Feira de Santana

Trabalhadores da limpeza e jardinagem da Uefs param atividades por atraso nos salários

Devido à paralisação das atividades, os serviços de limpeza e jardinagem, só serão retomados 100% quando os direitos forem pagos.

12/09/2022 às 10h20, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Mais de 100 trabalhadores terceirizados que atuam na limpeza e jardinagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) cruzaram os braços nesta segunda-feira (12), em protesto pelo atraso dos salários e os benefícios do vale-transporte e alimentação.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato de Limpeza Pública e terceirizados de Feira de Santana e região, Adir Ribeiro, cerca de 80 funcionários da limpeza e 49 de parques e jardins paralisaram as atividades.

As empresas responsáveis pelos contratos dos trabalhadores já estão com 12 dias de atrasos. “São duas empresas aqui: a Tecplaj Jardinagem está com salário, alimentação e transporte em atraso, e a Prime, que corresponde à limpeza da Uefs também está com o mesmo atraso. Além disso, eles estão parcelando a alimentação em duas parcelas e o vale-transporte em duas parcelas, no mês”, pontuou.

De acordo com o representado sindical, os trabalhadores têm dificuldade de dialogar com a direção da empresa Prime, que tem sede em Salvador, e nem mesmo o sindicato consegue ter acesso a informações sobre quando deverão ser feitos os pagamentos.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A pessoa da empresa Prime é difícil de a gente conversar, ela desfaz até do sindicato, e é por isso que a gente está parado. Não chegou para a gente para falar que dia, para a gente fazer uma assembleia e realmente ter uma data, e o trabalhador saber que dia vai receber. Isso ela não fez, ela ignora o sindicato e estamos parados aqui com o apoio do trabalhador. A sede é em Salvador. A maioria dessas empresas terceirizadas querem explorar o trabalhador”, explicou.

O vice-presidente do sindicato observou que, devido à paralisação das atividades, os serviços de limpeza e jardinagem da universidade ficarão prejudicados, e só serão retomados 100% quando os direitos forem pagos aos trabalhadores.

“O pessoal da limpeza não está funcionando e a manutenção parou, está praticamente tudo parado, só está funcionando uns 15%. A gente só volta quando os trabalhadores estiverem com seus direitos na conta, que é salário, alimentação e transporte. E a gente não vai deixar continuar essas parcelas. A cesta básica já está pouca, é R$ 280 e ainda para a empresa dividir em duas vezes de R$ 140, para a pessoa ir no supermercado com 140 reais comprar o que hoje? Nada, só gastar transporte”, protestou.

O que diz a Uefs

Acerca da paralisação dos trabalhadores terceirizados da empresa Tecplaj informamos à comunidade interna e externa, que a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vem honrando, integralmente, seus compromissos com a empresa terceirizada.

A Universidade contrata, por licitação, os serviços junto aos fornecedores, os quais possuem o dever contratual direto de honrar com suas obrigações trabalhistas.

Neste mês, porém, a empresa Tecplaj declarou dificuldades financeiras e solicitou que a Uefs fizesse o pagamento direto aos trabalhadores. Contudo, atrasou o envio da documentação para este fim.

A Uefs compreende a situação dos trabalhadores terceirizados da jardinagem, manutenção predial e suporte administrativo, com os quais se solidariza, e está envidando todos os esforços para solucionar a mesma. Em tempo, informa que o processo para pagamento direto já está tramitando na Gerência Financeira da Instituição.

Terceirizados da limpeza

A Uefs informa que parte dos trabalhadores terceirizados da limpeza, colaboradores da empresa Prime, já retomaram suas atividades, após o compromisso do pagamento, por parte da empresa.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma instituição que forma vários profissionais faz vista grossa com várias Senhoras aposentadas que estão na instituição a mais de 10 . Sendo idades de 66 há 72 anos. ONDE FAZEM CHACOTAS QUE O DELAS ESTÃO GARANTIDOS
    . E na linha de frente está a Mãe da admistradora da empresa Prime pessoa essa aposentada de carteira assinada e não faz nada.
    Cabos de turma desqualificadas.
    Tirando o lugar de pessoas que realmente precisa de emprego. Onde estas Senhoras por sua vez não faz nada nos seus setores .
    Pessoas estas que vivem humilhando feiristas e novatos com perseguições .

  2. Além destes fins alegados pelos trabalhadores.
    Pagam rescisões com atrasos.Sem pagar a multa devida pelo direito do trabalhador .
    O fgts nunca foi depositado mês algum desde quando assinam a carteira.
    A administração nunca sabe responder nada so
    Fora que atestado médico é descontado no salário com vários descontos indevidos.
    Mães de família que n recebem salário família a meses.
    Mais eles sabem tratar mal e exigir que os funcionários trabalhem dobrado por ter demitido várias pessoas .
    Dobrando o trabalho diário que já n é pouco.
    Isso causando danos psicológicos em funcionários.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade