Feira de Santana

Residencial Terça da Serra: uma oportunidade de lar para o seu idoso

O hóspede pode passar uma temporada, um dia ou optar por morar de forma permanente no residencial.

08/12/2022 às 19h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Residencial Terça da Serra
Foto: Divulgação

O Terça da Serra é um residencial que transformou o cuidado com as pessoas idosas e apresentou às famílias uma nova forma de hospedagem. Sendo uma instituição recomendada para moradia permanente ou temporária. Em Feira de Santana o residencial está localizado na rua Alto do Paraná, nº 249, bairro SIM.

Residencial Terça da Serra
Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“O Terça da Serra é um residencial para idosos. Nós atendemos qualquer idoso, a partir de 60 anos. O residencial foi fundado em 2014 por uma médica geriátrica, Dra. Joice Duarte, em Campinas e os amigos dela começaram a gostar da ideia e viram que era um negócio bom. E já que ela era médica muitos amigos queriam participar, então ela pensou em estruturar e montar uma franquia. Hoje a franquia tem mais de 70 unidades abertas e quase 120 unidades já negociadas e em fase de implantação. Nós chegamos a Feira de Santana no final de setembro e já estamos com hóspedes que nos falam que não querem sair de lá. Aqui na Bahia temos duas unidades, uma em Salvador e agora aqui em Feira de Santana,” informou a fisioterapeuta, sócia e operadora do residencial Sênior Terça da Serra, Karina Correia.

Diferenciais

O lar possui os cuidados necessários para garantir qualidade de vida e bem-estar aos hóspedes. A estrutura foi idealizada com a proposta de reproduzir uma casa de família, que oferecesse segurança e estimulasse a independência e autonomia dos idosos.

Residencial Terça da Serra
Foto: Divulgação

“A gente tem de diferencial o acolhimento, o cuidado e a tecnologia. A gente vem com uma proposta nova de desmistificar a questão do abandono, e a ideia sobre o asilo, onde muitas pessoas acham que o idoso vai ficar lá, jogado, sem fazer nada, abandonado pela família, e precisamos desmistificar essa ideia que existia antigamente. Na nossa casa propomos diversas atividades, todo o dia o idoso tem atividade com fisioterapia ocupacional, musicoterapia, atividades cognitivas. Com isso, nós estamos estimulando a longevidade, a saúde e precisamos cuidar da saúde mental desse idoso. Fazemos isso estimulando e trazendo esse idoso para um dia a dia com atividades,” descreveu.

Estrutura

Toda casa foi pensada com carinho, cuidado e segurança.

Residencial Terça da Serra
Foto: Divulgação

“A casa foi criada pensando na legislação para mobilidade e segurança do idoso. O nosso serviço é denominado uma Instituição de Longa Permanência para o idoso, então tem normas e especificações como largura de porta, inclinação de rampa, tamanho do banheiro, e além disso, nós temos que seguir normas, precisamos de licença da Vigilância Sanitária, do Bombeiro, então é tudo muito regulamentado para o cuidado e o zelo desse idoso,” salientou.

Vigilância

A fisioterapeuta Karina Correia contou ao Acorda Cidade que o residencial possui 1.200 metros de área só de jardim.

Residencial Terça da Serra
Foto: Divulgação

“A gente também tem um grande diferencial que é a tecnologia. A nossa casa tem 48 câmeras. Então todos os ambientes são monitorados para segurança desse idoso, além de termos a equipe que fica o tempo todo vigilante, a gente também consegue essa vigilância através das câmeras. E além disso, a franquia tem uma sala de monitoramento que acompanha todas as unidades diuturnamente, então é uma segurança redobrada que acompanha risco de queda, de fuga de idoso. Temos todo esse diferencial da tecnologia que nos acompanha também,” ressaltou.

O Terça da Serra possui uma equipe multiprofissional que oferece cuidados 24h, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e cuidadores de pessoas idosas.

Residencial Terça da Serra
Foto: Divulgação

“Mesmo que famílias tenham condições de terem cuidadores em casa, isso não garante que o idoso esteja sendo acolhido. Muitas vezes esse idoso fica em casa, mas não tem quem o estimule a fazer uma atividade, muitas vezes não tem ninguém que troque uma ideia, que bata um papo, ou que dê uma atenção a ele. E é essa a ideia do nosso residencial, trazer um novo conceito para o idoso,” explicou.

A residência é coletiva, mas segundo Karina Correia, cada idoso é acolhido de forma individual.

“Às vezes tem um que gosta de música já outro não gosta, se ele quer participar ele participa, se ele gosta de culinária a gente incentiva. Nós temos na nossa equipe médicos e nutricionistas. No dia que a nutricionista vai ela faz uma atividade de nutrição com os nossos idosos. E a alegria que a gente ver no idoso, se sentindo valorizado por uma coisa tão simples, é o que nos dá um retorno maravilhoso,” disse.

Residencial Terça da Serra
Foto: Divulgação

Morada permanente ou temporária

Seguindo regras e protocolos, a moradia permanente é oferecida ao idoso. E a casa fica aberta para a visita dos familiares 24h.

Também é possível se hospedar na unidade pelo período desejado, como em feriados prolongados. Conforme Karina, todo o acolhimento, carinho, cuidados e atividades incluídas nesta opção são as mesmas oferecidas na hospedagem permanente. Assim também, é possível passar o dia no Terça da Serra e, ao fim do dia, voltar para dormir na própria casa.

Os hóspedes possuem todas as refeições, banho e realizam as atividades coordenadas pela equipe multidisciplinar.

O serviço também é indicado para reabilitação de curto prazo em recém-operados. Ou seja, o idoso pode ficar hospedado por um período pré-determinado baseado em metas de recuperação com todas as atividades inclusas, e com os cuidados de profissionais treinados e alimentação supervisionada por nutricionista.

Visitação

A casa está aberta para visitas.

“Feira de Santana merecia um empreendimento como este. É um diferencial. Fomos muito bem recebidos e já estamos com cinco hóspedes e temos outros para chegarem. Agora que o período de férias está chegando, muitas pessoas fazendo programação de viagens, essa pode ser uma oportunidade de ver se seu idoso precisa passar um dia conosco para ir conhecendo e quem sabe no futuro ser nosso hóspede permanente. No horário comercial aceitamos visitas, normalmente, para as pessoas conhecerem e entenderem melhor um pouco da nossa proposta,” destacou a fisioterapeuta Karina Correia.

Para mais informações entrar em contato pelo número: 75 3024-2022 | 75 9 9821-2022.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade