Feira de Santana

Procissão do Senhor Morto marca Sexta-feira da Paixão em Feira de Santana

O trajeto neste ano, foi percorrido entre as Avenidas Presidente Dutra e Senhor dos Passos, até retornar à Praça da Matriz.

29/03/2024 às 19h19, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Procissão do Senhor Morto
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

A procissão do Senhor Morto, marcada pela tradição em Feira de Santana, reuniu, nesta Sexta-feira Santa (29), centenas de fiéis e autoridades que percorreram as principais avenidas do município, celebrando a Paixão e Morte de Jesus.

O cortejo, que acontece logo após liturgia da Paixão na Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, também concebe, aos católicos, a reflexão sobre o momento em que Jesus foi descido da cruz e levado à sepultura.

Procissão do Senhor Morto
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, o Pároco da Catedral Metropolitana de Sant’Ana, o Pe. Paulo Tarso Bispo, explicou sobre a mensagem de fé que a data representa aos fiéis, como o sacrifício da humanidade.

“A procissão não acontece em todos os lugares do mundo. Aqui no Brasil, sobretudo na região Nordeste, é que tem uma ênfase maior, de cunho assim, podemos dizer, devocional, mas é de uma riqueza muito grande para o nosso povo, para a nossa gente. Então, o propósito é exatamente para a gente reconhecer a grande mensagem do dia de hoje, de toda Semana Santa, que é o amor de Deus. A mensagem da Semana Santa, da Sexta-feira Santa, é exatamente um Deus que por nos amar tanto por nós se entregou, morreu na cruz para nossa salvação”, disse.

Paulo Tarso
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ainda de acordo com o pároco, a preparação para a morte de Jesus celebrada neste dia, foi iniciada ainda no início da quaresma, na quarta-feira de cinzas. Também hoje, dá-se início ao Tríduo Pascal, os três dias que revelam a memória, morte e ressurreição de Cristo.

“Nós estamos no Tríduo Pascal. Começamos ontem à noite, finalzinho da tarde, e estamos vivendo o primeiro dia do Tríduo Pascal. E o sentido espiritual deste tríduo, hoje, amanhã e domingo, é exatamente o ponto alto da nossa fé cristã. Para termos uma ideia, nós começamos a preparação do dia de hoje na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro. Então, foram vários dias, várias semanas de preparação, vivendo o jejum, a oração, a abstinência, várias práticas quaresmais, exatamente para chegarmos bem preparados nesse momento em que celebramos a Páscoa de Jesus, que para nós cristãos, é o ponto alto da nossa fé. Esse é o grande propósito”.

Trajeto

Procissão do Senhor Morto
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O trajeto neste ano, também de acordo com Paulo Tarso, foi percorrido entre as Avenidas Presidente Dutra e Senhor dos Passos, até retornar à Praça da Matriz.

“O trajeto, saímos da Catedral, vamos contornar a Praça Padre Ovídio, seguiremos pela Presidente Dutra, entraremos na Casa da Saúde Santana, fazendo a Senhor dos Passos, tomaremos a Getúlio Vargas e depois a Conselheiro Franco, chegando aqui na Praça da Matriz”.

Canto da Verônica

Procissão do Senhor Morto
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Um dos momentos mais emocionantes da procissão, o canto da Verônica simboliza o momento em que a mulher limpa o rosto de Jesus durante o caminho até o calvário e seu rosto fica estampado de sangue.

Procissão do Senhor Morto
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Para o pároco, esta é uma passagem essencial no trajeto, que evidencia a compaixão da mulher por Jesus.

“O Canto da Verônica é um momento sublime que se vive neste período de quaresma, sobretudo no dia de hoje. Nós fazemos na procissão do encontro na quarta-feira e hoje na procissão do Senhor Morto. Então, esse é um canto muito antigo, uma tradição muito bonita, em que a Verônica, ela canta, lembrando uma passagem bíblica mesmo, a caminho do calvário, tem essa mulher que vai e enxuga o rosto de Jesus. E a face de Jesus fica impressa no pano, e a Verônica canta: ‘Ó, vós, homens, que passais pelo caminho, vedes a dor, igual a minha dor’. Então ficamos todos emocionados e com certeza é um momento muito esperado e muito bem celebrado por nossas comunidades no dia de hoje”.

Procissão do Senhor Morto
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Também presente na procissão, o Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, falou sobre a renovação da fé que é recordada nesta sexta-feira.

“Seguindo os passos de Jesus, fazendo memória a sua entrega total, de uma vez por todas na cruz, salvando e libertando toda a humanidade, compreendendo que a cruz é o sinal maior da solidariedade humana para cada homem e mulher, toda pessoa humana. Ao celebrar a Paixão de Cristo, nós renovamos o mistério da nossa fé. A morte não tem a última palavra, Jesus na sua entrega da cruz nos redime e nos salva”, contou.

Dm Zanoni Dementtino Castro
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Acompanhando a tradição católica em Feira de Santana desde 2015, o arcebispo também relatou a emoção ao vivenciar este momento, ao lado da população.

“É a libertação, uma realidade nova. O Deus que vence apontando o caminho da justiça e da fraternidade, da solidariedade. Estou aqui desde janeiro de 2015, quase dez anos de conhecer e compreender a tradição e cultura do povo de Feira de Santana. É um povo marcado pela sua fé, pela sua manifestação bonita de solidariedade, um povo que se compromete aos mais fracos, mais frágeis e se empenha para a gestação de um mundo de paz”.

Ana Conceição
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ana Conceição Xavier de Araújo participou da procissão do Senhor Morto com a filha de seis anos. Para ela, é de grande relevância ensinar o caminho de Cristo desde a infância.

“É a data que mostra a união entre as pessoas. Sexta-feira da Paixão é um dia especial porque Cristo morreu por nós, mas ele morreu para que os pecados fossem mortos, para que sejamos pessoas melhores. É uma data de reflexão, estou passando em jejum, que é importante, sem festas, não é um dia de comemoração. O dia de comemoração é no domingo, dia da ressurreição. Hoje é um dia de carinho, de amor, estar reunido com a família. Estou retornando agora para participar ao lado da filha de seis anos. É importante mostrar a religião, e no nosso caso, é importante estar com Deus. Como diz a palavra, por Cristo e em Cristo”, frisou.

Lourdes Beatriz
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Lourdes Beatriz de Oliveira é estudante e desde pequena, acompanha a Paixão e Morte de Jesus através do cortejo. Acompanhada dos pais, ela relatou o que a motivou a participar do evento.

“O que me levou, na verdade, foi a obrigação. Como coroinha, que foi quando eu comecei, essa obrigação me levou a participar e, após a saída do grupo, que eu vim entender, ao decorrer do tempo, o motivo desta celebração, a importância de estar aqui, que a partir daí eu comecei a vir por vontade própria, eu passo o dia aqui na igreja, faço o jejum para de fato, poder viver um pouco do que Cristo viveu por nós. Se eu estivesse na minha casa, talvez eu não fizesse essa reflexão, porque em casa a gente está muito no nosso comodismo e aqui na igreja a gente sai da nossa zona de conforto”, finalizou.

Procissão do Senhor Morto
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A PASCOA JÁ NÃO CELEBRA MAiS. DE ACORDO COM A BIBLIA, EM MATEUS 26: V17 JESUS CELEBRA A ULTIMA PASCOA E DA-SE INICIO A SANTA CEIA. OU SEJA ENQUANTO ELE ESTAVA VIVO CELOBROU -SE A PASCOA, APÓS A SUA MORTE DEPOIS DE TER CUMPRIDO A LEI DE MOISÉS CELEBRA -SE A AGORA A SANTA CEIA. “tomando o cálice e dando graças deu lho dizendo: bebei lho dele todos: porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” e em outro lugar ele deixou escrito aquele que tomar do meu sangue e comer do meu corpo dignamente gozará mais uma ano de vida e saúde na minha presença. OU SEJA ENCERROU ALI A PASCOA E COMEÇA UM NOVO CICULO O NOVO TESTAMENTO em que não vale mais sacrifícios e sim o que reina agora é o amor a misericórdia e o perdão, porquanto o mandamento hoje se resume em um só amai ao teu próximo como a te mesmo . A santa ceia que comemoramos agora é o pão que simboliza o corpo e o vinho ou suco de uva que depois de orado se transformam no corpo e no sangue de cristo, em que ele mesmo falou; aquele que não tomar do meu sangue e não comer do meu corpo NÃO TERÁ PARTE COMIGO. Então não devemos comer só o corpo e sim o corpo e o sangue.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade