Feira de Santana

Lagoas de Feira de Santana passam por análise preliminar de qualidade da água

Na amostra coletada, a Lagoa do Subaé apresentou um alto índice de coliformes termotolerantes, sugerindo uma contaminação fecal que pode comprometer a utilização da água para outros fins.

01/05/2024 às 06h34, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Lagoas de Feira de Santana
Foto: Jorge Magalhães

As lagoas do Prato Raso, Grande, Subaé e Salgada passaram por uma análise preliminar de qualidade da água, onde os parâmetros físico, químico e microbiológico foram observados. Em março, amostras de água das lagoas foram coletadas e enviadas para um laboratório especializado. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam).

Segundo o relatório, todas as lagoas analisadas foram classificadas como águas doces de classe 03. De acordo com o artigo 16°, da resolução 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a água destas lagoas podem ser destinadas para diversas finalidades, como irrigação e pesca amadora.

Ainda segundo o relatório, um nível significativo de poluição orgânica foi encontrado nas Lagoas Prato Raso, Grande e Subaé. Já a concentração excessiva de fósforo nas lagoas é preocupante porque excede o limite que é permitido pela resolução do Conama – significa que pode existir a presença de despejo de dejeto sanitário nesses locais.

Lagoas de Feira de Santana
Foto: Jorge Magalhães

Na amostra coletada, a Lagoa do Subaé apresentou um alto índice de coliformes termotolerantes, sugerindo uma contaminação fecal que pode comprometer a utilização da água para outros fins. Das lagoas, a do Prato Raso foi a que apresentou o menor índice de coliformes termotolerantes.

A análise realizada nas lagoas não é definitiva, sendo necessárias outras amostras para um resultado mais abrangente.

O secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, destaca a importância da iniciativa, especialmente que a população feirense tenha conhecimento do nível de qualidade das águas dos mananciais existentes no município.

“Diante dos resultados já obtidos, medidas de controle para mitigar a poluição das águas, incluindo ações para reduzir a carga de poluentes devem ser implementadas”, observa.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostaria muito que as autoridades responsáveis pelo meio ambiente da região de feira de Santana , desse uma passada na lagoa grande do distrito de Maria Quitéria , são José da itapororocas, para verificar a quantidade de lixos que está sendo despejados na margens e dentro da lagoa, lixos esses que podem comprometer o meio ambiente e consequentemente afetar a saúde da população, vale a pena verificar e ver uma maneira de corrigir isso

    1. A lagoa do Subaé está abandonada, começaram a revitalização, e deixou no meio, e uma vergonha, quantos milhões foi destinado a revitalização da lagoa e agora se encontra abandonada, cadê o dinheiro? Serviço podre, agora se encontra pior que antes.

  2. Colber e suas farsas das Lagoas. Tudo fake, nenhuma lagoa foi revitalizada ou limpa. Até os lixos de uma limpeza que largaram pela metade, deixaram os matos e lamas largados por lá.

  3. Se vierem na Lagoa de Berreca vão sair correndo… com tantos condomínios sendo construídos no seu entorno… eu queria saber se existe controle das estações de tratamento de esgoto desses condomínios (o Jardim Brasil tem uma) e se essa água “tratada” vai pra Lagoa. É lamentável ver como um potencial de lazer que são as nossas lagoas é tão pouco valorizado.

  4. A Lagoa do Subae, iniciou uma limpeza, promessa de revitalização esta abandonada, o matagal tomou conta.Começou uma pista de cooper, não foi finalizado. Os meios de comunicação divulgou que teria feito um acordo com uma empresa privada, parou tambem. Dinheiro publico jogado no lixo.

  5. O potencial de Feira de Santana é enorme, mas esse grupo que está no poder fingiu que trabalhou , basta ver a situação das grades lagoas que poderiam serem revitalizadas dando mais qualidade de vida para os moradores com academia ao ar livre, ciclovias, pista para caminhada ia valorizar todo o bairro, mas falta pavimentação asfáltica, iluminação, limpeza. Quantos anos de atraso tem minha cidade onde nasci ?

    1. Esse grupo político que está aí na prefeitura e seus projetos “próprios” acabou com as lagoas de Feira.
      Eles sugaram alem da água dos olhos da Santana, o sague e do suor do Povo.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade