Feira de Santana

Prefeitura limpa galpão onde lixo era acumulado por morador no Feira VI

Acompanhamento psicológico já foi ofertado ao morador com Síndrome de Diógenes

19/07/2022 às 10h44, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Jorge Magalhães/ Secom

Na manhã desta terça-feira (19), uma equipe de Limpeza Pública da Prefeitura de Feira foi até um imóvel, localizado no Conjunto Feira VI, para retirar a enorme quantidade de lixo que era mantido por um acumulador compulsivo, um senhor de 57 anos, ex-comerciante. O pedido foi da família.

Um amontoado de lixo era armazenado no galpão e mal dava para ter acesso ao local. No local havia muitos sacos plásticos, garrafas e objetos velhos.

“Ele começou a juntar papelões pra vender. Quando percebeu que estava ganhando dinheiro com isso resolveu largar o próprio comércio”, relatou um dos filhos. Além da poeira e do mal cheiro, o lixo acumulado atraía insetos e roedores na vizinhança. “Procuramos ajuda na Prefeitura pra limpar o imóvel”, disse.

O dono do imóvel sofre da Síndrome de Diógenes.”São pessoas que criam afeto com as coisas e objetos sem utilidade e têm dificuldade em desfazê-lo. Começam com pequenos hábitos e com o tempo isso vira compulsão “, explica o psicólogo do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) Silvio Marques, Carlos Mendonça.

Ainda segundo o psicólogo, geralmente essas pessoas vivem sozinhas e não aceitam acompanhamento psicológico, uma vez que não se veem como doente. “A equipe do CAPS já havia sido acionada para prestar assistência, mas ele resistia ao tratamento. Agora, depois de conversas, aceitou que fosse feita a limpeza do galpão”.

A Prefeitura orienta que situações relacionadas ao acúmulo de materiais inservíveis podem ser denunciadas pelo aplicativo Fala Feira 156 ou de forma presencial na Sesp (Secretaria de Serviços Públicos) ou Sedeso (Secretaria de Desenvolvimento Social).

As informações são da Secom de Feira de Santana.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade