Feira de Santana

Lagoa Salgada passa por limpeza no Dia Mundial da Água

O prefeito Colbert Martins Filho acompanhou de perto o início dos trabalhos.

23/03/2024 às 08h15, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Lagoa Salgada passa por limpeza
Foto: Jorge Magalhães

A Prefeitura de Feira de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) e da Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), promoveu na manhã de sexta-feira (22) a limpeza da Lagoa Salgada. A ação simbólica, que marcou o Dia Mundial da Água, teve como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância de preservar as lagoas da cidade. O prefeito Colbert Martins Filho acompanhou de perto o início dos trabalhos.

Lagoa Salgada passa por limpeza
Foto: Jorge Magalhães

Neste Dia Mundial da Água, o prefeito aproveitou para fazer um apelo a população para que não joguem lixo, entulho e não invadam as margens das lagoas da cidade. “Feira de Santana dos Olhos d’ Água. São as lagoas que cercaram essa cidade no seu início e hoje nós precisamos preservar. Essa terra nasceu dos olhos d’água e a gente, às vezes, não respeita esses limites. Tem pessoas querendo entulhar as lagoas e não pode! Tem carroceiros que chegam, pegam entulhos e despejam em muitas dessas lagoas. Quando não fazem isso, querem invadir esse espaço, que na verdade tem que ser preservado”, afirmou o prefeito.

Lagoa Salgada passa por limpeza
Foto: Jorge Magalhães

Colbert destaca que essa mesma limpeza também vem ocorrendo em outras lagoas da cidade como a do Subaé, Geladinho e Chico Maia. No caso da Lagoa Salgada, um dos objetivos é investir para que esse bem público se torne um espaço de convivência e lazer para os moradores do entorno. “De forma simbólica nós estamos aqui na Lagoa Salgada, próximo da Noide Cerqueira, fazendo uma intervenção importante para que ela fique maior e mais limpa. Para a Lagoa Salgada estamos pensando em esportes náuticos, remo, construir uma pista de cooper aqui, com iluminação, estacionamento, algo bem bacana para a população”, disse.

Lagoa Salgada passa por limpeza
Foto: Jorge Magalhães

De acordo com superintendente da Soma, João Vianey, algumas máquinas como retroescavadeiras foram alocadas para realizarem a limpeza e desassoreamento da lagoa, que apresentava uma grande quantidade de material sedimentado e vegetação. O objetivo, segundo Vianey, é garantir melhores condições do espelho d’água e do escoamento.

Lagoa Salgada passa por limpeza
Foto: Jorge Magalhães

“Esse trabalho que estamos fazendo é de extrema importância, ainda mais hoje, um dia tão simbólico para o mundo. É um trabalho que envolve planejamento e estudos para realizarmos a urbanização completa dessa área, proporcionando uma opção de lazer importante para a cidade, além de garantir a preservação de uma lagoa tão importante para o município”, explica.

Lagoa Salgada passa por limpeza
Foto: Jorge Magalhães

A chefe de gabinete da Semmam, Joanely Brandão, chama a atenção para o papel de cada feirense no cuidado e preservação do meio ambiente. Uma responsabilidade que não cabe apenas ao poder público. “Com a requalificação da Lagoa Salgada nós estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente. O governo está fazendo a parte que lhe cabe, porém, as pessoas têm que ter a consciência de cuidar também, não só esperar que a prefeitura faça tudo. Esse dever de cuidar e preservar cabe a toda sociedade”, enfatiza.

“A limpeza da Lagoa Salgada se alinha com o Dia Mundial da Água, uma oportunidade de conscientizar e engajar a população na preservação ambiental deste bem público”, complementa Joanely.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom dia a todos um feliz domingo de Ramos. Olha o governo municipal tem obrigação municipal de manter limpa as nossas lagoas e sua manutenção diária pois são atribuições do município não é somente no dia mundial da água pois o patrimônio público municipal é competência do município. Temos várias lagoas subae da parque do feira 7.que está abandonado. A mais preservada pela atual gestão é somente a da baraunas.

  2. Se realmente fosse feito algo, em prol das lagoas existentes em Feira de Santana, teríamos as temperaturas bem mais agradáveis, por conta da sensação térmica que seria atenuada. Mas, basta dar um giro pela cidade, que nos deparamos com os nossos recursos naturais, cada vez mais e mais comprometidos.

  3. Moro aqui na conceição II próximo a uma lagoa tbm,essa por sinal além de não ter manutenção está sendo aterrada,já fiz várias denúncias a secretaria de meio ambiente,até hoje não tiveram nem a curiosidade de vir averiguar…sem falar que deve está infestada de mosquito da dengue,no final da rua Carmo Paranaíba!

  4. Sai daí mau exemplo! Uma gestão pífia, horrível.
    Nunca vi Feira de Santana nessa situação, tudo está um caos. A saúde, pavimentação, educação.
    Pior gestor de Feira de Santana.

  5. Serviço desde o ano passado sem terminar, deixaram os monte de terra entulhados na frente das lagoas e nem terminaram de limpar toda. Quer enganar a quem Colber ? Lagoa Subaé e Lagoa Salgada da mesma forma, isso aí é para fazer foto para campanha.

  6. Esse mesmo serviço foi inicializado no ano passado.
    Agora novamente gasta-se mas dinheiro para maquiagem do mesmo serviço sem nenhuma conclusão.

    A rua entorno da lagoa está um caos.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade