Feira de Santana

Projeto realiza dia de beleza e acolhimento para pacientes com câncer na Unacon

O evento será realizado das 7h às 13h, na sede da Unacon, localizada na Rua Carlos Valadares, 1075, no bairro Queimadinha. Haverá

28/03/2023 às 20h31, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Projeto realiza dia de beleza e acolhimento para pacientes com câncer na Unacon - fachada - sede - unacon
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta quarta-feira (29), pacientes oncológicos da clínica Unacon terão a oportunidade de ressignificar e olhar para si mesmos de uma forma diferente. O projeto Renascendo irá proporcionar um dia de beleza, com diversos profissionais da área de design de sobrancelhas e maquiagem, e também oferecer serviços de massoterapia e apoio psicológico.

O evento será realizado das 7h às 13h, na sede da Unacon, localizada na Rua Carlos Valadares, 1075, no bairro Queimadinha. Haverá um café da manhã para os pacientes e acompanhantes do local, palestras e a promoção dos serviços de forma totalmente gratuita.

O projeto

Projeto realiza dia de beleza e acolhimento para pacientes com câncer na Unacon
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, uma das idealizadoras do projeto Wendy Fonseca, que é designer de sobrancelhas, contou que teve a ideia junto com a amiga Karla Amaral, após conversarem sobre o câncer e a autoestima dos pacientes em tratamento contra a doença.

“Eu entrei nesse projeto porque encontrei a Karlinha. Ela me falou da situação dela e me sensibilizei com isso. Quando ela me falou que o cabelo dela, quando caia, ela falava com as pessoas, que diziam: ‘Não, para de bobeira, cabelo cresce’. Isso a chateava de alguma forma, porque a cura vem e você vai pensar na cura de qualquer forma, só que tem outras coisas que fazem com que esse processo precise ser mais leve. E o cabelo, a sobrancelha, estando arrumados, deixam esse processo mais leve. Estar com a autoestima mais elevada faz com que tudo seja mais tranquilo”, contou Wendy Fonseca.

Doação de tempo e amor

A designer relatou que pensando na situação dos pacientes oncológicos resolveu doar parte do seu tempo e talento para ajudar outras pessoas.

“Pensando nisso e também o dom que Deus me deu, pensei em ajudar de alguma forma e nisso olhamos uma para outra e falamos: Vamos fazer um projeto? E a gente pensou nisso e foi muito rápido, porque quando Deus está envolvido, as coisas fluem muito rápido e em algumas semanas já estava tudo pronto, com várias profissionais, e no dia do projeto eu vou estar aqui auxiliando as profissionais. Já tem muitas voluntárias e a sala é pequena ainda, mas tenho certeza que esse projeto vai expandir. Vou auxiliar as profissionais a fazerem o design, levando cada paciente e organizando”, destacou.

Vida além do câncer

Projeto realiza dia de beleza e acolhimento para pacientes com câncer na Unacon - Karla paciente
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Paciente da Unacon, Karla Amaral salientou que o Projeto Renascendo tem por objetivo principal devolver aos pacientes com câncer um olhar mais positivo sobre a vida e a cura da doença.

“Quando a gente pensa no câncer como uma doença crônica envolve todo um processo de impacto emocional e aí muitas vezes as pessoas colocam a doença como protagonista da vida e acabam esquecendo de investir o interesse em outras partes da vida. O projeto tem o intuito de transcender essa situação, e essa pessoa entenda que o câncer é transitório, faz parte dela, mas não é o todo. E aí junto com essa questão do sujeito tem o social, o lazer, a família, então o projeto vem com esse intuito, para que essas pessoas olhem as outras partes, tenham o fortalecimento e enfrentamento”, ressaltou.

União entre profissionais

Segundo Karla Amaral, cerca de 17 profissionais já se inscreveram para participar do evento, que contará também com palestras e depoimentos de pessoas que venceram o câncer.

“Trouxemos profissionais de psicologia para trazer essa questão do luto em relação à doença crônica, que é o câncer, e também profissionais da área de estética e beleza, como designers de sobrancelhas, maquiagem, e massoterapia para trazer um dia de relaxamento para homens e mulheres. Junto com isso teremos um café da manhã, sorteios de brindes, então vai ser uma manhã muito bacana, justamente para as pessoas saírem daqui renovadas.”

Ela convidou também a empresas e outros profissionais que possam se juntar ao projeto para que as ações continuem a acontecer periodicamente.

“Todo incentivo é muito importante porque o intuito não é uma ação só, o objetivo é realizar ações trimestrais e semestrais aqui na Unacon e outros locais que tenham pacientes oncológicos. Tendo parceiros que incentivem vai ser muito bom porque assim a gente consegue manter o projeto, pois tem toda uma estrutura para que aconteça. O projeto é totalmente voluntário, e toda a estrutura é revertida para o projeto.”

Um olhar de dentro

Karla Amaral revelou ao Acorda Cidade, que ao realizar o tratamento contra o câncer percebeu que algumas pessoas na mesma situação estavam desanimadas diante da vida e nem sequer cuidavam mais da própria aparência.

“Estando aqui eu percebi como muitas pessoas encaram a doença de formas distintas. Conversando na sala de quimioterapia, observei algumas pessoas passivas, tristes e quando a gente conversava, só se resumia à doença. E já aquelas pessoas que tinham um brilho próprio, a mentalidade era voltada para a cura, para o enfrentamento e ressignificação da doença. Então a gente quer ajudar essas pessoas a ressignificar e encarar essas distorções, que é natural acontecer, para que elas tenham fortalecimento. Tinha mulheres aqui que depois do câncer não conseguiam nem passar um batom, levantar da cama, e a gente vê que isso é muito emocional também. A gente sabe que a doença traz sim uma limitação, mas o próprio adoecimento mental faz com que a gente somatize”, refletiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade