Feira de Santana

Vendedora denuncia tentativa de golpe por motorista de aplicativo em Feira de Santana

Vítima faz um alerta para que os clientes que utilizam aplicativos estejam mais atentos, para evitar situações desse tipo.

05/01/2023 às 14h00, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A vendedora Camila Reis Andrade fez um alerta sobre possíveis golpes que estariam sendo aplicados em Feira de Santana por um motorista de aplicativo. Ela também foi vítima de uma dessas tentativas de fraude, no último dia 6 de dezembro, quando solicitou uma corrida para retornar à residência, após uma consulta médica do filho de 2 anos.

“Peguei um carro por aplicativo no dia 6 de dezembro. Eu estava com meu filho de 2 anos, que ele tinha acabado de sair do fonoaudiólogo. Minha corrida era para dar R$ 9,97, e eu peguei o aplicativo para minha residência, que é no Tomba. Fiquei menos de cinco minutos dentro do carro, porque o percurso não dava 3 km. O motorista, ao chegar, viu que meu filho estava um pouco agitado. Ele não encerrou a corrida. Para minha sorte, meu limite estava baixo, então não chegou realmente a debitar do meu cartão, mas eu fiquei recebendo as notificações de um valor de R$ 370 e depois outra de R$ 380, que não foi aprovado”, relatou a vendedora em entrevista ao Acorda Cidade.

Segundo Camila Reis, após receber as notificações no cartão de crédito, ela verificou o itinerário do motorista e avaliou que o homem agiu de má fé, relatando o caso à empresa por meio do próprio aplicativo.

“Quando fui olhar no meu aplicativo, vi que o motorista passou por Amélia Rodrigues, no pedágio e tudo, informando que ficou da Presidente Dutra até o Tomba mais de 2 horas de relógio comigo dentro. Relatei o caso ao pessoal do aplicativo, e eles demoraram de me responder, tive que prestar queixa na delegacia contra esse golpe que eu sofri com o aplicativo. Eu fiquei horrorizada quando vi aquele valor no meu cartão. Foi em torno das 18h46. Esse motorista me aplicou um golpe e hoje eu não consigo mais utilizar o aplicativo, que me deu um cash de R$ 11, porém quando eu vou solicitar uma corrida, está informando que tenho que fazer o pagamento de R$ 380”, lamentou.

Ela faz um alerta para que os clientes que utilizam aplicativos estejam mais atentos, para evitar situações desse tipo.

“Você acaba confiando no aplicativo e nas pessoas, e estão aí gerando golpes. Eu me senti lesada, porque o motorista agiu de má fé. Eu estava com meu filho, uma criança, que estava agitada. Desde quando surgiu o aplicativo nunca tive problemas, mas agora já estou ciente que está tendo casos assim em Feira de Santana. Precisamos ficar mais atentos relacionados a isto, e verificar se finalizou a corrida realmente, para isso não ocorrer novamente”, finalizou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Infelizmente isso se tornou comum,não vamos agravar a todos mas a maioria são desonestos principalmente pela conivência da plataforma, a plataforma não pune motoristas desonestos e nem repara os danos causados aos clientes eles têm Liberdade total para agir dessa forma, eu já tomei prejuízo com motoristas de aplicativo, mas precisamente da Uber, por três eles subtrairam encomendas, tenho um delivery e eles furtam as encomendas não entregam aos clientes a gente Reclama não dá em nada e Eles continuam rodando e furtando outros clientes tranquilamente

  2. O passageiro pode muito bem encerrar a corrida sem depender do motorista!
    Instala o aplicativo, não ler os termos de uso e acha que sabe usar o serviço!
    Fica a dica, leiam os termos e vejam que você “passageiro” tem todo o controle da corrida, agora o interessante é que o cara vai aplicar um golpe com o carro dele, as informações dele e o aplicativo dele, que belo golpe né? bem inteligente isso!

  3. O engraçado é que tudo agora é golpe, o passageiro chama o carro, fica dentro de casa…o carro chega ele não sai… passam 5 minutos ele não aparece e ainda não quer pagar a taxa ? faça-me o favor… chamem o carro é fiquem atentos em vez de ficar postando abobrinha. Lembre-se motorista de app é um parceiro e não seu motorista PARTICULAR..Fica a dica.

  4. Fiz um comentário criticando o acorda cidade pela reportagem e foi censurado.
    Não sabia que vocês não aceitam as críticas!
    Posta meu comentário aí, pois não tem nenhuma palavra de ofensa, apenas uma crítica

  5. Comigo aconteceu assim, chamei um carro pelo aplicativo 99 , a corrida deu 33 reais, chegando no destino eu paguei o valor, mas o motorista colocou que eu não paguei, deixando o valor pendente, só descobri depois quando fui solicitar outra corrida, tentei entrar em contato com a 99 mas não consegui, pra mim ele é um ladrão, estelionatário, infelizmente existe todo tipo de gente no mundo,

  6. COMIGO TB ACONTECEU FIS UMA CORRIDA E PAGUEI NEM DINHEIRO QUANDO FIS OUTRA TA COSTANDO Q ESTOU DEVENDO O VALOR DE 28 REAIS SE NEM A CORRIDA FOI ESSE VALOR MANDO MENSAGEM E NAO TENHO RETORNO

  7. Situação similar aconteceu comigo no último dia 03/01. Solicitei a corrida do meu trabalho para minha residência (coisa que sou acostumada a fazer) e chegando no meu destino o mesmo me mostrou o valor a ser pago, que por sinal era o mesmo qdo Solicitei a corrida. Posteriormente ao abrir o app pra pegar meu recibo percebi uma cobrança absurda nesta corrida e uma pendência a ser paga na minha conta do app. Pois, o motorista só finalizou a corrida em um destino que não era o meu. Fiz duas reclamações; e providências imagens de câmeras de segurança que comprovariam minha chegada em casa dentro do carro do app. Após, informar que iria resolver judicialmente, eles retiraram a pendência da minha conta.

  8. Com minha mãe já aconteceu isso tbem ela denunciou a UBER e foi estornado o valor, aconteceu tbem o UBER destratar uma idosa de 76 anos dizendo que não tinha obrigação de deixa_la na porta da clinica a qual ela tinha consulta e aí da ficou dando voltas para aumentar valor da corrida.

    1. Isso mesmo antes de sair pesa pra encerrar a corrida. Mais Nei todo os motoristas e igua não tei Bom i nal por causa de uma pessoa todo paga u Pato não

  9. Aconteceu a mesma coisa comigo. O valor do não foi tão alto. Mas chegando no meu destino eu eu desci do carro e o motorista não encerrou a corrida. Quando fui olhar o aplicativo está como se eu tivesse dentro do carro ainda. Não está terminada a corrida. Aí veio o valor o dobro do q eu tinha que pagar.

  10. No meu caso,fiquei curiosa pra saber como o motorista fez:deu um valor inicial e no fim apareceu o mesmo valor vi na tela do celular dele,ele simplesmente cancelou uma corrida que havia aceitado antes de chegar no meu destino,aí apareceu outro valor.Como dei boa noite quando entrei no carro e ele não respondeu e perguntou o meu destino de modo ríspido e o valor não foi muito ,deixei pra lá,afinal,não sabia a índole dele .

  11. Boa noite, a Uber precisa colecionar melhor os seus motoristas, isso não é um caso único, em abril de 2022 minha esposa havia pedido um Uber com mais duas amigas da cidade de Candeias s Simões Filho, e o valor era de um pouco mais de R$25,00. Ao parar numa sinaleira na praça de Simões Filho uma das passageiras aproveitou a parada e desceu, e quando chegou no destino final a minha esposa pagou o valor, porém ele continuou a corrida com destina a Salvador- Na, finalizando nas medicações de águas claras, e minha esposa só veio perceber após solicitar um outro Uber, quando o aplicativo cobrou valor pendente.

    E aconteceu comigo também, quando solicitei uma corrida da cidade de Camaçari até o polo petroquímico, onde a corrida deu um valor de R$18,00, realizei o pagamento referente o valor e pra minha surpresa quando fui chamar outro veículo também existia um valor pendente, pois, o mesmo passou para o app que eu não havia pago a corrida.

  12. Como motorista digo a vocês. Quando o motorista finalizar a corrida, vai aparecer no celular de vocês a notificação do aplicativo, Uber, 99 etc. Verifique a notificação, caso abra a tela pra avaliar o motorista, a corrida foi finalizada, ( aproveita e da 5 estrelas, e se possível uma gorjeta, caso ache nescessário 😀 ) . Se não aparecer, assim que abrir o app, vai mostrar que a corrida ainda está em andamento, entre em contato com o suporte e denuncie o “boborista” . E lembre-se toda profissão tem os “pombo sujo”.

    1. Comigo aconteceu dia 30.12, pedi um uber no mercado não muito distante de casa, tinha apenas 1 sacola. Chegando no meu destino, entrei no prédio e como a corrida deu baratinho, abri o app para dar gorjeta e o motorista estava a uns 3km da minha casa sem encerrar a corrida. Cancelei e reportei a uber. Tinha uns 4 reais a mais. Geralmente, após entrar em casa eu olho o app e o e-mail para ver se alterou o valor. Temos que fazer disso hábito.

  13. as veses o barato sai caro ser motorista de uber pode ser qualquer um e as pessoas quase no geral está mais interessado no baixo valor da corrida e não se preocupa se o condutor é do bem ou do mal, ñ sou taxista mais com taxi ñ acontece isso. será que vale apenas se arriscar, pensem nisso.

  14. Aconteceu comigo a mesma coisa! Paguei um valor, quando estou em casa depois de um certo tempo recendo outras cobranças no meu cartão, mas ele recusou, quando olho no App a corrida que fiz não aparecia mais, aparecia outra corrida beeem mais longa para outros destinos. Tentei contactar a uber e não nada de resolver, não levei para a frente pois os valores foram baixos.

  15. Comigo aconteceu no natal, solicitei uma corrida na UBER, o motorista veio até a rua onde solicitei, iniciou a corrida e foi embora sem mim, quando olhei no app para ver se ele já estava chegando, mostrou que a corrida já havia sido iniciada e ele seguiu o trajeto até o destino e finalizou a corrida, como o pagamento estava em dinheiro ele colocou que não paguei, reclamei com a empresa e eles disseram que estava tudo certo com a corrida, pois havia sido iniciada e finalizada nos locais solicitados, estão me cobrando e não consigo mais usar o app também, a própria Uber ajuda esses golpistas a roubarem.

    1. Comigo aconteceu algo parecido no ano novo em Salvador.
      Pedi o Uber ele aceitou a corrida e estava vindo ao meu endereço depois ele parou e eu fiquei mandando mensagem perguntando onde estava e se estava vindo. Depois ele cancelou e colocou que eu não tinha pagado a corrida completa e com isso gerou para mim a taxa de R$3,00. Aí reclamei no aplicativo e o valor foi estornado como cash back. Infelizmente tem muitos bandidos usando a plataforma.

      1. Essa taxa de 3 reais só acontece quando o motorista chega até o destino inicial espera 5 minutos e o passageiro não chegando ele cancela pelo excesso de tempo esperado. Você pode ter pedido a corrida por geolocalizacao e ter caído em outra rua ou ter pedido a corrida de forma invertida ou não ficou observando se o motorista tinha chegado. Ele esperou, você não chegou e ele cancelou ganhando a taxa pela espera. Esse caso aí não tem nada haver com golpe.

        1. É isso mesmo, tem hora que dá muita raiva, o motorista manda msg que chegou e o passageiro fica dormindo e nem sai no portão pra ver, aí diz que não chegou, que não está vendo! Dá vontade de esperar chegar no carro e cancelar a viagem, só pra aprender ficar pronto e não deixar o motorista de molho!

    2. Se teu telefone for Android, provavelmente o serviço de monitoramento do Google está ativo tu pode pegar esse histórico e abrir o chamado na Uber anexando os prints do histórico do GPS que irão mostrar que não houve deslocamento no momento da corrida.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade