Feira de Santana

'Trânsito da Índia': condutores disputam espaço em trecho de viaduto do bairro Tomba

De acordo com populares, muitos motoristas percorrem no sentido contrário para 'cortar caminho'.

06/03/2024 às 10h02, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Quem trafega diariamente pela região do bairro Tomba em Feira de Santana, especificamente próximo ao viaduto, enfrenta grande congestionamento em horários de pico, isso motivado pelo encontro da Rua Papa João XXIII com a BA-502.

Bairro Tomba
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os motoristas que seguem no sentido São Gonçalo dos Campos – Feira de Santana precisam fazer a conversão à direita em direção à Praça do Tomba ou ter acesso à Avenida Eduardo Fróes da Mota. Assim como os condutores que saem do bairro Tomba e desejam retornar para a praça ou também seguir pelo Anel de Contorno, precisam fazer a conversão à esquerda, o que gera conflito no trânsito.

Bairro Tomba
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo populares, muitos condutores que também trafegam pela via conhecida como Rua do Corpo de Bombeiros utilizam o acostamento do viaduto para fazer a chamada “roubadinha”. Ao Acorda Cidade, José Carlos Silva de Almeida informou que o trânsito é muito caótico na região e que é necessário haver uma sinalização mais eficiente.

“O trânsito aqui é muito caótico, as pessoas que fazem a engenharia aqui de Feira são fraquíssimas, como deixa um retorno desse jeito? A carreta ali, por exemplo, subiu no meio fio. Não tem sinalização nenhuma aqui abaixo do viaduto e depois dessa obra de duplicação ficou pior ainda. Esse horário, a partir das 7h até 8h20 ninguém aguenta, se vier um caminhão, interdita tudo aqui. Isso aqui está muito bagunçado”, lamentou.

Bairro Tomba
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Outro morador da região que preferiu não se identificar, informou à reportagem do Acorda Cidade que a grande movimentação de veículos na região, dificulta até para o pedestre que deseja atravessar de um lado para o outro.

“O grande detalhe aqui, é a contramão que o pessoal está fazendo. Não existe aqui uma sinalização eficiente, essa região aqui é um passeio, mas o pessoal passa por cima na contramão e isso é perigoso para todas as pessoas que estão trafegando por aqui, seja criança, idoso, adulto. A pista agora está duplicada, então a partir desse ponto, já não é mão indo e vindo, todo dia é isso, principalmente nos horários de pico”, disse.

A reportagem do Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia (Seinfra), responsável pela duplicação da BA-502, assim como a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) para esclarecimentos sobre o assunto.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O ex prefeito Zé Ronaldo e o cabeça de touro do Cobert realmente foram na Índia trazer o trânsito organizando pra cá nunca foi diferente

  2. O problema maior é que; se vc vem saindo do CIS, seja pela rua dos bombeiros ou outras ruas adjacentes, o único retorno legal só vai está lá próximo do posto pau de léguas, ou seja um absurdo.

  3. Feira de Santana é uma espécie de cidade modelo de engenharia de trânsito, só que ao contrário. Aqui se planeja o trânsito da forma mais errada e caótica possível. E sempre foi assim, não importa quem seja o prefeito. Se há um jeito certo e outro errado de gerir o trânsito, em Feira sempre se optará pelo errado.

  4. Esse não é um privilégio só do Tomba, boa parte da cidade está assim! Uma desorganização total no trânsito sem falar, que temos os motoristas mais gentis do planeta! No bairro Campo Limpo, na rua principal, travessl com a Bertolina Carneiro é um sufoco horário de pico! Por fim quem dirige nesta cidade tira de letra o trânsito da Índia!

  5. Uma tragédia essa obra, caso tenha um incêndio na praça do Tomba o bombeiro tem que fazer o retorno na antiga fábrica de laticínios depois do transbordo.

  6. Essa duplicação da BA 502 vamos considerar. O retorno para quem vai entrar na comendador Gomes, rumo ao Feira VII, em horário de pico é muito ruim e suscetível a acidentes. Essa confusão embaixo do viaduto não tem nem palavras para definir. Enfim obra muito mal executada, muito.

  7. Pode até ajudar. Agora, terá que fazer desapropriações na cidade toda. J. J. Lopes de Brito, que traçou as quadras do centro da cidade de forma magistral, já deve ter dado 30 voltas no caixão porque não seguiram o mesmo esquema nas periferias. Vide a Artêmia, onde só visaram lucro. Faz vergonha…

  8. O trânsito de feira no centro da cidade parece mesmo com o da Índia principalmente na rua marechal e as feiras livres sujeira desorganização e a maioria dos vendedores são mau educados e agressivos.

  9. A rotatória do Cidade Nova é mambembe demais, não tem um semáforo, quando a necessidade impõe quatro deles para regular o fluxo, que é intenso a qualquer hora do dia. A cidade é um caus! O trânsito de Feira é totalmente desordenado, mas…diante de tantos problemas, a prefeitura está fortemente empenhada na organização da micareta 2024! O povo merece o governo que tem, não é possível! A cidade cada dia pior, mas, basta falar em festa, futebol e cachaça, a famigerada “picanha e cerveja”, que o povo esquece qualquer tragédia, elege qualquer um. O povo merece. Merecemos viver na esculhambação, é a escolha popular, soberana. Fazer o quê…

    1. Isso pq um determinado político, que queria ser governador, jogou para a torcida fazendo uma alça digna de capitá para quem vem do interior com destino a Salvador cair no engodo: “ele modernizou Feira; vai modernizar a Bahia”; muitos dos daqui também se deixaram levar pela “beleza”. O viaduto pode até chamar a atenção, porém, não é funcional. E isso desde que foi inaugurado.
      Gastou uma boa grana onde poderia ter feito um viaduto nos moldes do portal do sertão, ao lado do Cajueiro: quem passa por cima vai embora sem precisar parar, quem passa por baixo vai embora sem precisar parar, quem quer retornar pode optar pelos trevos, em qualquer sentido. Simples assim.

    1. É INACREDITÁVEL. Mas o que era para melhorar, piorou e muito.
      Com a palavra o senhor todo poderoso secretário da pasta. No mínimo uma satisfação para sociedade.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade