Feira de Santana

Fiéis confeccionam tapetes mesmo sob chuva no feriado de Corpus Christi

A Igreja Católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia.

08/06/2023 às 08h05, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira após o Domingo de Pentecostes. A Igreja Católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque relembra a instituição da Eucaristia.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A celebração da data é marcada por procissões feitas nas ruas em diversas cidades do Brasil, que possui a tradição dos tapetes coloridos como em Feira de Santana, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na manhã desta quinta-feira (8), feriado municipal, os fiéis da Avenida Senhor dos Passos demonstraram sua devoção ao não desistirem de confeccionar os tapetes tradicionais, mesmo sob chuva.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Entre os fiéis, destaca-se Ana Neri Santiago, da comunidade do Dispensário Santana, que confecciona tapetes desde os seus 12 anos. Este ano, ela decidiu inovar utilizando tampinhas de garrafa, um material reciclável, e crochê.

“Proporcionei ao grupo da catequese a hóstia consagrada feita com crochê e pérolas, além das tampinhas de garrafa recicláveis. Meu genro catou tampinhas de garrafa em vários lugares na cidade para ajudar”, revelou Ana.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O desenho do tapete é feito no asfalto pela turma da catequese, contando com a ajuda das professoras catequistas. Ana ressaltou ao Acorda Cidade que o significado é profundo para todos os presentes.

“Significa uma história muito linda, a simbologia é muito grande para quem também está presente e por sabermos que fomos nós quem fizemos e que Cristo vai passar por aqui”.

Ana iniciou seu dia por volta das 4h, preparando mingau de milho e café para aquecer o coração dos participantes. Ela compartilhou que o trabalho é gratificante e envolve mais 17 pessoas na construção do tapete.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Neste ano, escolhemos o emblema da eucaristia, pois trabalhamos com crianças que estão se preparando para a primeira comunhão e a Crisma. O símbolo escolhido foi a videira, o cálice, o pão e o pão vinho. Não foi algo que nos deu trabalho, pois é um ato de amor puro”, explicou Ana.

A fiel Iramaia Ribeiro também chegou a Senhor dos Passos bem cedo, às 4h, mas segundo ela teve pessoas que chegram mais cedo. “Foi necessário chegar nesse horário por conta da chuva e sabíamos que teríamos esse imprevisto, ia demorar muito para podermos confeccionar os tapete”.

A confecção dos tapetes está dentro do previsto. “A gente usou materiais que a chuva não iria danificar tanto”.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O fundador das sacramentinas, Padre Vigne, está sendo homenageado no tapete. “Ele é o fundador das sacramentinas e a Eucaristia era o ponto fundamental da vida dele. Inclusive neste ano está fazneod 120 anos das sacramentinas e vai ter uma festa na nossa capela que é no Jardim Acácia”, compartilhou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Iramaia relatou que hoje Jesus passa pelas ruas da cidade abençoando. “Para nós católicas essa é a procissão mais importante da Igreja. Temos participando do nosso grupo hoje, os coroinhas, a gente tenta inserir os jovens e apoiá-los, porque o Deus e Jesus Cristo é a parte mais importante da nossa vida”, relatou.

A missa começa às 8h30 e a procissão sai logo em seguida, quando os fiéis saem pelos tapetes. “Acredito que umas 10h30 esteja terminando. O percurso é pela Casa de Saúde Santana, saindo pela Senhor dos Passos, pela Getúlio seguindo para Catedral de Sant’Ana”.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O coordenador da Comunidade de Jovens Cristão (CJC) de Sant’Ana e Treinamento de Ação e Oração (TOA), Mario Leal, contou ao Acorda Cidade que uma reunião prévia é realizada e cada Paróquia possui o seu espaço.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Como eu sou da Paróquia de Sant’Ana, nós temos esse espaço que é a partir da Casa de Saúde Santana até a Polimodas. Cada grupo assume o seu espaço, não existe uma ordem, a gente vai chegando e ocupando espaço. A tradição da nossa Arquidiocese começa sempre com as irmãs Sacramentinas, sempre começa com elas, que é ali perto da Escola Padre Ovídio e depois vai seguindo a sequência, cada grupo escolhe o seu tema. Neste ano escolhemos homenagear o TOA e o CJC. Nós interligamos alguns temas neste ano, estamos no terceiro ano devocional da Igreja no Brasil, usamos a pomba com seus dons também, o cálice que também é um símbolo da Eucaristia, interligamos com o meu canal Momento de Vida no Youtube. Nós escolhemos esses temas, mas cada um escolhe o seu. Neste ano escolhemos exatamente o tema dos 40 anos do TOA e dos 45 anos do CJC”, indicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Não existe uma medida correta, mas os tapetes tentaram chegar em um mesmo limite.

“O nosso está em torno de 3 metros, a gente compra uma parte do material. O pó de serra pegamos na serralheria da Chácara São Cosme, algumas coisas pegamos com o pessoal que a gente conhece. Neste ano não usamos muitos materiais, usamos sal, pó de pneu, pó de maravalha, papéis impressos no nosso grupo”, descreveu.

O arcebispo Dom Zanone Castro informou ao Acorda Cidade que a comunidade católica se reúne para celebrar a festa do Santíssimo Corpo de Jesus.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Como tradição, mesmo com chuva os cristão vão às ruas com delicadeza, com arte, com beleza, preparar os tapetes para a manifestação pública e adoração da Igreja, que acredita que Jesus está presente na hóstia consagrada, na comundiade reunida na Igreja”, disse.

São mais de mil comunidades que a Igreja Católica possui em Feira de Santana. “É um momento forte e bonito da Igreja, a missa será às 8h30 na Catedral”, convidou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade