Bahia

Itaparica: Fonte da Bica única estância hidromineral à beira-mar das Américas é reinaugurada

A Fonte da Bica fica no Centro Histórico do Município de Itaparica.

28/10/2020 às 09h02, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Fonte da Bica, um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade de Itaparica, foi reinaugurada e agora encontra-se de portas abertas para receber também visitantes.

O local conhecido como única estância hidromineral à beira-mar das Américas, passou por intervenção realizada pela gestão municipal, onde teve os azulejos restaurados, além do estilo arquitetônico resgatado, como forma de preservar a memória cultural do passado.

A reinauguração celebra os 189 anos de Emancipação Política do município no último domingo, 25 de outubro.

O ambiente interno conta com nova iluminação de LED, além de quiosques reformados para serem utilizados por comerciantes locais. Os jardins que decoram a área de lazer deixaram o lugar ainda mais acolhedor.

Quem estiver por lá, vai se deparar com a seguinte estrofe do hino itaparicano estampada nos azulejos onde estão situadas algumas das torneiras que facilitam o acesso a abundante água mineral:

“As águas valiosas do teu mar, nos dão tranquilidade e alimento. Para sempre você há de prosperar, mostrando seu valor a cada tempo”, diz o trecho.

Dentre as mudanças ocorridas no espaço físico, impossível não querer saciar a sede depois de ler o famoso verso que anuncia o rejuvenescimento: – “Éh, água fina. Faz véia virar menina!”, da autoria do primeiro poeta que cantou as belezas da ilha, Frei Manoel de Santa Maria.

A Fonte da Bica fica no Centro Histórico do Município de Itaparica.

Fotos: Prefeitura de Itaparica

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade