Covid-19

Governo da Bahia articula aquisição de insumos para apoiar hospitais privados e municipais

O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas afirma que existe estoque suficiente para atender aos hospitais da rede estadual e informa que o estado vem tentando fazer uma compra no mercado internacional para apoiar os municípios.

19/03/2021 às 14h27, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Governo da Bahia está buscando meios para garantir insumos aos hospitais privados e municipais que tratam pacientes graves com covid-19. O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas afirma que existe estoque suficiente para atender aos hospitais da rede estadual e informa que o estado vem tentando fazer uma compra no mercado internacional para apoiar os municípios. Além disso, o Fórum de Governadores solicitou que o Ministério da Saúde adquira os insumos em outros países.

"Nós nos preparamos para esse momento, fizemos aquisições centralizadas de sedativos e de bloqueadores, temos ainda um estoque que nos permite avançar ao longo desse próximo mês, mas o fato é que várias outras unidades hospitalares municipais e privadas não fizeram e estão hoje numa situação de falta, solicitando ajuda do governo do Estado. Nós não temos condições de socorrer todos os hospitais da Bahia, além da nossa rede, porque não nos preparamos para isso, é por isso que ontem foi iniciado uma articulação junto ao fórum de governadores para que o Ministério da Saúde tome providências de fazer uma aquisição internacional, a Bahia também está tentando fazer a sua aquisição internacional direta e estamos trabalhando junto à Organização Panamericana de Saúde (OPAS), para que ela possa concluir um processo de aquisição que foi iniciado em 2020 e que o Ministério da Saúde disse que não era necessário porque ele daria conta de oferecer os medicamentos todos para o Brasil inteiro. Então a OPAS está sendo instada a nos ajudar e nós instamos o Ministério para que ele tome providências para ajudar o Brasil a importar", concluiu.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade