25 de Maio

Sessão Especial celebra Dia do Trabalhador Rural em Feira de Santana

O evento ainda contou com a presença de lideranças e trabalhadores da zona rural do município.

25/05/2023 às 15h37, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Com o objetivo de evidenciar a luta da produção no campo e valorização da zona rural em Feira de Santana, foi realizada, na manhã desta quinta-feira (25), em Feira de Santana, uma Sessão Especial em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural.

O evento, que reuniu produtores de comunidades além de lideranças políticas, contou ainda com um momento ecumênico onde foi compartilhado produtos oriundos da agricultura familiar.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Participando do evento e defensor da bandeira da agricultura familiar no município, o arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, em entrevista ao Acorda Cidade, destacou a importância da data que homenageia a luta de um povo que valoriza o meio onde vive.

“Participo com muita satisfação da Câmara, da sessão especial em honra e homenagem aos trabalhadores rurais compreendendo aquilo que o Papa tem falado, insistido, que são os três ter: terra, teto e trabalho. As bandeiras e os movimentos sociais têm lutado, Movimento Agrário, Movimento do Sem Terra, os movimentos que no Brasil ainda não foram reparados e que são criminalizados. Essa sessão é de grande valor porque traz presente a luta, o protagonismo do povo trabalhador, das comunidades rurais, da gestação de um país diferente, de justiça e paz. A presença da igreja é justamente nessa luta, representa as comunidades, a zona rural. O diálogo e a convivência são valiosos no sentido de luta do nosso povo”, frisou.

Defensor da produção rural e do incentivo de políticas públicas para as comunidades de Feira de Santana, o ex-vereador e professor Marialvo Barreto, aproveitou para denunciar, ainda na tribuna, a falta de controle e demarcações ilegais na venda de lotes na zona rural.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Gostaria de parabenizar os trabalhadores rurais por essa sessão, o campo vem penando muito porque há um encurtamento do período chuvoso no inverno e a falta de assistência técnica para o aproveitamento do solo. Abordei a falta de controle dos loteamentos rurais, a desqualificação das áreas e loteamento sem qualquer controle. Isso é muito grave e é preciso chamar a atenção de todos, chamar atenção da imprensa para averiguar essa falta de critérios para as áreas rurais”.

A sessão ainda contou com a doação de cerca de 150 mudas de plantas frutíferas para os trabalhadores do campo. De acordo com Marialvo, é necessário que exista gestão para auxiliar a produção de produtos nativos da região.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Eu produzo muitas mudas, produzo para doar ou para que sejam vendidas e o valor seja doado. Quais mudas eu faço? As nativas, mangas doces, manga-mamão, espadinha, tem também jaca dura, jaca mole. Trouxe 150 mudas para a distribuição dos trabalhadores, a gente planta no Alto do Canuto, na Matinha, há 40 anos. A zona rural de Feira está estagnada, é necessário um choque de gestões para quem do campo vive, porque são quem abastecem o nosso município”.

Gestão Municipal

Outro fator mencionado no Dia do Trabalhador na Câmara Municipal, foi a presença da prefeitura municipal em ações para a população do campo. Conceição Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais aproveitou para solicitar a presença do prefeito Colbert Martins e secretarias na doação de sementes e investimentos para a área do solo no município.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Dia do Trabalhador Rural a gente celebra a vida e a resistência. Eu protesto contra o investimento e desrespeito ao povo da zona rural pelo poder público, tanto pelo poder estadual, como municipal. 25 de maio é o dia do trabalhador, ok, mas perdemos esse ano para saber como vão resolver, não há sementes e nem projeto para a produção de alimentos e tampouco o investimento para as pessoas que moram no campo. Nossa angústia, o nosso protesto é exatamente saber que alimentamos uma nação, mas não temos um insumo para o plantio deste ano. São seis meses do governo Colbert Martins, ele precisa olhar por nós, está na hora dele receber as nossas lideranças. A previsão de chuvas para este ano não é das melhores e precisamos da ajuda dos governantes com uma pesquisa, análise para que a consigamos sobreviver no campo. Está faltando gestão e para nós, paciência”.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

A valorização do trabalhador também foi um assunto tratado pelo vereador e autor do requerimento que homenageia os trabalhadores, Ivamberg Lima (PT). Para ele, o momento, além da comemoração, é de reflexão.

“É o segundo ano que a gente propõe uma sessão especial para homenagear os trabalhadores que trabalham diuturnamente para colocar a comida na mesa. E muito além disso, a data serve para refletir e como está o apoio do governo a estes trabalhadores. Teve homenagem, entregamos certificados e refletimos no sentido de saber como está o trabalho no campo”.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade