Feira de Santana

Reunião entre comissão de feirantes e prefeitura é realizada para definir requalificação da Marechal Deodoro

Um dos projetos a ser implantado, é a padronização de todas as barracas.

04/08/2023 às 15h43, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Reunião na CDL
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (4) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, uma reunião entre a comissão de feirantes da Rua Marechal Deodoro e o governo municipal.

O objetivo do encontro foi definir algumas demandas para a requalificação da feira, que será mantida no centro comercial.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Edineide Ribeiro, que faz parte da comissão informou que o encontro foi positivo, e destacou o diálogo que voltou a acontecer entre a sociedade e o poder público.

Reunião na CDL
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente precisa de diálogo para definir algumas coisas, é no diálogo que se resolve, e hoje ainda não chegamos a uma definição, mas o bom que nós já sabemos, é que não iremos sair daqui. Posso dizer que foi muito positivo este encontro, muito proveitoso e nós não estávamos tendo este diálogo, mas agora voltou”, afirmou.

Reunião na CDL
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Quem também estava presente na reunião, foi a professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Flávia Pita, e que faz parte da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária, além do Núcleo de Práticas Jurídicas Marcelina de Oliveira.

Ao Acorda Cidade, ela destacou que enquanto pesquisadora, é necessário acompanhar de perto essa participação efetiva da população, diante de uma discussão que já vem tratada há anos.

Reunião na CDL
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu acho que é importante que estes discursos aconteçam, entre feirantes e governo, e que eles possam ser ouvidos, porque é grande a preocupação, enquanto pesquisadora e professora da Uefs, acompanhar essa participação efetiva da população que está sendo atingida por esta política pública. A gente torce que esta reunião não seja pontual, que ela continue em outros momentos, sejam de encontros ou discussões, porque o que percebemos, é que a prefeitura quer construir o projeto de requalificação do espaço”, afirmou.

O secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima informou que neste primeiro momento, as discussões devem ser colocadas em pauta, e que as ideias sejam compartilhadas.

Reunião na CDL
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós já temos um planejamento, nós já estamos construindo as ideias, mas claro que para este desfecho, nós precisamos ouvir também os feirantes, e isso aconteceu hoje, tivemos algumas ponderações, eles trouxeram algumas ideias interessantes que nós iremos avaliar e voltar a discutir, para que a gente possa juntos, construir uma Marechal para que seja boa para todo mundo, seja boa para comprar, seja boa para vender”, afirmou.

De acordo com o secretário, a ideia é que as barracas que serão padronizadas, também sejam removíveis.

Reunião na CDL
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Até o momento são apenas sugestões de um lado e do outro, na nossa ideia, é que as barracas sejam removíveis como sempre foram, mas a gente sabe que não pode fazer nada empurrando ‘guela a baixo’, até porque essa não é a intenção do prefeito, não é a intenção do governo, precisamos fazer algo que seja produtivo e positivo. Hoje nós temos cadastradas, cerca de 213 pessoas, então serão barracas padronizadas, todas com o mesmo tamanho de 2 metros de comprimento por 1,90 de profundidade, já estivemos na cidade próxima de Santanópolis, pois lá já existe um processo como queremos aplicar aqui, e lá para facilitar a condução da barraca, ainda existem roldanas. Então iremos avaliar tudo isso, como questão de mobilidade, tempo do local onde eles irão guardar, irão trazer, e seguiremos com todas reuniões necessárias”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu acho que este problema ainda está muito longe de resolver. Por que não se fez uma avaliação durante a elaboração do projeto de requalificacao? Deixou pra discutir com os ambulantes depois de concluída a obra.

  2. Lembrando, que será necessário que a prefeitura alugue ou compre um espaço, a fim de permitir a guarda de todas as barracas, logo que sejam desarmadas, ao fim de cada expediente, uma vez que as barracas serão removíveis. Ficará tudo muito bem organizado, sem dúvida.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade