Feira de Santana

Sesp recolhe quase 50 toneladas de lixo no circuito e transversais da Micareta de Feira

O número, no entanto, é parcial, devido à grande quantidade de lixo que ainda falta ser recolhido.

25/04/2023 às 22h44, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Limpeza pública Micareta_ Foto Sustentare
Foto: Divulgação/ Sustentare

A Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana, através do Departamento de Limpeza Pública, contabilizou até esta terça-feira (25) quase 50 mil toneladas de lixo, que foram recolhidos da Avenida Presidente Dutra (Circuito Maneca Ferreira), em virtude da Micareta.

Limpeza pública Micareta_ Foto Sustentare
Foto: Divulgação/ Sustentare

De acordo com o diretor de limpeza pública do município, João Marcelo, no total, até agora, foram 49.870 quilos de rejeitos. O número, no entanto, é parcial, devido à grande quantidade de lixo que ainda falta ser recolhido, sobretudo nos locais onde as estruturas dos camarotes estão sendo desmontadas.

diretor de limpeza joão marcelo_ foto ed santos acorda cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A gente agora está esperando o término da desmontagem dos camarotes para a gente recolher o restante do lixo que fica embaixo e vamos ter um resultado final daqui a cerca de 15 dias. O pessoal trabalhou praticamente 24 horas. Eles iniciavam às 8h, tinha o turno, e viravam a noite. O maior trabalho foi de varrição e lavagem da Avenida Presidente Dutra e as ruas próximas do circuito. A chuva também alagou alguns pontos e foram usados carros sugadores. Próximo das 4h, o pessoal limpava toda a avenida”, informou o diretor, em entrevista ao Acorda Cidade.

Apesar dos esforços mais voltados para os dias da folia, o diretor de Limpeza Pública garante que os demais bairros da cidade continuaram recebendo os serviços de varrição, capinação e coleta.

Limpeza pública Micareta_ Foto Sustentare
Foto: Divulgação/ Sustentare

“Agora, os novos agentes que foram contratados vão continuar fazendo a limpeza dos arredores do sítio da festa para entregar à cidade. E vamos aproveitar esse pessoal que chegou para a Micareta e avançar nos distritos para quando chegar o período do São João a gente só dar o arremate”, explicou João Marcelo.

O superintendente da empresa Sustentare, Sérgio Ojer, responsável pela limpeza e manutenção das ruas do município, revelou, em entrevista ao Acorda Cidade, que durante os cinco dias do evento foram utilizados 25 equipamentos, entre compactadores, caçambas, sugadores, caminhões-pipa, carros leves, entre outros.

Sérgio Ojer_superintendente sustentare_ ed santos acorda cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Mapeamos os dois circuitos mais importantes e dividimos as equipes, formada por 380 pessoas. Fazíamos uma limpeza durante o evento, entre os shows, e no final um arrastão com todos os agentes e equipamentos. Utilizamos 2.500 litros de detergente e também o inibidor de odores, que trazemos de fora. Com isso, utilizamos 280 mil litros de água, porque todos os dias tínhamos de seis a sete caminhões-pipas e depois sugávamos toda essa água suja com os sugadores, porque a Avenida Presidente Dutra tem pouco escoamento de água e precisávamos deixar bem para os foliões”, detalhou o superintendente da Sustentare.

Ele destacou que a limpeza foi feita todos os dias do evento e também durante o arrastão comandado por Thiago Aquino, na segunda-feira.

Limpeza pública Micareta_ Foto Sustentare
Foto: Divulgação/ Sustentare

“A gente fez todos os dias essa limpeza. Tínhamos uma equipe de manhã, outra à tarde e depois vínhamos com força total durante a madrugada nos quatro dias e no arrastão de Thiago Aquino. Para a logística da coleta colocamos 20 contêineres de mil litros ao redor do circuito, e mais 30 contêineres de 240 litros, que são móveis e os agentes levavam. O lixo era jogado nos compactadores e ia para a central de tratamento. E além do trabalho feito pela Sustentare, também tinha os catadores, e boa parte dos materiais recicláveis, como latinhas, foram levados por eles, e nós pegávamos mais o rejeito”, contou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para a organização ter ficado melhor, faltou lixeiras espalhadas em pontos do circuito. Eu estive na festa na quinta e na sexta, e não haviam lugares para depositar lixo, latas de alumínio eram recolhidas praticamente da nossa mão após beber por pessoas da coleta de material reciclado, porém outros dejetos não tinham onde ser descartados, nem os próprios ambulantes tinham lixeira para seu próprio descarte.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade