Feira de Santana

Prefeitura autoriza construção de Praça Ecológica no bairro Irmã Dulce

O espaço fica do lado da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão.

27/02/2023 às 11h40, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Praça Ecológica
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana autorizou na manhã desta segunda-feira (27), o início das obras da Praça Ecológica ao lado da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, localizada no bairro Irmã Dulce.

De acordo com a prefeitura, a nova praça servirá como espaço de convivência para a comunidade do bairro e adjacências, bem como para os estudantes da Escola Municipal que poderão desenvolver atividades lúdicas em um local totalmente sustentável.

Praça Ecológica
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins explicou que para acabar com locais inadequados para descarte de lixo, não basta solicitar apoio da população, mas que estes espaços sejam ocupados de outra maneira.

Praça Ecológica
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós temos aqui uma área de lixo bem perto também do Jomafa e deste canal que leva ao Rio Subaé e que passa por dentro do 35º BI. É uma área grande, onde acumula muito lixo no fundo de duas escolas e estamos com a ideia de criar este espaço ecológico, na qual a empresa Sustentare também está participando do projeto. Não é simplesmente pedir que a população evite de jogar lixo aqui, mas também devemos ocupar o local”, informou.

Praça Ecológica
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda de acordo com o prefeito, a conclusão da obra deve ser feita dentro de quatro meses.

“Eu espero que nos próximos quatro meses, esta obra possa ficar pronta. Mas é bom deixarmos claro, que esta não é uma obra de grande complexidade, mas algo do ponto do vista de ensino, e que as crianças também possam participar dessas atividades ecológicas para evitar pontos de lixo em nossa cidade”, destacou.

Praça Ecológica
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, a secretária de Educação Anaci Bispo Paim explicou que o espaço irá levar benefícios para toda a comunidade.

Praça Ecológica
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Este projeto atende uma necessidade que tem um lado de cunho de saúde pública e um cunho educacional. Busca viabilizar um espaço mais adequado para utilização de uma área vizinha a estas escolas, um espaço que será utilizado pelas crianças pois se tornará uma extensão das atividades, atividades práticas, além de outros benefícios. Um segundo ponto a ser destacado, é com relação à saúde destas crianças, pois como tinha um lixão aqui, as pessoas queimavam esse lixo e a fumaça tóxica invadia a escola”, afirmou.

Praça Ecológica
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Macio Alexandre Silva é engenheiro ambiental da empresa Sustentare. Ao Acorda Cidade, ele explicou quais são as atividades desenvolvidas pela empresa nesta parceria da construção da Praça Ecológica.

Praça Ecológica
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Este é um projeto que consiste em uma área de descarte irregular, então visando isso, será feita uma área para a escola totalmente ambiental, com materiais recicláveis, onde a própria escola terá um espaço para desenvolver atividades ambientais, terá a presença de uma horta orgânica, onde dessa maneira já será feito um processo de incentivo para as crianças para trabalharem com o meio ambiente. Nós vamos passar todas as informações para a unidade educacional de como utilizar todos os materiais que serão destinados para este espaço, principalmente dentro do cultivo da compostagem, o cultivo da horta, já que nós temos em nossa unidade também um projeto como este”, concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Feira tem um fundo municipal do meio ambiente que não se usa. Milhões de reais lá parados por inapetência desse desgoverno. Enquanto isso lagoas e riachos padecem de projetos de recuperação. Cadê vc Carlos Geilson que tanto fala da lagoa de berreca, cobra aí seu parceiro Colbert

  2. Excelente iniciativa da PMFSA, mas q se atentem q ali, praticamente ao lado da escola e creche há uma rede de esgoto, uma vala enorme, fedida e sem nenhuma condição de respiração sem sentir os fedôs dos dejetos. Esse esgoto é a céu aberto. Como colocar crianças ali, p trabalho de campo, se não há um ambiente limpo. Tira-se o lixão e deixa- se a fossa. No entanto, penso q estou equivocadas e q o projeto abarca tb, cuidados c tal esgoto.

  3. O poder público de Feira de Santana deveria cuidar melhor do meio ambiente, a começar pelo rio Jacuípe que foi entregue as invasões, descarregando dentro do rio esgoto doméstico e lixo, além da derrubada da mata auxiliar, outro exemplo que poderia ser preservado, são as lagoas da nossa cidade, existe uma area no fundo do zoonose na Pedra do descanso que deveria também ser restaurada.

  4. KKKKKKKKKKKKK BOTARAM O FILHO DE ALGUÉM PRA FAZER O PROJETO NO MINECRAFT. Olha a imagem do projeto feito direto no supernintendo do Mario Bros.

  5. Tem que se pesar em fazer alguma coisa naquele terreno,ao lado do CRAS no feira 7,sentido parque da cidade…ali tem uma visão muito feia,a prefeitura limpa pela manhã e jogam entulhos em seguida,limpam não aterram é o que fazem .vamos la prefeito dê uma olhada melhor lá.

  6. Que vergonha Prefeito!
    Quando chove essa área inteira ao redor do canal inunda com esgoto. Uma região totalmente contaminada com lixo e dejetos. Totalmente incompatível com área de lazer para crianças. Ministério público precisa agir nessa situação.

  7. Se for igual ao parque Linear de Zé o Ex, teremos mais um gasto exorbitante prá nada.
    Só lembrando foram gastos mais de 1 milhão de reais prá nada. Aí mesmo na beira do canal. Feira precisa urgente extirpar esse grupo da prefeitura. Mais de 25 anos levando feira na conversa fiada.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade