Feira de Santana

Vendedora ambulante denuncia agressões por agentes de fiscalização da Prefeitura

Além da retenção do material de trabalho, ela alega agressões físicas e ameaças por parte de um dos agentes.

29/06/2023 às 11h12, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na manhã da última quarta-feira (28), viralizou na cidade de Feira de Santana, a informação onde agentes de fiscalização da Secretaria de Trabalho Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), popularmente conhecido como ‘Rapa’, se envolveram em uma confusão generalizada com vendedoras ambulantes do Centro de Abastecimento (Ceasa). 

A nossa reportagem esteve na Rua Marechal Deodoro para conversar com uma mulher que informou as agressões por parte dos fiscais. Alana Padilha é vendedora ambulante e, no momento, estava vendendo lanches pelas ruas do centro. Ela contou como aconteceu.

“Eu estava normalmente trabalhando com meu carro de lanche, enquanto ele veio de lá pra cá e mandou eu sair. Só foi questão de um minuto de dar a coxinha do moço ao lado. Ele me xingou. Ainda derrubou e quebrou tudo, minha vitrine com meus lanches dentro”, informou. 

Alana vende em um carrinho personalizado adquirido por ela mesma. Por conta da forma da abordagem, encontra-se sem material de trabalho. 

“Quebrou só a vitrine de vidro, o vaso de suco e minhas peças que eu tive prejuízo de 280 peças. Hoje infelizmente eu estou sem material pra trabalhar, mas tenho fé em Deus que amanhã eu vou conseguir voltar normalmente”, disse a reportagem do Acorda Cidade. 

Segundo ela, a Polícia Militar esteve no local após a confusão e encaminhou a ambulante para prestar a ocorrência. “Estou com o papel da ocorrência. Ele não tinha em momento nenhum ter me agredido, independente de qualquer situação, ele não podia ter batido na minha cara”, afirmou. 

Além da retenção do material de trabalho, ela alega agressões físicas e ameaças por parte de um dos agentes. “Foi minha primeira vez porque eu nunca desrespeitei nenhum deles. Só a ousadia que eu achei de chegar e bater na minha cara. Isso é falta de respeito com a gente trabalhador. E além de tudo, ele ainda me ameaçou que se eu desse queixa dele, ele me mataria”, informou.

Projeto Contra Ações do Rapa 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O vereador Luiz da Feira (Avante), protocolou um Projeto de Lei de sua autoria, o qual proíbe ações de fiscais da Settdec, o Rapa, em Feira de Santana. As fiscalizações são voltadas para retirar os ambulantes das ruas, que segundo o vereador, tem caráter truculento e desrespeitoso com os trabalhadores. Entretanto, foi vetado pelo prefeito Colbert Martins da Silva na data de ontem (28) através de publicação pelo Diário Oficial. A prefeitura argumenta que o projeto é ilegal por ferir princípios administrativos.

Laia também: “Queremos respeito com os ambulantes”, diz vereador após prefeito vetar projeto que proíbe ações do Rapa

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Toda solidariedade ao povo trabalhador desta cidade, não consigo pensar em mais nada a não ser tristeza. A vontade que eu tenho é de chorar, ver pessoas lutando por sua dignidade e sendo tratadas desta maneira…. meu deus, o que esse povo fez para merecer tanta humilhação? peço que voces compartilhem qualquer ação contra essa violência por aqui, para que a comunidade possa apoiar estes trabalhadores. E mais uma vez, parabéns para essa jornalista que eu não conhecia, mas que hoje tem o meu respeito e admiração!!

  2. Não apoio violência, mas esses ambulantes nem deveriam existir, porque quem anda pelo passeio sofre com esses “donos de passeio”. Além de que enfeiam a cidade com essa desorganização #issoqueeuacho

  3. Olha tem uns caras que entram pra estes trabalho com aval de políticas o dia que pegar um cara deste botar pra pagar em dobro um prejuízo deste este Brutus parece que nao tem familia é filho de xocadeira tem que colocar um comandante de pulso forte pra punir mesmo

  4. Nascimento, a pessoa que deu tapa na ambulante, vejam quando dar o tapa na menina, e o pessoal vai para cima separar ele, ele tenta puxar um revolver 38 na cintura para coagindo a todos, tem outro vídeo que o motoboy flagrou que mostra ele atrás do caminhão retirando a arma e escondendo em um bolsa, e se evadindo do local. O Secretario responsável em nome da prefeitura, mentiu pra imprensa dando uma declaração leviana ,para **** nao ser punido, mais com este vídeo ele tem que responder, ajudem esta ambulante, assim como outro que foram calado e prejudicado e novamente a prefeitura cria situações para os agressores ficarem impunes, nao deixem passar em branco já excederam os limites da humilhação entre prefeitura, secretario responsável e os ***** (RAPA).Justiça pessoal.se ele for pra justiça ele vai alegar que iria puxar um spray de pimenta ou vai inventar, procurem o motoboy que tem este video,ou ele vai procurar a ambulante e dar a prova.

  5. Passa na av Fraga Maia, no comércio da cidade nova, ou qualquer outro bairro de Feira que virou comércio, passeios e calçadas totalmente tomados por produtos ou cavaletes, a Prefeitura não faz nada para organizar essa bagunça, perseguição a ambulantes é moleza.

  6. Já passei por uma situação parecida, mas longe de sofrer agressão.
    Vendo doces no centro da cidade e conheço a Alana. Certa vez eu estava me dirigindo para fazer uma entrega e parei para atender uma ligação, ao colocar minhas caixas que são duas, sendo uma térmica e outra transparente, as quais carrego nos braços. Fui abordado por uma fiscal, na qual não lembro o nome mas sei que é, onde a mesma foi grossa e não me deu ouvidos. Foi muito truculenta com as palavras ” saia daí, você não pode ficar aí, tire suas coisas daí” eu só parei para fazer uma ligação. Ela não quis me dar ouvidos.
    Eu gostaria de saber com qual direito eles podem tomar tudo que o trabalhador tem, quebrar e o pior, usar de agressão verbal e física? Eles são protegidos do prefeito, com certeza, porque se um vereador não tem força para barrar tais ações imagine o que pode acontecer com um trabalhador informal nas ruas da cidade.
    Merece mover uma ação junto ao ministério público, contra o agressor e contra o prefeito responsabilizando-os por tais agressões, porque isso fere o direito de ir e vir, e acima de tudo ela é Mulher, Maria da penha nele.

  7. Infelizmente não posso falar aquilo que realmente penso a respeito do atual prefeito de Feira de Santana, pois corro risco de ser processado, mas tenho fé em Deus Senhor prefeito que você nunca mais ganhará eleição nem pra ( diretor de escola de mal caráter)

  8. Esse cara deveria tomar vergonha na cara, mulher está trabalhando , ganhando o pão de cada dia , venha ***, fazer isso , Cuidado seu **** ,na hora certa vai receber a **** chiando. Aí quero ver seus Comodante fazer alguma coisa .Uma hora a população vai se unir ,

  9. Quando Kanário passar nas eleições, vcs mesmos vão atrás e votem no autor dessas mazelas todas que Feira sofre a mais de 20 anos : Ele mesmo Zé o ex. Foi quem criou Colbert prefeito, BRT prá nada e o rapa pra bater na cara dos ambulantes.

  10. Não é nenhuma novidade a truculência do rapa para com os ambulantes de feira, desde o primeiro mandato de Zé Ronaldo que os abusos acontece e ninguém nunca tomou uma providência. Agentes armados com revolveres, algemas, tonfas como se fossem policiais.
    O problema é que essa mesma galera que apanha e perde suas mercadorias vota nesse grupo então não resolve nada!!

  11. Ao mesmo tempo, em que fico sentido pelos prejuízos causados pelo rapa….por outro lado eu acho pouco
    porque tiveram a chance de uma mudança nas urnas. Então entra ano e sai ano na mesmice com o CORONAL da Feira.

  12. ISSO NÃO CONFIGURA ABUSO DE AUTORIDADE?; NA VERDADE ESSES AGENTES NÃO TEM NENHUM PREPARO PARA TER CONTATO COM ESSAS PESSOAS QUE QUEREM GANHAR SEU DINHEIRO HONESTAMENTE.

  13. Só observo isso… daqui a alguns meses terão novas eleições, disse uma vez e repito, se o próprio cão careca ou alguém da dua corja ser eleito prefeito de Feira o cidadão feirense tem mais é que sofrer, se iludam com festas algazarra e folia que depois. “se não se não”

  14. ISTO É UM ABSURDO, UM ABSURDO, HUMILHAÇÃO COM PESSOAS QUE ESTAO FORA DO MERCADO DE TRABALHO E BUSCAM GANHAR O SEU SUSTENTO DIGNAMENTE E SÃO TRATADOS COMO FORA DA LEI. PREFEITO COLBERT VC É COVARDE, ESTES MESMO QUE VC MANDA SEUS CÃES FEROZES ACUAR EE AGREDIR SAO OS MESMOS QUE VISTIRAM UMA ROUPA NOVA PARA LHE DAR UM VOTO, COVARDE, COVARDE.

  15. Sendo Vereador nao fazia projeto nenhum, financiava um advogado para pessoas que estão tentanso ganhar o pão honestamente e orientava qque qquanso fossem tratatada dessa maneira revidasse essa senhora deve ter esposo um irmao alguém que um vagabundo desse nao tem coragem de encarar. E Dava uns tiros tiros na cara desses valentoes. Ja que são retado bota pra combater trafico de droga.

  16. A conheço, os lanches dela são muito bom!!
    Esses fdp só agridem os ambulantes porque ainda não achou um que desse de volta.
    Quanto ao administrador do município, os dias dele estão contados… próxima eleição ele devolve o que nunca conseguiu com luta, como outros candidatos. Só se tornou prefeito por necessidade de José Ronaldo. Ele só vetou a proposta de Luiz, porque ele acorda todos os dias e acha café na mesa, sem fazer muito esforço.
    Esse Colmerda está longe de reeleger! O pai deve se tremer todo no caixão de tanto desgosto.

    1. Zé Ronaldo só colocou ele ,pra evitar que a conduta das Administração anteriores viessem a tona,se Zé Neto ganhar ele vai jogar tudo no ventilador,aí feira vai saber pq o Ronaldismo tanto quis ganhar em feira!!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade