Feira de Santana

Vistoria dos táxis de Feira de Santana começa dia 16; profissionais devem enviar documentos até dia 15

A programação deverá seguir a ordem numérica dos veículos, sendo realizadas 30 vistorias por dia.

11/10/2023 às 10h45, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Taxistas
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Tem início na próxima segunda-feira (16) e segue até o dia 20 de dezembro deste ano, a vistoria anual dos táxis de Feira de Santana. A programação deverá seguir a ordem numérica dos veículos, sendo realizadas 30 vistorias por dia.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Ivan das Mercês Alves, responsável pelo setor de concessões e permissões da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), informou que 1.350 táxis estão cadastrados no sistema da cidade.

Essa vistoria é realizada na Rua Tupinambá, S/N, bairro São João (garagem da Soma) e apenas 30 veículos serão vistoriados por dia, ou seja, 15 pela manhã e mais 15 pela tarde, seguindo uma ordem, como por exemplo, no dia 16 de outubro, começa do 0001 até 0015, quando for no período da tarde, 0016 até 0030 e assim por diante”, explicou.

Vistoria de Táxis
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo Ivan das Mercês, quem não realizar a vistoria, será penalizado pela prefeitura.

“A secretaria irá tomar as medidas cabíveis por não descumprirem a ordem de vistoria, pois a vistoria é para o bem maior, é para o bem do povo, os carros serão inspecionados para confirmar se realmente têm as devidas condições de transitar. Então nós observamos a questão dos pneus, a situação estética do veículo, a parte mecânica, tudo isso, pois estes taxistas estão transportando vidas”, pontuou.

A última vistoria realizada aconteceu no ano de 2019, antes da pandemia da Covid-19.

“As vistorias estavam suspensas por conta da pandemia, tanto que a última aconteceu no ano de 2019. Esses taxistas precisam pagar uma taxa de R$ 10, um valor até irrisório, até porque os taxistas vivem em meio à uma grande crise, questão de concorrência, são pais de família, lutam pelo seu sustento e o valor da taxa é considerado baixo”, esclareceu.

Ainda segundo Ivan das Mercês, todo material deverá ser enviado através de uma plataforma digital disponibilizada pela prefeitura.

“Os taxistas já podem se deslocar até a Secretaria, imprimem o DAM no valor de R$ 10, depois enviam toda documentação através do site feiradesantana.1doc.com.br. Todos estes documentos deverão ser enviados até o dia 15”, explicou.

Veja a relação de documentos necessários para realizar a vistoria:

  • CRV
  • DUT
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo
  • Antecedentes Criminais
  • Documento Oficial com Foto
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de Residência Atual
  • Certificado de Aferição do Taxímetro
  • Inspeção do GNV
  • Comprovante de Pagamento do DAM

Caso tenha condutor auxiliar:

  • CNH Categoria B
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de Residência Atual
  • Antecedentes Criminais

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pra que fazer nas datas que a secretaria quer? Era só determinar a quantidade por dia durante o período da vistoria, e a gente ia no melhor momento? Não pensaram na categoria. Todos os anos sempre foi assim. Se a gente não for na data que eles determinaram, ainda tem a chance de perder o alvará. Queria ver se fosse com as empresas de ônibus se eles fariam assim também

  2. Pra que data específica para cada alvará? E se no dia eu tiver uma viagem com cliente. Será que o Secretário não sabe que a praça está muito fraca. Será que vou ter que perder o dinheiro sendo que eu poderia ir em outra data? Era só colocar data de início e data de fim e distribuir só 30 senhas por dia como era antes

  3. Para que colocar as datas de vistoria de cada alvará? Por que não fez como era antes que tínhamos o livre arbítrio de ir na data melhor para nossa categoria? E no dia que não tiver os 30 carros outros não poderão ir, pois tem que seguir o cronograma. Só em Feira que a gente vê isso. Feira tem muitos taxis com alvará cassado ou que não estão rodando por estarem nas oficinas. Ainda dá tempo do Secretário corrigir isso e pensar numa forma melhor para a categoria

  4. O Secretário Municipal de Transporte e Trânsito pecou ao colocar as datas das vistorias de acordo com o número de ordem. Deveria ser igual aos outros anos em que atendia “x” quantidade por dia sem ter a necessidade de aguardar a data específica. Falo isso porque Feira de Santana hoje tem centenas de táxis que não estão rodando, seja por estarem em oficinas, seja por estarem com alvarás cassados, sejam por estarem em processo de troca de carro. E por isso vários colegas que querem fazer as vistorias logo não irão poder simplesmente pelo fato de ter que aguardar a data marcada. Aí vem as perguntas: consultou os taxistas antes para tentar uma melhor forma, pensou nestes alvarás que estão impossibilitados de rodar? Como ficará nos dias que não tiver a quantidade suficiente? Algum taxista pode ir antes da data programada?

    Acorda Cidade, por gentileza, passe etes questionamentos para a SMTT, quem sabe assim eles dão uma explicação ou até mesmo pensam na nossa categoria. Se na data programada nós não podermos, ainda responderemos um processo administrativo. Era só entrar às 30 senhas então teríamos a necessidade de ter que esperar, sabendo que estas 30 vagas não serão preenchidas todos os dias. Será que o Secretário ouviu os funcionários da SMTT que fazem este trabalho há anos ou não foi pensado isso?

  5. Agora tentar ajudar faz algo q possa melhorar a vida dessas pessoas não mais o ton d ameaça é a parte principal tratam como se fosse pessoas d mal caráter qdo todo levam documentos q provam q são pessoas idônea d caráter ilibado os pontos sem sinalização sem lugares para os mesmos sentarem sem banheiros nada para ajudar mais ano q levem essas mesmas pessoas serama q serão visitadas quase q todo os dias querndo os votos faz uma garapa de açúcar ruim com esse povo aí

  6. Quando o assunto é para ir contra os trabalhadores os taxista especial aparecem ligo quem diga q será penalizado agora a quantidade de carros q estão atuando no sistema de transporte na cidade motorista q andam d qualquer jeito aí não aparece ninguém para falar ou fazer nada mais qdo for em 2024 vai aparecer nos pontos de táxis como as melhores pessoas para os taxista como sempre só são fiscalizado os regulamentados pq não vão atrás dos aplicativos os ligerinhos pq sabem com eles a coisa é diferente

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade