Feira de Santana

Servidores do Samu de Feira de Santana realizam reunião e ameaçam paralisar as atividades dia 28

Um auxiliar auxiliar de regulação descreveu a situação do Samu como caótica, com riscos à segurança dos trabalhadores e dos pacientes.

18/03/2024 às 10h12, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Servidores do Samu
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana alertaram para uma possível paralisação das atividades no próximo dia 28, devido a problemas constantes enfrentados pelas equipes. A pauta de reivindicações expõe precariedades nas condições de trabalho, que vão desde a situação de ambulâncias e indisponibilidade de materiais básicos até a falta de pagamentos e de diálogo por parte da gestão.

Na manhã desta segunda-feira (18) um grupo de servidores participaram de uma breve reunião para discutir o problema, que vem se arrastando há anos. Os demais servidores não participaram, segundo eles, por estarem em ocorrências.

Servidores do Samu
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o técnico auxiliar de regulação médica do Samu, Rafael Silva, fez um apelo por melhorias e descreveu a situação do Samu de Feira de Santana como caótica, com riscos à segurança dos trabalhadores e dos pacientes. Na última quarta-feira (13) circulou nas redes sociais um vídeo de uma viatura da unidade em ocorrência que chegou para socorrer uma vítima de acidente, porém, a porta não abria (assista ao vídeo abaixo).

“A gente vem tentando dialogar com a gestão do Samu já há alguns meses. A gestão se omite até em receber a gente, a gente não tem mais outra alternativa a não ser paralisar as atividades. A gente está programando uma paralisação para o dia 28 deste mês, caso a gestão não sente para negociar com a gente. Todos os nossos pedidos, que não são exigências, são pedidos, são de coisas mínimas. O Samu hoje está numa situação que se vai para uma ocorrência de trauma, pega uma fratura exposta, e a gente tem que optar se lava a fratura ou se põe o paciente no soro, no acesso, porque não tem para os dois ao mesmo tempo. É regrado o soro, são regrados materiais básicos aqui para a gente trabalhar com a gestão do Samu”, afirmou.

Ele também pediu para que os vereadores e demais autoridades conheçam de perto a realidade enfrentada pela equipe do Samu. Rafael informou também que todas as ambulâncias não são colocadas para operar em sua totalidade, e que à noite o número de ambulâncias em operação, segundo ele, é reduzido.

Ambulâncias do Samu fora de operação
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Contamos hoje com oito ambulâncias, uma moto, duas UTIs, mas nem sempre está funcionando todas, porque na maioria das vezes está quebrada, à noite também esse número é reduzido, tem a questão também da falta de equipamento de materiais, tem ambulância hoje aqui que não tem respirador, tem ambulância hoje aqui que faltam materiais como gelco, cateter, o soro é fracionado, e água para esterilização de materiais, na verdade, é uma situação de caos, falta monitor respirador, é um caos esse Samu de Feira de Santana”, desabafou.

Representando outros servidores, que constantemente enviam reclamações anônimas ao Acorda Cidade, Rafael informou que a Delegacia Regional do Trabalho já tem conhecimento dos problemas.

“Estive lá e o pessoal que me atendeu falou que essas denúncias são de muitos anos. Então, o que estou dizendo não é algo que começou de agora para cá, e ainda piorou. Para você ter uma ideia, acontece de cada atendente falar em dois telefones simultaneamente, a ficha é feita à mão, não tem sistema, não tem rádio para comunicação com as ambulâncias”, denunciou.

Ambulâncias do Samu fora de operação
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Rafael também falou que há problemas com pagamentos de gratificações e salário.

“A única gratificação que os técnicos de enfermagem tinham era o AGE, e foi retirado. Foi o presente do prefeito Colbert em retribuição ao trabalho árduo que o Samu fez durante a pandemia. Para você ter ideia, o pessoal do Reda, que foi contratado recentemente, ganha em torno de mil reais a mais do que os antigos e trabalham menos porque a carga horária é menor, não existe perseguição, não existe humilhação maior que essa. Quem faz o Samu de Feira acontecer não é a gestão, não, a gestão fica numa sala, só delegando ordens para a gente que executa, então nós somos a ponta da lança, quem faz o Samu de Feira andar somos nós”, disse.

Rafael expôs também que a gratificação da Micareta do ano passado ainda não foi paga.

“Não saiu a remuneração da Micareta do ano passado, e o prefeito insiste em fazer essa festa de novo para passar o calote nos funcionários, porque a situação que a gente está hoje é de calote por parte da prefeitura municipal de Ferreira de Santana. Não fala, não responde, não dá informação, e para você ter ideia, é que quando chegar a Micareta, se a gente se recusar a trabalhar na escala extra, eles botam a gente na escala interna e põem ambulância na rua, obriga a gente a trabalhar na Micareta, mesmo sem pagar o do ano passado. Eu quero fazer um apelo também para a população, para a Comissão de Saúde da Câmara, que se não esteve no Samu ainda, que venham conhecer o Samu, venham conhecer a estrutura do Samu, e se possível venham também no dia em que chove, para ver a cachoeira que é dentro da sala de regulação. A gente correndo o risco até de morrer eletrocutado, por conta das más condições de instalação, as más condições de estrutura física da base, é um verdadeiro descaso”, concluiu.

O que diz o prefeito?

Cmei
Colbert Martins | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Acorda Cidade questionou o prefeito Colbert Martins Filho sobre denúncias feitas. O mesmo respondeu que elas têm caráter político. Ele informou que o Samu recebeu novas viaturas e que receberá mais quatro, por meio do PAC Seleções, do governo federal. Além disso, a prefeitura realizou processo seletivo para ampliar o número de servidores no Samu, e a procuradoria-geral do município irá atuar para revogar a decisão judicial que determinou a reintegração de servidores contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) que estavam atuando há cerca de oito anos.

“A frota do Samu foi totalmente renovada, graças a Deus, nós conseguimos renovar a frota inteira. Estes veículos são totalmente novos, foram adquiridos no final do ano passado, mais quatro virão agora no PAC Seleções. Os equipamentos são novos e em boas condições de funcionamento. A pessoa que falou é uma pessoa que fez um Reda em 2010, 2011, mas Reda só vale por quatro anos e eu fui notificado pelo Ministério Público para tomar uma medida quanto a isso, e tomei. Convoquei um novo Reda para o Samu, tanto que todos os novos contratados estão todos enquadrados na forma correta, e as pessoas mais antigas, como essa que falou, entraram na justiça e conseguiram a reintegração. Mas a nossa procuradoria está neste momento verificando a condição de que essa decisão judicial seja revogada, mas o que há de condição de equipamentos novos o Samu tem, com todas as suas boas condições. Eu fiz o que manda a lei. Reda vale por quatro anos, inclusive essa pessoa que falou estava há 8 anos, foi fazer a nova prova, não logrou êxito, e os que fizeram e assumiram então todos em dia. Eu já pedi à coordenadora Maisa Macedo para ir lá, mas de qualquer forma eu vou lá também checar as denúncias. Por trás disso existe um interesse político, sim, não há outro objetivo que não seja político”, declarou.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

Estado dos equipamentos - amabulâncias do Samu de Feira de Santana - enviada pela SMS -2
Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ao Acorda Cidade, por meio de nota, que não há falta de materiais para realização das ações do serviço, e que as ambulâncias do Samu possuem respirador (ventilador mecânico), desfibrilador, cateteres e soros. Leia a nota na íntegra:

Estado dos equipamentos - amabulâncias do Samu de Feira de Santana - enviada pela SMS -2
Foto: SMS
Estado dos equipamentos - amabulâncias do Samu de Feira de Santana - enviada pela SMS -2
Foto: SMS

Nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que as ambulâncias do Samu possuem respirador (ventilador mecânico), Desfibrilador, cateteres e soros. Não há falta de materiais para realização das ações do serviço.

O abastecimento de materiais do Samu é feito regularmente, e caso haja necessidade, é realizado um reabastecimento extra.

O órgão é referência na assistência para casos de urgência e emergência em Feira de Santana. Somente de janeiro até o dia 18, mais de 6.500 ocorrências foram atendidas. Em média, 90 chamadas são recebidas de forma diária. Na cidade, o serviço é disponibilizado 24h, por meio do número 192.

Em 2023, o Samu obteve diversos investimentos como a aquisição de cinco novas ambulâncias, descentralização das bases e realização de processo seletivo para preenchimento de 238 vagas com quadro de reserva.

Neste ano, o serviço instalou uma nova base no Shopping Popular para garantir uma resposta mais ágil às demandas de emergência, considerando a concentração de pessoas e atividades na região comercial. Além disso, também está previsto a aquisição de quatro novas ambulâncias, sendo uma de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).Vale ressaltar que a coordenação do SAMU sempre esteve à disposição para o diálogo com os profissionais.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando vão convocar os aprovados no REDA 2023? Pois foi feito o concurso pra preenchimento de 238 vagas e não convocaram nem metade dos aprovados e querem que funcione.

  2. Esse prefeito é uma piada.
    Como ele mente na cara dura, onde ele diz que o referido funcionário que fez a denúncia. Ele nunca foi funcionário do REDA. Mim diz aí sr prefeito, quando foi feito uma seleção para o Reda do samu de Feira de Santana?
    Que eu saiba, aqui na cidade de Feira de Santana o único concurso Reda pro Samu, foi feito ano passado. Mas o sr falou que esse funcionário das denúncias era um funcionário do reda e que já tinha passado o período de 8 anos não queria sair.
    Mentira na fala do sr prefeito. Esse funcionário já tem mais de 10 anos no serviço, onde ele é regime de contrato.
    E sobre os respiradores, realmente tem, mas, são poucos que funcionam. Tem médicos que se recusam a trabalhar em ambulância com respirador quebrado e quando tem transferência de pacientes, tem que pegar o respirador e bombas da unidade de saúde.
    Tem falta de materiais básicos para os servidores, como papel higiênico.
    As base do centro não tem água para o funcionário beber.
    Cadê o ministério público que não vai no samu para ver isso?

  3. Dinheiro para o micareta tem agora para pagar os profissionais da saúde não tem é uma vergonha para o prefeito e o governo do estado que só faz promessa.

  4. Pronto prefeito, já contou sua piada.
    O SAMU de feira é um dos piores em relação a ambulâncias e material, não funciona um ar condicionado, o paciente sofre dentro da mesma, fora a ditadura que é imposta. Não pode parar para comprar almoço, porem, não fornece uma estrutura para guardar nada, funcionários dormindo no chão, o básico que eu água o serviço não fornece. Isso prefeito *** e fale o que vc nem vivência. Vem da uma volta nas ” suas” ambulâncias novas. Palhaçadaaa

  5. O povo perece . E muito triste vê a saúde do município assim. O vídeo ta aí é onde estão as ambulâncias novas? Segundo o prefeito tem ? Quem é o mentiroso? O povo julgará…….
    O BRT que leva do nada a lugar nenhum? O povo julgará……..
    O hospital prometido? o povo julgará ……
    Os cargos criados com a reestruturação das secretarias o povo aplaudira pois vão vê o tanto de indicação que vão mamá na tela do município. Parabéns meu nobre Prefeito!

  6. Sem contar a situação que a secretária de serviços públicos já há uma semana paralisado por falta dos funcionários não ter recebido salário nem se quer vale de transporte nem alimentação, tem funcionários passando necessidade. Para o povo ter só a noção e o salário dos vereadores e prefeito tá em dias . A situação quem sofre é a população sem atendimento do sistema público. Mas tudo aqui vai bem, micareta vem aí para as bandas ficarem sem receber também . Viva ao povo

  7. Mentira sua Prefeito vcs todos Humilham todos nós a Gente mfermeira chefe do Samu ganha nada menos que 15.000,00 Coitada,deve ser por isso que desconta toda raiva nos Funcionários!!!

  8. Uma vez um cara escorregou, bateu a cabeça e ficou desacordado perto da minha casa. Entrei em contato com o Samu e a atendente não queria mandar a ambulancia. O tempo inteiro colocando impedimento até chegar ao cúmulo de mandar eu perguntar ao cara que tava no chao, desacordao e começando a convulsionar como ele estava se sentindo…

    Cara é de um completo absurdo! Segunda maior cidade do estado da bahia e quando vc precisa de um socorro, não tem…

    Resultado da historia: O cara ficou convulsionando, acordando e desmaiando por diversas vezes e depois de mais de 30 ligações o samu chegou por volta de 2 horas depois do ocorrido. A rua tava cheia de gente e quando chegaram foram recebidos com vaias e protestos.
    O sucateamento desse samu na cidade é algo foram do comum! Mas o prefeito e a população quer micareta ne? então vão la rebolar os vossos corpos na festa momesca, so nao venha reclamar depois

  9. Tudo em Feira de Santana é caótico. A saúde não funciona. A educação não funciona. A Assistência Social não funciona. Nada. Absolutamente NADA funciona. Mas a Micareta vai ter, né? Para isso as coisas funcionam rapidinho.

  10. Acredito em absolutamente tudo que os funcionários estão alegando. Sou funcionário público e sei como a administração desses órgãos maquiam a situação para parecer que tudo está as mil maravilhas, mas na prática só quem sofre é o funcionário.

    1. Acredito sim nos comentários dos funcionários. Fiquei acompanhando minha sogra no cleriston durante 37 dias na sala amarelo e falta intes básicos como! Papel higiênico, copo descartável, exparadrato pra trocar o acesso dos pacientes. Um absurdo. Como não acreditar nessa reportagem??

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade