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Novo pórtico é instalado na pista inferior do viaduto da Cidade Nova

Estrutura metálica é usada para delimitar a altura dos veículos,

20/01/2024 às 06h43, Por Acorda Cidade

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Foto: Jorge Magalhães/Secom

Na manhã de sexta-feira (19) foi realizada a instalação do novo pórtico da pista inferior do Complexo Viário Miraldo Gomes, localizado no bairro Cidade Nova. O trânsito na região não foi prejudicado.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou a instalação da estrutura metálica que é usada para delimitar a altura dos veículos que trafegam no viaduto e assim evitar acidentes ou colisões.

Em julho do ano passado, o pórtico de sinalização da pista inferior do viaduto foi atingido por um veículo de altura superior à limitação do viaduto.

“Diante do ocorrido, agora nós temos um pórtico reserva. Caso isso volte a acontecer novamente, já temos um pórtico de standby para dar um reforço imediato”, assegura o Diretor de Execução de Obras da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), Ianco Pinho.

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  1. Inauguração??? Esse já tem um tempinho instalado, tem que derrubar e refazer essa porcaria da obra mal feita que é a rotatória da cidade nova, onde não suporta mais as obras da duplicação, tem que refazer urgente !!!!

  2. Se esse viaduto fosse feito um pouco mais alto, e era possível ser feito, e não dentro da altura mínima permitida, levando-se em consideração que a nossa cidade é um fortíssimo entroncamento rodoviário, com certeza não teria essa constante preocupação com reposição de pórtico, ou mesmo do próprio viaduto voltar a ser atingido.
    Por subestimar o potencial da cidade, gestores impõem essas “notas” de atraso, à uma das mais importantes cidades do país.
    Pensem!

  3. Numa cidade, que tem um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, e faz uma obra deste tipo, no limite mínimo da altura permitida, é puramente por falta de visão de futuro, onde alguém do departamento específico, deveria ter alertado sobre a necessidade de fazer esta alça mais elevada de forma a não facilitar este tipo de ocorrência, que gera tantos transtornos.
    Assim, como o último pórtico foi danificado, deixando a estrutura exposta a novos impactos, sem dúvida que poderá ocorrer novos danos aos pórticos que forem instalados, seguindo a cidade sempre correndo atrás do prejuízo, por mera falta de planejamento…
    Quarenta, ou cinquenta centímetros a mais, na altura desta alça, sem dúvida nenhuma que fariam uma grande diferença positivamente.

  4. Como motorista , vejo que essa estrutura sempre é derrubada por veículos maiores ,pelo simples fato que a sinalização que demonstra a altura permitirá e muito pequena .. Então nisso faz com que o motorista e pegue de surpresa assim que está muito próximo disso. Ou ele avança pra quebrar mesmo e ter danos no veículo ou ele faz uma frenagem derrepente e causar uma engavetamentos. Saúdo esses motoristas que não chegaram a acontecer esse tipo de cidade , por isso eles avançam e derrubam …

      1. Os recapeamentos do trecho são feitos retirando a camada de asfalto inferior? Ou só jogam por cima e tá tudo certo? Nestes locais 1cm faz muita diferença.

        1. Realmente de grão em grão a galinha enche o papo, mas daí dizer que apenas um centímetro faz diferença já é exagero, esse tipo de acidente a gente não ver sempre, manter as normas de altura para os motoristas e monitoramento da altura pela prefeitura resolve isso

    1. É por isso que o Brasil não vai pra frente… Todo motorista deveria saber a altura do seu veiculo e/ou da carga, pra avaliar se deve ou não avançar. A maioria dos (bons) motoristas sabe que viadutos de alto tráfego tem acima de 5 metros (só viadutos em áreas urbanas e/ou muito antigos e/ou em estradas secundárias, de muito menor movimento é que podem ser menores que isso). Repare que caminhões baú, mesmo carretas, dificilmente batem em viadutos. Quase sempre é caçamba levantada por defeito ou esquecimento ou cargas indivisiveis, como maquinas ou equipamentos de grande porte. E com baú não acontece porque já são fabricados dentro do padrão, e com uma margem de segurança. O problema é com as cargas indivisíveis, que os “espertos” colocam no limite, sem margem de segurança. Aí dá qualquer diferença besta no nível do pavimento, e aí o choque nacontece. E de mais a mais, nesse trecho aí, de entrada para a rotatória, vindo da BR 116 norte, daria pra ir reduzindo sim, e passar devagar. Não é uma pista de corrida de 100km/h. Basta ligar o alerta, que ajuda a sinalizar pra quem vem atrás…. Mesma coisa que embaixo da passarela da Cidade Nova, que já vi carreteiro passar bem devagar, na manha… Consciência e bom senso no trânsito ajudam muito a evitar problemas.

      1. Acredito que nós motoristas profissionais sabemos as delimitações do nossos caminhões, porém oque mais se é colocar asfalto encima do velho, isso se chama preguiça assim diminuindo a altura, antes de criticar tente ver os dois lados.

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