Feira de Santana

Mais de 330 casos de sífilis foram confirmados neste ano em Feira de Santana

Adolescentes a partir dos 13 anos de idade podem realizar o teste rápido sem acompanhamento de responsável.

24/10/2019 às 22h42, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Segue até esta sexta-feira (25) a Semana Municipal de Combate a Sífilis e Sífilis Congênita, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. De segunda até esta quinta-feira (24) foram registrados 15 casos positivo para sífilis e um para HIV.

Atualmente Feira de Santana registrou de janeiro a junho deste ano, 339 casos de sífilis adquirida, destes, 94 são em gestantes.  A doença durante a gestação é preocupante, podendo trazer diversos riscos como óbito fetal e abortamento. Em alguns casos, o recém-nascido pode apresentar infecção assintomática, com surgimento dos primeiros sintomas nos primeiros três meses de vida.

Exames

As pessoas diagnosticadas foram encaminhadas de forma imediata para tratamento no Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, onde está sendo realizado os testes.

Os interessados em realizar o exame podem se dirigir ao Centro, que funciona no CSE localizado na Rua Professor Germiniano Costa, s/n, Centro. Os profissionais estão à disposição das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30. O exame é gratuito e o resultado sai em menos de 20 minutos.

“Não dói nada, o teste tem resultado instantâneo e os casos confirmados podem ser direcionados de forma imediata, e sem marcação, para tratamento”, afirma a coordenadora Vanessa Sampaio.

Adolescentes a partir dos 13 anos de idade podem realizar o teste rápido sem acompanhamento de responsável.

Sífilis

A sífilis é transmitida por meio de qualquer relação sexual desprotegida e pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita). Transfusões de sangue ou contato direto com sangue contaminado também é possível transmitir.

O uso do preservativo durante a relação sexual é a melhor maneira de evitar a doença. Caso diagnosticado, é necessário iniciar o tratamento que é feito com antibióticos, geralmente penicilina. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade