com as entidades de administração, bem como nas relações contratuais, bem como ainda participará de torneios ou campeonatos profissionais em que o sucedido encontrava-se inscrito ou habilitado. O texto permite ainda a cisão do departamento de futebol do clube ou pessoa jurídica original ou ainda por iniciativa de pessoa natural ou jurídica ou de fundo de investimento.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade