Bahia

Governo certifica duas novas áreas de soltura de animais silvestres na BA

Pertencentes à Bracell, espaços naturais ficam nos municípios de Entre Rios e Jandaíra.

05/11/2021 às 16h19, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Duas novas áreas de soltura de animais silvestres (Asas) foram certificadas pelo Governo da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). São elas: o Projeto Cachoeira, no município de Entre Rios, e o Projeto Sergipe, em Jandaíra. Ambas estão em espaços pertencentes à Bracell, que, a partir de agora, torna-se proprietária de três Asas. A primeira a ser certificada, em 2020, foi a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, também em Entre Rios.

Segundo Meryellen Baldim, coordenadora de Meio Ambiente e Certificações da Bracell, esse reconhecimento evidencia a responsabilidade ambiental da empresa, que trabalha para manter a conservação da biodiversidade em suas áreas de preservação. “Esta certificação é mais uma comprovação de que nossas áreas são ambientes adequados para o desenvolvimento das espécies da fauna silvestre”, diz.

Especialista em Meio Ambiente da Bracell, o biólogo Igor Macedo acrescenta que as certificações se deram também pela proteção oferecida aos animais. “Essas novas Asas são mais uma oportunidade de dar sobrevida a esses animais que vêm, muitas vezes, de situações inadequadas, como tráfico. Além disso, servem para contribuir para a reintrodução de espécies com diversos status de ameaça de extinção ao ambiente natural”, pontua ele.

A primeira soltura de animais nessas áreas aconteceu nesta quarta-feira, 3. Ao todo, foram 14 animais reinseridos: 11 répteis (entre serpentes e lagartos), duas aves (uma cambacica e uma coruja-orelhuda), e um mamífero (papa-mel).

Um papa-mel também foi reinserido na quarta (3) | Foto: Acervo Bracell

Renovação

A empresa também obteve a renovação, por mais dois anos, da Asas da RPPN Lontra, maior área do gênero no Litoral Norte, com 1.377 hectares. O espaço natural também é o único Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica de uma empresa privada reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A área da Bracell – companhia do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais – abriga 378 espécies da flora silvestre, 264 espécies de aves, 75 de anfíbios, 57 de cobras e lagartos e 38 de mamíferos. Por esse potencial de biodiversidade, recebeu, em 2020, outros 140 animais reabilitados pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador.

Bracell

A empresa, que faz parte do grupo Royal Golden Eagle (RGE), é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil – em Camaçari (BA) e em Lençóis Paulista (SP). As atividades e modelos de gestão adotados pela companhia estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e a empresa, de forma permanente.

Em 2021, quando a expansão na unidade de Lençóis Paulista, conhecida como Projeto Star, for concluída, a Bracell terá capacidade de produção anual de 2 milhões de toneladas de celulose e empregará cerca de 10 mil colaboradores próprios e terceirizados. Além de suas operações industriais no Brasil, a Bracell possui um escritório de administração em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade