Eclipse Solar

Parque do Saber vai exibir Eclipse Solar desde sábado (14) 

No norte e em parte da região nordeste, será possível ver o fenômeno completo. Em Feira, o ‘anel de fogo’, estará visível em torno de 74%.

14/10/2023 às 06h37, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Alones/Freepik

Neste sábado (14) tem programação de casa para todo o país ver. O eclipse solar anular estará no céu para quem quiser acompanhar. Nas regiões norte e em parte da região nordeste, será possível ver o fenômeno completo. Em Feira de Santana, o ‘anel de fogo’, estará visível em torno de 70%.

Quem quiser aproveitar a experiência astronômica poderá assistir no Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, através de simulação e transmissão. Os portões estarão abertos a partir das 14h da tarde. 

Foto: Secom

Leia também: Eclipse solar: veja como observar o fenômeno com experimentos simples, neste sábado (14)

Ao Acorda Cidade, Basílio Fernandez, diretor de difusão científica do Parque do Saber, explicou que em conjunto com o professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Jairo Cavalcante Amaral, vai realizar uma transmissão apresentando o sol de forma segura. 

“Sábado logo às 14h nós abrimos, logo em seguida teremos várias ações falando sobre eclipse, próximo às 15h vamos ter no planetário a projeção, com sessões a depender do público, até o pôr do sol, umas 17h35. Eles poderão ver na cúpula do planetário e também através de projeção em alguns dispositivos que a gente tem, mas diretamente não recomendamos”, pontuou. 

O diretor contou que neste sábado, o que vai acontecer é um eclipse solar, que é quando a lua passa na frente do sol.  

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O Eclipse Solar é uma ocultação de um astro, de maneira geral a gente tem o alinhamento entre esses objetos, por exemplo, o planeta Terra, Sol e a Lua e o quando eles se alinham, aqui da terra nós vemos um eclipse”, explicou. 

Segundo ele, existe um percentual que o Sol vai ficar encoberto, nesta posição ele estará em torno de 90% no seu ponto auge, no Oceano Atlântico, próximo a Nicarágua. Em Feira vamos ter 74,5% de ocultação. 

“Nós temos eclipses anuais, quando a lua está mais distante da terra, se chama de Eclipse Anular, que é um anel de luz ao redor do Sol ou seja, o sal vai ficar encoberto e o que vai aparecer para gente, no caso de Feira é mais a parte do Sol. Nos lugares onde vai ter mais anular ou anelar, que é a mesma coisa, vamos ter numa faixa ao norte e nordeste do país”. 

Recomendações

Cuidados devem ser considerados no momento de observar o eclipse. Basílio explica que no caso se fosse um eclipse lunar, tudo bem observar a olho nu, mas para este que vai ocorrer não é recomendável olhar diretamente para o Sol. 

“O Sol ele irradia não só a luz visível, mas também infravermelho e ultravioleta, por conta disso, a gente machuca ou causa danos ao nosso olho, sem sentir.  Porque não temos as terminações nervosas, temos o nervo óptico que faz a sensibilização para o cérebro ver”, ressaltou Brasílio em entrevista ao Acorda Cidade. 

Neste caso, usar chapas de raio-x, câmaras fotográficas, óculos escuros de sol não são recomendáveis, pois ainda deixam ultrapassar os raios solares, principalmente binóculos ou telescópios.   

Para observar, ele recomenda não olhar diretamente para o Sol. Você poderá construir uma caixa, projetar um orifício do tamanho de uma agulha e ver por ali o sol ocultado. 

projeções seguras de ver o eclipse solar
Fonte: Divulgação/Deviante

Visita

Se o público comparecer, toda uma logística estará aguardando a população para aproveitar um sábado de lazer no Planetário do Parque do Saber. A entrada é gratuita e as pessoas podem ir sozinhas, com amigos ou em família. 

parque do saber ft divulgação ascom
Foto: Divulgação

“A segurança é a gente olhar de forma segura. Temos toda uma equipe dando suporte para que a gente possa, se tiver bastante pessoas, a gente distribuir senhas, sem precisar de filas e vamos fazer o modo de apresentação em sessões, se for o caso. Vamos até o pôr do sol falando de eclipse, apresentando esta projeção, que é uma transmissão do Cetens, da UFRB, com o professor Jairo e também entrevistando, trocando ideias com ele ”, explicou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade