Feira de Santana

Prefeitura cria comitê de crises após fortes chuvas em Feira de Santana

As secretarias irão trabalhar de forma unificada no combate aos estragos causados pelos temporais.

27/01/2024 às 11h08, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Chuvas em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Bairro Baraúnas

A Prefeitura Muncipal de Feira de Santana, criou na manhã deste sábado (27), um comitê de crises após as fortes chuvas que caíram nas últimas horas na cidade, provocando grandes estragos em diversos bairros. (veja mais aqui)

Reunião
Foto: Ordachson Gonçalves/Secom

O comitê formado por várias secretarias foi criado após uma reunião no Paço Municipal, liderada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito.

Reunião
Foto: Ordachson Gonçalves/Secom

Em entrevista ao Acorda Cidade, o gestor da pasta informou que o município já estava monitorando todo o processo durante as chuvas que caíram na semana, mas a partir de agora, caso seja necessário, a prefeitura irá solicitar apoio do governo do estado e até mesmo do governo federal.

Denilton Brito
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Secretário de Desenvolvimento Social

“Hoje nós instituímos aqui oficialmente um comitê de gestão de crise com oito secretarias finalísticas, que é justamente fazer essa avaliação, esse acompanhamento, embora já estávamos fazendo isso desde o início das chuvas. Hoje de uma forma oficial, até porque se houver continuidade, nós precisamos fazer algumas ações, inclusive pedindo auxílio do governo estadual, governo federal, e essa formalidade se faz necessária”, explicou o secretário.

Chuvas em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Bairro Baraúnas

Questionado pelo Acorda Cidade, Denilton Brito explicou que nenhum decreto foi baixado no momento, já que o município segue com o Decreto de Emergência por conta da seca, desde o mês de outubro do ano passado.

Reunião
Foto: Ordachson Gonçalves/Secom

“O Decreto de Emergência ainda não foi baixado, porque nós temos um decreto de situação de estiagem válido. Então é somente a criação de um comitê institucional para que a gente faça essa avaliação. Mas como João Vianey, superintendente da Soma relatou, foram 12 horas de chuva intensa, mais de 100 milímetros. Nós estamos com as equipes na rua avaliando a situação de cada um, para que possamos acolher os feirenses. Quanto a assistência social, eu estou com os plantões de rua reforçados desde o início das chuvas. Essa noite, acolhemos mais de 12 pessoas nas nossas casas de abrigos, estamos com 100% de ocupações. Esse foi um cuidado que nós tivemos para não deixar as pessoas em situações de rua ficarem na chuva. Tem várias pessoas de fora que estavam de passagem para Feira Santana, hoje nós já estamos concedendo as passagens para que eles retornem para seus vínculos familiares”, pontuou.

Bairro Baraúnas
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Bairro Baraúnas

Segundo o superintendente de Operações e Manutenção de Feira de Santana, João Vianey, esse comitê tem como objetivo, unificar os órgãos como uma força-tarefa.

João Vianey
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Superintendente da Soma

“Esse comitê já está instituído, tem um trabalho conjunto de monitoramento, assim como a Defesa Civil tem esse trabalho de monitoramento em conjunto com a Soma, com a Sesp, obviamente no aspecto de macro e micro drenagem, mas tem o envolvimento da Superintendência Municipal de Trânsito, a Secretaria de Mobilidade na questão do transporte público, mapeando esses segmentos. A Sedeso no apoio às famílias, no caso da necessidade de abrigar alguém, de algum suporte, então é um trabalho multidisciplinar, a secretaria de Planejamento, o secretário Carlos Brito, esteve presente nas discussões do projeto, do plano de mobilidade, o plano de drenagem também, é todo um trabalho multidisciplinar dentro da prefeitura, para que a gente possa mapear essas ações e fazer as intervenções necessárias”, disse em entrevista ao Acorda Cidade.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também:

Feira de Santana registra 120mm de chuva; prefeito pede cautela

SMT recomenda atenção redobrada no trânsito em períodos chuvosos

Com previsão de chuva até o fim de semana em Feira de Santana, Defesa Civil acende alerta para acidentes

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. João vianei,por favor me faça a limpeza do canal da Maria Quitéria com à Rua dá concordia (queimadinha)e todos os bueiros da concordia para que amenize às águas pluviais,por menos que seja a chuva alaga toda à Rua,o pior invadindo nossas casas,e loja,João vianei estou perdendo um iquilino,porque qualquer chuva em feira,invades às nossas casas,feira precisa é de prevenção diarias de limpezas de canais e bueiros,o básico que vocês não fazem.

  2. CASAS NO BAIRRO SANTA MONICA I, PRÓXIMO A RUA DAS TORRES GÊMEAS AZUIS, FICARAM ALAGADAS, COM ÁGUA BATENDO NO JOELHO, INCLUSIVE A MINHA. UMA VERGONHA ESSA PREFEITURA, SENDO QUE PAGAMOS IPTU DE VALOR ALTO.

  3. Se fizer algo, vai ser com a tal ajuda do governo do estado ou federal porque não tem capacidade e competência para fazer nada.
    Eu gostaria muito de queimar a língua nesta, mas por ações do próprio governo de Feira (com ou sem comitê de crise), nada vai sair do lugar. Até hoje esse pessoal não fez nada que justifique ter um pingo de fé neles. O descrédito é total.

    Vai passar esta temporada de chuvas e tudo vai ficar na mesma.

  4. Na rua Noruega está em estado de calamidade.
    Após a lagoa Grande ser revitalizada a rua ficou sem saída das águas da chuva.
    Ninguém entra e nem sai.
    Se for um caso de urgência eu não sei o que fazer. Pois, nessa rua tem muitos idosos.
    Gostaria que alguém olhasse por essa rua.

  5. Infelizmente a cidade, as autoridades, os órgãos públicos, não se preparam para receber chuvas. Recurso para isso teve durante todos esses anos, o feira.
    O problema não está nas chuvas, elas sempre existiriam e vão existirem. O mundo acabou com chuvas na época de noé.
    A questão é, a infraestrutura, redes de drenagens eficientes. Muitos bairros, as casas estão construídas a beira de córregos. A tendência é, transbordarem e daí já sabem.

    Lugares centralizados, que não tem um sistema de drenagem.
    Mas, isso não é só em feira de Santana.
    É, em muitas cidades do Brasil.
    As vezes também, a quantidade de chuvas é extremamente grande.

  6. cria comitê pra que mesmo 🤔🤔 pra tirar foto e sair no jornal,,pois na prática não se resolve nada..mais de 20 anos esse grupo político maquiando a cidade… gasto – se 100 milhões em um BRT que também iria beneficiar saneamento básico cadê mesmo ??? lote de sangue sugas só querem mídia.

  7. Pergunta se alagou a casa do Sr Prefeito ou de algum vereador ou secretário?! Alagou nada! Quem sofre é a população menos favorecida, todo ano perde suas coisas, têm suas casas invadidas pela água, suscetíveis a doenças e até mesmo a perder alguém querido com as constantes enxurradas. Vocês são uns irresponsáve1s. A cidade está largada às traças. Não tem prefeito, não tem vereador, não tem ninguém por nós! A eleição 2024 tá vindo e, infelizmente, a mesma população que hj está sofrendo com a chuva, irá votar no mesmo coronelismo de sempre que perdura nessa cidade que é considerado uma metrópole, mas está bem longe de ser uma cidade desenvolvida.

  8. O que eu nunca entendo são os pqs, de tudo com essa prefeitura ,só querer justificar os depois dos a contecimentos ….pq não buscam resolverem o antes, tudo em nossa Feira esta assim, eu disse tudo. comitê? Meu Deus….

    1. O bairro liberdade próximo ao feira 7
      Já foi sitado em várias reuniões há muitos
      Anos atrás .mas nada” é feito” por nenhum “representante “

    2. Boa noite, o centro da cidade está um brinco, o BRT é uma maravilha, as UPAs funcionando perfeitamente, se tudo isso fosse verdade até que faria sentido liberar o empréstimo, só QUE É VISTO QUE ESSE GRUPO QUE ESTÁ AI, NAOOOOOO SABE GERENCIAR UMA CIDADE, LIBERAR ESSE EMPRÉSTIMO É JOGAR DINHEIRO PELO RALO.

  9. o poblema da baraúna e só por bueiros jogando pra 8bcalnal que passa a menos de 50 metros da praça .
    mas a prefeitura que ver o povo lascado

  10. Carlos Brito, o engenheiro, arquiteto, geólogo, administrador, médico, mecânico, pedreiro, o homem é ninja, parabéns secretario Sr. Conseguiu acabar com a princesa do sertão.

    1. Pessoal ” Tudo isso é um grande Absurdo!! O que está acontecendo na cidade de Feira de Santana. Chegou o momento de todos os habitantes da cidade fazerem uma reflexão… Onde estão todos os secretários da prefeitura municipal de Feira de Santana???
      Ainda bem que esse ano é de grandes mudanças… Não há um Mal que permaneça!!!

  11. a chuva vai passar, as àguas da chuva vão baixar, esse comitê é bem vindo se for útil pra alguma coisa ou se é só pra dar uma resposta a sociedade, a verdade é que a cidade precisa de uma grande obra de drenagem, o prefeito solicita empréstimo, mas fica um jogo de picuinhas e politicagem e a câmara n libera o empréstimo e a cidade fica prejudicada e o resultado é esse que se ver, vai vim mais fortes chuvas e o ciclo vai se repetindo, até quando? só Deus sabe.

    1. Boa noite, o centro da cidade está um brinco, o BRT é uma maravilha, as UPAs funcionando perfeitamente, se tudo isso fosse verdade até que faria sentido liberar o empréstimo, só QUE É VISTO QUE ESSE GRUPO QUE ESTÁ AI, NAOOOOOO SABE GERENCIAR UMA CIDADE, LIBERAR ESSE EMPRÉSTIMO É JOGAR DINHEIRO PELO RALO.

  12. Já não bastam os buracos e a sujeira que predominam em toda a cidade e distritos, agora as enchentes que em em menos de 24 horas alagou tudo. Feira é a cidade do caos, pensem em algo absurdo e acontece aqui. Secretários municipais sem experiência nos problemas de uma grande cidade e esse da entrevista trabalhou a vida toda no Banco do Brasil. Isso apenas é um exemplo….

  13. A cidade tem problemas de alagamentos, a 20 anos que eu vejo isso sempre nos mesmos lugares, e nunca resolvem. Os novos lugares que vão surgindo de forma errada e o problema continua. E agora vem falar de forma comitê.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade